“A Copa de Todo Mundo” é baseada em
legados que a marca quer deixar para o país após o evento. Inclusão e
participação são principais conceitos explorados.
A Coca-Cola lança o manifesto “Copa
de Todo Mundo” e dá início às ações de comunicação voltadas para a Copa
do Mundo da FIFA Brasil 2014. Essa é a maior campanha da marca no país
em 70 anos em termos de investimento e expectativa de número de pessoas
atingidas. Os temas inclusão e participação são os conceitos de todas as
ações desenvolvidas até o fim do evento e de projetos específicos que
tem como objetivo deixar três legados para o país: capacitação de jovens
de comunidades para atuar na Copa e no mercado de trabalho em geral,
reciclagem por meio de cooperativas e catadores de programas como
“Reciclou, Ganhou da Coca-Cola” e incentivo à prática de exercícios
físicos em comunidades do país com torneios de futebol.
A estimativa é que R$ 2 bilhões sejam investidos pela Coca-Cola na
produção, logística e divulgação da marca no Brasil até 2014 e que 50%
do valor direcionado para Marketing seja usado exclusivamente para a
Copa do Mundo. A comunicação voltada para o tema começa oficialmente a
partir deste sábado, 23, com a exibição de um filme nos principais canais abertos de televisão.
As peças publicitárias desenvolvidas para o mercado nacional devem
ganhar versões regionais nos próximos meses e as redes sociais vão
aumentar as inserções de imagens, frases e pequenos vídeos sobre o
evento. A identidade visual de toda a campanha é assinada pelo
grafiteiro Speto por meio de uma arte que destaca os valores da
companhia e do manifesto, como felicidade, união e celebração. Os produtos com a imagem da “garrafa de todo mundo” já estão sendo distribuídos nos principais pontos de venda. As ações para a Copa são criação da agência Wieden + Kennedy e a JWT é a responsável pelo planejamento de mídia online.
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