domingo, 15 de maio de 2011

Etapa nacional do ATP Champions Tour terá presença de Kafelnikov e Phillipoussis

Flávio Seretta
O ATP Grand Champions Brasil, etapa nacional do ATP Champions Tour, já tem definido os grupos e a programação do torneio, que será realizado de 26 a 29 de maio, na Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo.

A organização do Grand Champions Brasil vai homenagear dois ícones do tênis brasileiro, dando os nomes de Alcides Procopio e Maneco Fernandes para os dois grupos da competição. O Grupo Alcides Procopio é formado pelo sueco Thomas Enqvist, o australiano Mark Phillipoussis e o brasileiro Flávio Saretta. Integram o Grupo Maneco Fernandes o croata Goran Ivanisevic, o russo Yevgeny Kafelnikov e o equatoriano Andres Gomez.

Procopio foi um dos pioneiros do tênis nacional, abrindo caminho para que outros brasileiros se tornassem conhecidos mundialmente. Conquistou seu primeiro título aos 16 anos e foi o primeiro brasileiro a participar de Wimbledon. Tenista, empresário, presidente da Federação Paulista de Tênis por 26 anos e fundador da Confederação Brasileira de Tênis, Procopio também criou em 1969 o Banana Bowl, o mais importante torneio juvenil da América do Sul por décadas.

Manoel Carlos Fernandes, o Maneco, era considerado um talento nato. Começou como pegador de bolas no Paulistano e aos 16 anos conquistou um campeonato de adultos, no Harmonia, sem nunca ter jogado juvenil antes. Venceu tenistas importantes na década de 40 como o próprio Procopio, Jack Kramer, Donald McNeil, Bob Falkenburg e Frank Parker. Também foi integrante da equipe brasileira na Copa Davis.

Phillipoussis
Pelo sistema de disputa do ATP Grand Champions Brasil, os jogadores se enfrentam entre si dentro dos grupos. Os primeiros colocados fazem a final, enquanto os segundos lugares decidem o terceiro lugar do torneio.

A rodada inaugural do ATP Grand Champions Brasil, no próximo dia 26, às 18h45, trará à quadra central do Harmonia o russo Kafelnikov, ex-número 1 do mundo e campeão do Australian Open (1999) e de Roland Garros (1996), e o equatoriano Gomez, ex-número 4 do mundo em simples e número 1 de duplas. A seguir, jogam Saretta, único representante brasileiro no torneio, e o australiano Phillipoussis, atual líder da temporada 2011 do ATP Champions Tour.

Confira a programação completa:
Grupo Alcides Procopio
Thomas Enqvist (SUE)
Mark Phillipoussis (AUS)
Flávio Saretta (BRA)

Grupo Maneco Fernandes
Goran Ivanisevic (CRO)
Yvegeny Kafelnikov (RUS)
Andres Gomez (ECU)

Jogos:
QUINTA-FEIRA - 26 DE MAIO
18h45 - KAFELNIKOV x GOMEZ
a seguir - SARETTA x PHILIPPOUSSIS

SEXTA-FEIRA - 27 DE MAIO
18h45 - IVANISEVIC X GOMEZ
A seguir - ENQVIST x PHILIPPOUSSIS

SÁBADO - 28 DE MAIO
11h30 - SARETTA x ENQVIST
A seguir - IVANISEVIC x KAFELNIKOV

DOMINGO - 29 de MAIO
11h - disputa de 3º e 4º lugar
A seguir - Final

O ATP Grand Champions Brasil tem o patrocínio máster de BNP Paribas, Deloitte, LG, Correios; com co-patrocínio da Prefeitura de São Paulo, Universidade Estácio; apoio de Artefacto, Trousseau, Casillero Del Diablo, Praça São Lourenço Restaurante e Confederação Brasileira de Tênis. Mídia partners Revista Tênis, Meta 29 e Elemídia. Organização e realização Premier Sports, XYZ Live.

Mais informações acesse: www.grandchampionsbrasil.com.br

0 comentários: