sábado, 2 de abril de 2011

Guarani comemora 100 anos com três dias de festa

O Guarani comemora neste sábado sua entrada no restrito rol dos times centenários do futebol brasileiro. Para festejar a data história, a torcida promoveu na sexta-feira a Festa Popular da Virada do Centenário, evento que contou com a presença de todos os patrocinadores do Bugre.

Mas os presentes começaram na véspera, antes da festa o clube oficializou a renovação de seu contrato de patrocínio com a rede de supermercados Atacadão Guarujá. A companhia, que havia fechado com o time de Campinas para a Copa São Paulo de juniores e a Série A2 do Campeonato Paulista, ficará no uniforme até o fim da temporada.

“Tivemos um excelente retorno no sentido de visibilidade. A primeira parte do contrato foi ótima, e só estávamos esperando as eleições para renovar o patrocínio”, disse Adhemar Gardelli, gerente comercial do Atacadão Guarujá.

A principal propriedade explorada pela rede de supermercados é a exposição de sua marca nas costas da camisa do Guarani, acima do número. Além disso, o Atacadão Guarujá tem espaços de publicidade estática no estádio e no CT, presença em backdrops e direito de uso comercial do nome do clube.
 
“O Atacadão Guarujá veio para ajudar o Guarani em tudo que for possível. Temos um excelente parceiro para a Série B do Campeonato Brasileiro”, disse Leonel Martins, presidente da equipe campineira.

Mas voltando a festa. As comemorações começaram na última quarta-feira com o lançamento de uma camisa comemorativa com a Lupo. Na sexta-feira, houve uma  carreata até o estádio, onde foi montado um palco e uma estrutura que recebeu a torcida. Ex-jogadores marcaram presença e foi exibido um filme com grandes momentos da história do clube. Depois disso começou uma contagem regressiva até a meia-noite, quando os cem anos foram completados.

Mas como centenário só acontece a cada 100 anos, as comemorações não param por ai. No sábado, apresentações musicais começam ao meio-dia, com intervalos para divulgação das marcas patrocinadoras. As festas terão fim apenas às 19h30, quase 24 horas após as reuniões desta sexta-feira.

O evento contemplará dois objetivos. O primeiro, claro, é dar uma experiência marcante ao seu torcedor, como já aconteceu em clubes de grande expressão nos últimos anos, caso de Corinthians e Internacional. Com menos mídia e torcida, o Guarani conseguiu atingir outro lado para que a festa se concretizasse. Além de dar para os atuais parceiros exposição e oportunidade de fazer ações com torcedores, o clube conseguiu que empresas que já tinham saído do esporte voltassem para o Brinco de Ouro.

Mesmo que as novas parcerias tenham sido efêmeras – não devem passar da festa deste fim de semana –, elas aumentam o leque de possibilidades futuras do time de Campinas. O exemplo mais visível é a da marca Kian, que faz produtos para iluminação. A empresa foi patrocinadora do Guarani em 2010, mas resolveu retirar os seus investimentos no esporte. Agora, ela volta para compor a festa de centenário do clube, como compradora de uma das cotas de patrocínio oferecidas pela diretoria campineira.

Parte dessas cotas ficou com empresas locais da cidade do interior de São Paulo, oferecendo estrutura e serviços para os participantes. Outra parte os próprios parceiros atuais do clube assumiram, caso da Brahma, da Cabrino e do Atacadão Guarujá. Segundo o diretor de marketing do Guarani, Mercival Piron, os planos abrangem a ideia de dar algo além da exposição para cada parceiro. “Estamos utilizando o clube para relacionamento, para aproximar ainda mais os torcedores das empresas. E isso irá além da festa, com camarotes e lojas dentro do clube”, afirmou.

Confira o vídeo que mostrou os momentos marcantes da história do Bugre:



0 comentários: