sábado, 2 de julho de 2011

Campeonato Nacional de Basquete Sub-21 visa formar nova geração

Ter um campeonato nacional de basquete sub-21 para revelar e preparar talentos da modalidade, visando aos Jogos Olímpicos Rio 2016, é a proposta da Liga Nacional de Basquete (LNB). “Será uma oportunidade para os atletas se desenvolverem, serem vistos por diversos técnicos e, acima de tudo, formar uma massa de jogadores para a seleção e para a liga nacional”, explica o gerente técnico da LNB, Lula Ferreira.

Para formalizar o projeto, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) vai encaminhar ao Ministério do Esporte uma proposta de parceria, por meio de convênio. A parceria com o governo deverá custear hospedagem e alimentação de atletas e comissões técnicas, entre outras despesas geradas pelas equipes.

Lula acrescenta que esse será o primeiro campeonato nacional de atletas sub-21. “Algumas equipes integrantes da próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB) deverão criar uma base para disputar o sub-21. Assim, pretendemos também reter os jovens atletas que estão saindo do país para jogar no exterior.”

De acordo com a proposta, o campeonato será disputado em três etapas: duas na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), onde está localizado o centro de treinamento da CBB, e uma em Brasília.

A primeira fase está prevista para o período de 5 a 14 de agosto, em São Sebastião do Paraíso. A segunda será realizada em Brasília, entre 19 e 28 agosto. Já o hexagonal final será entre os dias 20 e 25 de setembro, novamente na cidade do interior mineiro.

LNB
A Liga Nacional de Basquete, lançada em 2008, reúne 19 clubes, sendo que 15 deles participam do Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato brasileiro masculino adulto, organizado pela liga. O objetivo é unificar, fortalecer e reconduzir o basquete nacional ao posto de segundo esporte mais popular do país, atrás apenas do futebol.

1 comentários:

Essas datas iram prejudicar os atletas que estudam, pois iram perder aulas de mais, creio que muitos são Universitários, até mesmo estudantes do ensino médio.