Por: Eduardo Mello
Alguns leitores do blog têm me cobrado uma opinião sobre a guerra CBF x Clube dos 13. Bom, na verdade estou esperando o final desta história para fazer uma análise sobre todo o processo. Hoje a imprensa está dividida em apontar vilões e mocinhos. Um lado, critica a CBF e a Globo como vilões do processo. Outro, diz que a culpada por tudo é a Record, que iludiu os dirigentes do C-13 com valores ilusórios e que a própria emissora não tem como arcar, ou seja, por enquanto tudo que sabemos concretamente é que existe uma guerra de bastidores entre os dirigentes dos 20 maiores clubes do Brasil de um lado, a CBF do outro e o C-13 no meio. Movimentando tudo isso, estão as cotas milionárias da TV aberta, um edital confuso e as emissoras (que têm a grana) e que estão sendo acusadas de vilões nessa história. As vítimas, claro, como sempre, os torcedores e amantes do futebol
Vamos esperar mais um pouco e ver o que acontece nesta briga muito mais política do que esportiva. As últimas novidades foram o afastamento oficial da TV Globo do processo licitatório e a resposta do Clube dos Treze lamentando o fato. Alguns veículos de imprensa afirmam que o Grêmio (ainda filiado ao C-13) já está negociando contrato com uma emissora, mas nada foi confirmado.
Aqui no blog, não vamos tratar de especulações. Vamos trazer os fatos e analisar o final do processo, sempre considerando e discutindo sob a ótica do Marketing, que é a nossa meta.
Vamos resumir a cronologia do problema de forma concreta e sem considerar a guerra da Taça de Bolinhas:
Visando uma melhoria significativa no ganho dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro, o Clube dos Treze resolveu criar um edital de licitação e dividir suas propriedades em fases para o triênio 2012-14.
A primeira parte da concorrência trata dos direitos de TV aberta. Para isso foram convidadas as principais emissoras do país (tendo a TV Globo um bônus de 10% por todo serviço prestado à entidade desde sua criação e por ser a atual detentora dos direitos).
É eleito um conselho dentro do Clube dos Treze, formado por oito participantes para montar o texto da licitação. Entre estes clubes está o Botafogo.
Dias após a aprovação do texto. Os quatro grandes do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) dizem que não irão mais negociar as cotas da TV junto com o C-13 e se afastarão do processo, porém ainda integram a entidade.
No mesmo dia, Andres Sanchez, presidente do Corinthians, comunica que o clube não faz mais parte do Clube dos Treze. O Coritiba também sai da licitação, mas não se desliga da entidade.
A TV Globo divulga uma nota à imprensa informando que não irá participar mais da licitação.
O C-13 mantém o cronograma de abertura de envelopes do processo licitatório para o dia 11 de março.
Vamos esperar mais um pouco e ver o que acontece nesta briga muito mais política do que esportiva. As últimas novidades foram o afastamento oficial da TV Globo do processo licitatório e a resposta do Clube dos Treze lamentando o fato. Alguns veículos de imprensa afirmam que o Grêmio (ainda filiado ao C-13) já está negociando contrato com uma emissora, mas nada foi confirmado.
Aqui no blog, não vamos tratar de especulações. Vamos trazer os fatos e analisar o final do processo, sempre considerando e discutindo sob a ótica do Marketing, que é a nossa meta.
Vamos resumir a cronologia do problema de forma concreta e sem considerar a guerra da Taça de Bolinhas:
Visando uma melhoria significativa no ganho dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro, o Clube dos Treze resolveu criar um edital de licitação e dividir suas propriedades em fases para o triênio 2012-14.
A primeira parte da concorrência trata dos direitos de TV aberta. Para isso foram convidadas as principais emissoras do país (tendo a TV Globo um bônus de 10% por todo serviço prestado à entidade desde sua criação e por ser a atual detentora dos direitos).
É eleito um conselho dentro do Clube dos Treze, formado por oito participantes para montar o texto da licitação. Entre estes clubes está o Botafogo.
Dias após a aprovação do texto. Os quatro grandes do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) dizem que não irão mais negociar as cotas da TV junto com o C-13 e se afastarão do processo, porém ainda integram a entidade.
No mesmo dia, Andres Sanchez, presidente do Corinthians, comunica que o clube não faz mais parte do Clube dos Treze. O Coritiba também sai da licitação, mas não se desliga da entidade.
A TV Globo divulga uma nota à imprensa informando que não irá participar mais da licitação.
O C-13 mantém o cronograma de abertura de envelopes do processo licitatório para o dia 11 de março.
1 comentários:
Eu acho que a Record não tem dinheiro e fica falando besteira. A Globo esta certa de negociar diretamente com os Cleube. Ela sempre foi a melhor de todas para cobertura esportiva.
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