segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

HQ traz craques do futebol perdidos em uma ilha

Por: Eduardo Mello

Dez craques do passado e do presente do futebol mundial são as estrelas da HQ educativa Score the goals: Teaming Up to Achieve the Millennium Development Goals, lançada na semana passada pela ONU - Organização das Nações Unidas, em Genebra, Suíça.

A história de “Score the goals” começa com o naufrágio de um veleiro, a bordo do qual seguiam 10 jogadores de futebol famosos, todos eles embaixadores das Nações Unidas, que iam participar num jogo amistoso pela ONU. Trata-se de Luís Figo, Emmanuel Adebayor, Roberto Baggio, Michael Ballack, Iker Casillas, Didier Drogba, Raúl, Ronaldo, Patrick Vieira e Zidane, para conseguir sair da ilha, eles terão que realizar os oito Objetivos Para o Desenvolvimento do Milênio.


Dessa forma, ao longo do relato, vão sendo introduzidos e explicados de forma simples e direta os oito Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento até 2015: erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar o ensino primário universal, promover a igualdade de gênero e independência da mulher, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e criar uma parceria global para o desenvolvimento.

Iker Casillas, goleiro do Real Madrid, durante a apresentação declarou-se “muito honrado por participar desta história em quadrinhos, pois é um meio ao mesmo tempo lúdico e pedagógico que permite sensibilizar as crianças do mundo inteiro para os OMD, ensinando valores como a tolerância, o respeito e o espírito de equipe. Como diz a BD: juntos podemos conseguir!”.

Embora tenha uma primeira edição impressa, com uma tiragem de 10 mil exemplares, impressos com tinta vegetal e em papel reciclado, que vão ser distribuídos pela ONU a seus parceiros, a HQ pode ser baixada no formato pdf em inglês, francês e espanhol. Traduções em outras línguas, entre as quais o árabe, o chinês e o russo, serão disponibilizadas em breve. Por enquanto, não existe previsão do material traduzido para o português.

Porém a ONU apóia e encoraja a reprodução e a disseminação da HQ para os fins que motivaram sua criação.

0 comentários: