terça-feira, 12 de abril de 2011

Falcão retorna ao Internacional em grande jogada de marketing

Por: Eduardo Mello

Divulgação/Internacional
Falcão se destacou nos gramados do mundo vestindo as camisas do Internacional, Roma e da Seleção Brasileira, no final da carreira aida teve lampejos de genialidade pelo São Paulo. Mas foi ídolo por onde passou. Nos últimos anos vinha sendo craque fora dos gramados, nos estúdios da TV Globo se mostrava um dos melhores comentaristas da emissora. Como técnico fracassou.

Depois de 16 anos de sua última experiencia como treinador, Falcão retorno ao comando de um clube, um clube não. O clube. O Internacional, onde ele foi tricampeão nacional e revelado para o mundo. Ele chega com a missão de levar o Colorado ao título da Libertadores e novamente ao Mundial de Clubes.

Mas sua carreira como treinador foi breve. durou de 1990 a 1995, alternando neste período o comando da seleção brasileira, do mexicano América, do próprio Internacional, onde volta agora, e também da seleção do Japão.

Pelo time canarinho, estreou com derrota para a Espanha em um amistoso e só conseguiu o vice-campeonato na Copa América de 1991 depois de terminar a primeira fase no segundo lugar do grupo B, que teve a Colômbia como líder, e perder da Argentina, que seria a campeã, no quadrangular final.

No América, Falcão obteve sua melhor passagem como treinador, conquistando a Copa Interamericana, em 1991, e na sequência, em 1992, a Copa dos Campeões da Concacaf. Em 1993 chegou ao clube colorado pela primeira vez na nova função e não foi bem.

O trabalho no Beira-Rio foi mais do que discreto, não rendendo sequer a classificação para a fase seguinte do Campeonato Brasileiro daquele ano. No geral, esteve à frente da equipe em 14 jogos, somando cinco vitórias, cinco derrotas e quatro empates. Entre 1994 e 1995 ainda treinou o Japão, sem nenhum título.

E é deste fraco histórico e grande tempo de ausência que surge a dúvida. A contratação de Falcão é uma aposta ou uma jogada de marketing?

O grande rival do Colorado tem no comando de sua equipe Renato Gaúcho, treinador com enorme identificação com o clube e que vem rendendo muitos frutos em ações publicitárias como já mostramos aqui neste blog.

O comentarista dos canais ESPN e blogueiro do ESPN.com.br Paulo Vinícius Coelho analisou a contratção do ex-jogador Paulo Roberto Falcão como novo técnico do Internacional e afirmou vê-la com desconfiança e também como uma "jogada de marketing" do clube gaúcho. 

"É uma ação de marketing acima de tudo. Onde digo que é uma ação de marketing quero dizer que eu desconfio do Falcão como treinador, no sucesso dele como treinador, porque na sua primeira passagem como treinador ele não funcionou, nem no Inter nem na seleção brasileira...", avaliou PVC.

O próprio Internacional já divulgou que pretende realinhar sua estratégia de marketing tendo o novo comandante como estrela. O grande objetivo é alavantar o apoio da torcida, que não gostava de Celso Roth. Fora de campo o alvo é o sócio-torcedor. Hoje beirando os 100 mil espera-se que Falcão ajude o Colorado a chegar aos sonhados 200 mil.

Outra área do marketing que deve ser utilizada é a produção de licenciados com o nome do novo treinador. Um dos primeiros produtos deverá ser uma camisa comemorativa com o nome de Falcão. O modelo remeteria ao usado na década de 70, quando o ídolo mais se destacou nos gramados do Beira-Rio.

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