quinta-feira, 14 de julho de 2011

História do campeão do UFC José Aldo vira filme

A história do amazonense José Aldo, campeão brasileiro de UFC (Ultimate Fighting Championship, modalidade que mescla diversos tipos de lutas marciais) e um dos três melhores lutadores do planeta, será contada no cinema. O responsável pela direção do longa-metragem será Afonso Poyart, com co-produção das produtoras ViraLata Filmes e Black Maria. A distribuição será da Paris Filmes. A produção do filme terá a assinatura de Caco Souza, diretor de 400 contra 1. Com roteiro em fase de finalização, as filmagens da obra estão previstas para o início de 2012, com estreia entre o final de 2012 e o início de 2013.

Uma história de luta

José Aldo é um lutador nos tatames e na vida, com uma comovente história de superação. O filme sobre sua trajetória irá mostrar, além das esperadas cenas de combate e ação, o atribulado percurso do jovem cheio de disciplina, determinação e força, que superou a infância pobre e as privações e se transformou num nome reconhecido mundialmente.

“Será um filme de luta, mas não o clichê do gênero. Ele irá contar a história de um cara que começou lá embaixo, passou por necessidades e comoveu o mundo. Sua história é impressionante”, diz o diretor Afonso Poyart.

O filme acompanha todo o trajeto do campeão: da saída muito jovem de Manaus à ida ao Rio de Janeiro, onde foi morar na academia em que treinava e vivia das doações de amigos, até o momento em que ganha o cinturão dos pesos-pena de UFC, passando pelo casamento com outra lutadora.

O elenco ainda não foi definido.

Parceria rende mais três longas

Além da história do campeão do UFC, a parceria ViraLata Filmes e Black Maria investe ainda em três ficções inspiradas em histórias reais.

Caco Souza (400 contra 1) irá dirigir longa livremente inspirado em Daspu, escrito pela ex-prostituta e socióloga Gabriela Leite, fundadora da ONG de defesa dos direitos das prostitutas Davida e da Daspu, grife da instituição. A direção de fotografia será de Rodolfo Sanchez (Pixote, A Lei do Mais Fraco), a trilha sonora, de Max de Castro e a distribuição, da Playarte Pictures.

Souza também assina a história da dupla paraense Calypso, formada pelo casal Chimbinha e Joelma. O projeto ainda está em fase de captação e os atores que irão interpretar o casal de protagonistas não foram definidos. A produção é de Afonso Poyart.

Essa dobradinha conta ainda com Espírito Santo, baseado no livro de co-autoria de Luiz Eduardo Soares (Elite da Tropa, que deu origem ao megasucesso Tropa de Elite, de José Padilha) com Carlos Eduardo Ribeiro e Rodney Rocha Miranda, sobre o crime organizado. Filme também será dirigido pelo Caco. Soares irá colaborar no roteiro.

0 comentários: