quinta-feira, 28 de julho de 2011

Argentina vira mesa e River Plate fica na primeira divisão

A Associação do Futebol Argentino (AFA) anunciou seus planos para reformular a estrutura do Campeonato Argentino em uma medida que favorecerá o River Plate, rebaixado para a segunda divisão nesta temporada.

A proposta apresentada pelo presidente da AFA, Julio Grondona, fundiu primeira e segunda divisões argentinas, criando um torneio com 38 equipes a partir da temporada 2012-2013. As equipes serão divididas em duas zonas com 19 times cada. Rivais tradicionais como River e Boca Juniors ficarão em grupos diferentes antes de se enfrentarem em partidas “inter-zonas”.

As cinco melhores equipes de cada zona se classificam para a fase final, que vai determinar o campeão argentino, enquanto os outros 28 times vão jogar para evitar o rebaixamento.

O Comitê Executivo da AFA aprovou a proposta por maioria absoluta, com 22 votos a favor, quatro abstenções e um voto contra, do clube Olimpo. O novo formato precisa agora ser ratificado pelo Comitê Executivo com uma decisão que deverá ser anunciada no dia 18 de outubro.

Com isso, o River Plate, que no mês passado foi rebaixado pela primeira vez em sua história de 110 anos, deve passar apenas uma temporada na Nacional B (a segunda divisão argentina) antes de o novo formato entrar em vigor.

0 comentários: