sexta-feira, 15 de abril de 2011

Instituto Superar leva 12 atletas para a Etapa de Curitiba do Circuito Caixa Brasil

O Instituto Superar irá com 12 atletas para a disputa da etapa regional Rio/Sul do Circuito Caixa Brasil de Atletismo, Halterofilismo e Natação, no próximo final de semana (16 e 17/04), em Curitiba, Paraná. Serão nove atletas na natação e três no atletismo, além da técnica Walquiria Campelo. Dos 12 atletas, sete deles vêm do projeto social desenvolvido pelo Instituto Superar " Nadando contra Corrente", da Unimed-Rio, onde crianças e adolescentes portadores de deficiência recebem acompanhamento de profissionais especializados visando a inclusão social e a descoberta de novos medalhistas paraolímpicos.

Os jovens José Flávio, Rafael Barreto, Rodrigo André, Wesley Christian e Juliana Cristina, todos parte do projeto, já participaram de outras etapas regionais e nacionais e são candidatos ao pódio. Jose Flavio, ex-saci pererê do Sítio do Pica-Pau Amarelo, está ansioso pela disputa.

"Quero nadar bem para conseguir o índice e garantir a vaga para as etapas nacionais. Se eu ainda ficar entre os três primeiros e ganhar medalha, vai ser melhor ainda. Estou bastante motivado", afirmou Jose Flavio, nadador da classe S10.

Além deles, estarão em ação nas piscinas de Curitiba dois jovens talentos descobertos pelo Nadando Contra a Corrente: Marcelo Cardoso e Giovani Eschenazzi. Hoje eles fazem parte da Equipe Unimed-Rio junto com grandes nomes do esporte internacional como Daniel Dias e Phelipe Rodrigues, atletas da seleção brasileira.

Marcelo já coleciona nada menos do que 24 medalhas em seu currículo. Foram 11 conquistas, entre etapas regionais e nacionais, e mais 13 nas paraolimpíadas escolares. A história de Marcelo nas piscinas começa bem antes do sucesso recente. A sequela de uma mielomielingocele (má formação da coluna) fez o jovem buscar a hidroterapia como forma de reabilitação quando tinha apenas cinco anos de idade. Com o tempo, a terapia virou hobby e o hobby virou coisa séria.

Aos 17 anos, Marcelo se profissionalizou ao ingressar na equipe Unimed-Rio de Natação Paraolímpica. Com uma rotina de treinos seguida à risca e com resultados cada vez melhores, Marcelo Cardoso chega à capital paranaense com o objetivo de aumentar a sua lista de vitórias.

Ainda na natação, Lucas Ito, atleta símbolo do Instituto, vai representar o Superar Clube na competição. Outro nome de destaque nesse grupo é o da ex-triatleta Susana Schnarndorf, que apenas recentemente ingressou no paradesporto, por conta do Mal de Parkinson. Um de seus primeiros desafios nessa nova fase de sua longa carreira esportiva foi a Travessia dos Fortes, disputada no Rio de Janeiro, onde sagrou-se vencedora da categoria PD para mulheres. Já no atletismo, a missão cabe ao velocista José Cícero (T44), e as arremessadoras de peso e disco Rosinha e Marivana Nóbrega. Juntos, eles irão brigar por medalhas para o Superar Clube.

A competição será disputada por aproximadamente 500 atletas e as provas serão realizadas na Universidade Positivo (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300) com entrada gratuita.

Sobre o Instituto Superar:

O Instituto Superar é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de fomentar o paradesporto no Brasil e promover a integração social de deficientes físicos. Criado há três anos pelo jornalista Marcos Malafaia, o Instituto Superar se consolidou como referência do movimento paraolímpico conquistando resultados que comprovam a sua excelência no mercado.

0 comentários: