sábado, 26 de março de 2011

Nike lança campanha global focada na ecologia

A Nike apelou para a ecologia na sua batalha com a Adidas. Após a empresa alemã lançar sua campanha global, a norte-americana reestrutura sua comunicação e faz o mesmo, ou quase.

Chama da de “Nike Better World”, o foco é voltado para o apelo ecológico e mostra para o publico e seus consumidores que os equipamentos da empresa são feitos com materiais reciclados.

O site da campanha mostra produtos da Nike feitos de material reciclados, entre eles as camisas de futebol, que são feitas de poliéster reutilizado de garrafa Pet. A empresa se gaba de ter tirado 13 milhões de garrafas dos aterros somente com a venda de camisas de seleção que disputaram a Copa do Mundo de 2010.

 Uma curiosidade, no quesito reaproveitamento de matéria prima, a rival Adidas é pioneira. Durante a II Guerra Mundial o dono da empresa, Adolf Dassler, proibido de fabricar sapatos com matéria prima nova, aproveitava coturnos usados para fazer as chuteiras que iniciaram seu império.

Mas voltemos para a campanha mundial da Nike, que por sinal não está disponível para o Brasil. No site brasileiro, temos a oportunidade de fazer um cadastro e sermos os primeiros a serem informados quando a empresa lançar a versão tupiniquim além de receber por email informações “a respeito do melhor mundo de Nike”. Claro que temos um link para a versão em inglês. E é lá que a magia não acontece.

Um site confuso, com um vídeo de abertura que em muitas vezes se confunde com o da concorrência. Cheio de craques como Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo e Maria Sharapova e recheado de momentos de superação, o vídeo mostra como o esporte pode mudar o cotidiano das pessoas.

Muito pouco para uma empresa do porte da Nike que pretende com esta campanha responder sua principal concorrente.

Confira o vídeo:

0 comentários: