sábado, 16 de julho de 2011

Bodyboard comemora 40 anos com festa na Barra e ídolos do passado

O Bodyboard completou no dia 09 de Julho, 40 anos de existência, desde que foi criado por Tom Morey na California. Desde sua chegada as praias brasileiras, o esporte tornou-se referência de conquistas, sendo a modalidade de águas que mais títulos mundiais rendeu ao Brasil. No total são 29 títulos: Guilherme Tâmega (seis), Neymara Carvalho (cinco), Stephanie Pettersen (quatro), Glenda Kozlowski (três), Soraia Rocha (dois), Daniela Freitas (dois), Mariana Nogueira (dois), Karla Costa, Claudia Ferrari, Isabela Sousa, Uri Valadão e Paulo Barcellos.

Para comemorar a data, o pioneiro Marcus Cal Kung, responsável por trazer o esporte ao país e até hoje envolvido com o esporte (é shaper e dá aulas na Escola Kung de Bodyboard, na Barra), fez uma confraternização com alunos e convidados. Atletas que marcaram a trajetória mundial do esporte, como Kiko Ebert, Claudio Marques, Marcello Pedro, Fabio Aquino, Ugo Corti, Gica Vargas, Isabella e Mariana Nogueira, Leila Ali, Jeff Urdan, entre outros atletas, estiveram na praia, contando histórias do início do esporte no país. “O meu coração foi repartido hoje na praia com todos os amigos presentes, e ausentes, onde pudemos compartilhar tantas histórias vividas com o bodyboard e comemorar os 40 anos do esporte e os próximos 40, se Deus quiser. Ver o meu trabalho reconhecido, por tantos amigos e bodyboarders, foi muito emocionante”, diz Marcus Cal Kung, advogado e pioneiro do bodyboard no Brasil.

Marcus Cal Kung fundou a primeira Associação de Bodyboard legalmente registrada no mundo, a AMBERJ, em abril de 1984. Com amigos como Fábio Lobo, Cláudio Marques, Xandinho, Kiko Ebert e Kiko Pacheco, iniciou a História desse esporte no país. Idealizou e regulamentou as primeiras regras de competição e ajudou a implantar inúmeras associações e entidades representativas, no Brasil e no exterior. O resultado desse trabalho culminou com a premiação de Personalidade Mundial do Esporte, no Havaí, em 1988. Como atleta participou em inúmeras competições estaduais, nacionais e estrangeiras obtendo vários títulos e expressivas colocações até 1989, quando deixou de competir profissionalmente.
Desde 1984, envolvido com a fabricação de pranchas de bodyboard, iniciou sua carreira profissional como shaper.Em 1997, após anos de trabalho na indústria, criou e apresentou ao mercado a marca KUNG BODYBOARD. Lançou, naquele mesmo ano, o design inovador do sistema PHAZER, após vários ensaios realizados desde 1993. Ganhou reconhecimento internacional, com destaque na conceituada revista Flipper, do Japão. Atualmente, como shaper profissional produz as pranchas exclusivas da Linha Phazer e também é responsável por um trabalho inédito que são as pranchas customizadas para clientes de acordo com seu peso, altura e tipo de surfe para lojas selecionadas no Brasil e no exterior, principalmente comercializadas através de seu site, que tem recordes de visitantes estrangeiros.

Confira a matéria do Globo Esporte:


1 comentários:

O Bodyboard é muito legal! muito boa a sua postagem.

vejam essa:

Americano no corredor da morte quer doar seus órgãos

Confiram:

http://www.yesachei.com/2011/06/doacao-de-orgaos-moeda-de-troca.html

Abraço.