segunda-feira, 9 de maio de 2011

Atletas fazem a festa no Circuito Popular de Corrida de Rua

Uma festa do pedestrianismo brasileiro no Dia das Mães. Assim foi a etapa deste domingo do Circuito Popular de Corrida de Rua, que reuniu dois mil participantes em Guaianases, na Zona Leste de São Paulo (SP). Largada e chegada foram na avenida José Pinheiro Borges, em frente ao CEU Jambeiro, com céu nublado e 21 graus de temperatura, nas primeiras horas da manhã.

Campeã da prova feminina, Rosangela Silva fez questão de lembrar da mãe, que mora em Salvador (BA). "Sempre me emociono ao falar da dona Antonia. Sempre estou com ela, onde quer que esteja", falou a atleta de 29 anos, que venceu a etapa do Capão Redondo e ficou em segunda no Itaim Paulista. "Quero me manter em forma para correr os 10 quilômetros da Maratona de São Paulo".

Edinalva da Silva Nunes, Elenita Maria da Silva Reis, Leidiane Silva Prates de Oliveira e Maria Rejane Silvestre completaram o pódio. Entre os homens, a vitória foi de José Luis da Silva, com Jairo de Souza Martins, Paulo Manoel da Silva, José da Silva Xavier e Silvanio do Nascimento na sequência. Os dois grupos fizeram percurso de cinco quilômetros.

"Estou treinando para a Meia Maratona do Rio de Janeiro e as provas do Circuito Popular são um bom teste. A corrida de hoje foi muito boa e quero disputar outras para me manter em bom ritmo", afirmou José Luís da Silva, porteiro de 32 anos. "Em novembro vou competir na Meia Maratona de Natal, onde nasci, e espero fazer bonito".

O secretário de esportes de São Paulo, Bebeto Haddad, fez questão de ressaltar a importância de fazer provas em todas as regiões da cidade. "Nosso projeto é democratizar o esporte. Queremos levar recreação e lazer a todas as pessoas e o esporte é nossa primeira opção para a população. Este é um evento de integração".

Os três melhores colocados (masculino e feminino) garantiram vaga no Pelotão C da Maratona de São Paulo, desde que comprovem participação em provas de 21 quilômetros nos últimos 18 meses. Já os 50 primeiros, no masculino e no feminino, entram na prova de 10 quilômetros da maior maratona do Brasil, no dia 19 de junho.
Sósia de Pelé vira atração da corrida - Entre duas mil pessoas, Nicanor Ribeiro chamou atenção. Sósia oficial do Pelé desde 2002, ele fez a festa do público presente em Guaianases. "Tenho 60 anos e corro toda semana por prazer. O pessoal incentiva bastante e me dá forças para completar cada percurso", disse.

Além da corrida de 5 quilômetros, a etapa de Guaianases teve uma caminhada na metade desta distância. Maria Silvandina dos Santos, de 74 anos, foi para Guaianases com um grupo de amigas, como costuma fazer regularmente. "Sempre participo de caminhadas e também faço ginástica e musculação".

Outras duas corridas do Circuito Popular também darão vagas na maratona, todas em maio: Butantã, dia 15, e Freguesia do Ó, dia 29. No último dia 24 de abril ocorreu a etapa de Parelheiros, com quase 2.000 participantes.

Até o mês de setembro, serão mais 18 corridas por todas as regiões da capital paulista. A prova em Guaianases foi a sétima do circuito, que já passou por Mooca, Itaim Paulista, Santana, Cidade Tiradentes, Campo Limpo e Parelheiros.

Resultados
Feminino
1 - Rosangela Silva - 19min11seg
2 - Edinalva da Silva Nunes - 19min40seg
3 - Elenita Maria da Silva Reis - 19min50seg
4 - Leidiane Silva Prates de Oliveira - 20min01seg
5 - Maria Rejane Silvestre - 21min27seg

Masculino
1 - José Luis da Silva - 15min58seg
2 - Jairo de Souza Martins - 16min
3 - Paulo Manoel da Silva - 16min09seg
4 - José da Silva Xavier - 16min18seg
5 - Silvanio do Nascimento - 16min19seg

O Circuito Popular de Corridas de Rua é organizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer do Município. São 25 etapas até o final de setembro deste ano, com inscrições gratuitas pelo endereço http://www.ideeia.org.br/Circuito_Popular

0 comentários: