sexta-feira, 3 de junho de 2011

2ª temporada da Mitsubishi Sailing Cup tem início em Ilhabela

O veleiro Negra, do comandante Juan Ball, do Uruguai, com seis pontos perdidos, largou na frente na primeira etapa da 2ª temporada do Mitsubishi Sailing Cup, que começou nesta quinta-feira, em Ilhabela, no litoral paulista. Mais de 200 velejadores de alta performance do Brasil, Chile, Uruguai e Argentina participam da maior regata de barcos monotipos oceânicos, das classes S40 e HPE25, da América do Sul. Campeão da primeira temporada, o Negra é um dos principais favoritos na Classe S40.

As provas vão até domingo (5/6), com a previsão de um total de oito regatas, dependendo das condições climáticas para a competição. Independentemente do resultado, não haverá a possibilidade de descartar o pior resultado para subir na classificação geral do campeonato.

A competição teve início sob céu nublado, com ventos variando entre 6 e 8 nós (aproximadamente entre 10km/h e 15km/h) e de 10 nós. Foram realizadas duas regatas barla-sota (cujo percurso é uma linha reta imaginária entre duas boias), com quatro pernas cada. A raia foi montada na parte Norte da Ilhabela, nas proximidades do farol da Ponta das Canas.

"A Classe S40 (Soto 40) é um barco muito competitivo e a Mitsubishi Sailing Cup reúne os melhores velejadores dos países aqui representados. Por isso, é muito importante ter uma equipe afinada. Treinamos bastante e ficamos concentrado durante toda a regata. A vitória será apenas uma consequência de um esforço conjunto", afirma Francesco Bruni, tático do Negra.

Ainda na classe S40, o barco Mitsubishi /Gol, comandado por Marco Grael, que conta com o apoio do pai, Torben, como tático, fechou o dia em segundo lugar, com 8 pontos perdidos. Em terceiro está o Celfin Capital, do comandante Jorge Erraziris, com 10 pontos.
 
Já na categoria HPE25, o barco Avantto 1, de Dario Galvão, obteve bons resultados nas duas provas do dia (2º e 1º, respectivamente) e lidera o campeonato com 3 pontos perdidos. Em segundo está o Ginga, comandando por Breno Chvaicer, com 6 pp. Já o barco Bixiga, de Pino Marco Di Segni, fechou o dia em terceiro lugar, com 9 pontos.

Para o velejador Caio Teisen, do Aventura, as condições de vento e a performance dos barcos permitem que os competidores se mantenham muito próximos na raia, fazendo com que o resultado seja inesperado.
"O HPE é um veleiro muito rápido, anda bem em ventos fracos, mas qualquer erro pode te colocar para o final da flotilha, mesmo que esteja entre os primeiros. No entanto, é exatamente essa particularidade da classe que traz mais emoção às provas", declara o jovem de 24 anos, que comandou o Aventura nesta quinta-feira.

Este ano, a participação de barcos quase que dobrou em relação ao ano passado. Nesta etapa de Ilhabela participam 14 barcos da classe S40 e 12 da classe HPE25. O idealizador da competição e velejador Eduardo de Souza Ramos festeja o sucesso da segunda edição da prova e a participação dos principais atletas sulamericanos reunidos em águas brasileiras, como os olímpicos Torben Grael, Eduardo Penido e Javier Conte, além de Guilhermo Parada, Roberto Maritins, Vince Brun, entre outros com títulos importantes em competições mundiais.
"É extremamente animador ter essa quantidade de barcos na raia e felizes por essa integração num campeonato sulamericano. É um orgulho muito grande reunir duas classes competitivas aqui em Ilhabela. Este é o sonho de poder ter na vela uma competição de monotipo de Oceano", declara Souza Ramos, comandante do barco Pajero.

A Mitsubishi Sailing Cup 2011 é uma realização da Mitsubishi Motors do Brasil. Depois de Ilhabela, o circuito agitará as águas de Armação de Búzios (RJ), entre os dias 11 e 14 de agosto. A terceira e última etapa, que consagrará o campeão 2011, será na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 4 de setembro.

Fonte: Assessoria

0 comentários: