Confira os bastidores da queda de Mano Menezes

Reuniões secretas, pressões externas e pouca identificação com a torcida fazem patrocinadores agirem

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Troféu do GP Brasil de Fórmula 1 virá do fundo do mar

O próximo GP do Brasil de Fórmula 1, que será disputado no dia 27 de novembro, vai ter uma novidade direta do fundo do mar.

Os troféus para os três primeiros colocados estão sendo produzidos com rocha do pré-sal, extraída a cerca de cinco mil metros de profundidade. A criação está sendo feita pelo artista plástico Paulo Soláriz.

Além de mais uma ação focada em sua tecnologia, a Petrobras potencializa o patrocínio a Fórmula 1. Entre os dias 14 e 26 de novembro, os troféus serão expostos em São Paulo (Shopping Eldorado e Aeroporto de Congonhas), Rio de Janeiro (New York City Center) e Brasília (Aeroporto Juscelino Kubitschek).

Confira o comercial da campanha:




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Volvo Ocean Race aposta em ações na web

Com largada agendada para este sábado, em Alicante (Espanha), a 11ª edição da Volvo Ocean Race terá um plano especial para aumentar a presença da competição na mídia. Para isso, a grande aposta do evento de vela é a interação entre equipes e público por meio da internet.

A última edição, realizada entre 2008 e 2009, foi acompanhada por 89 milhões de pessoas de todo o planeta na rede mundial de computadores. Na TV, segundo dados da organização do evento, a audiência somou 1,7 bilhão de espectadores.

“Há ainda um enorme potencial inexplorado. Queremos aumentar o apelo da corrida, muito além da audiência entre os fãs da vela. Por isso ampliamos a interação nas plataformas da web”, disse o norueguês Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race.

A competição é disputada por seis barcos, com 66 velejadores de 14 países diferentes – incluindo dois representantes brasileiros. Na última edição, o brasileiro Torben Grael estava na embarcação sueca Ericson 4, que venceu o evento.

O vínculo da 11ª edição da Volvo Ocean Race com o Brasil irá além dos atletas. O país receberá uma etapa do evento em abril de 2012, em Itajaí (SC).

O sonho da cidade catarinense é repetir os números positivos de Alicante, cidade que receberá neste sábado a abertura da Volvo Ocean Race. O evento gerou impacto econômico de R$ 175 milhões na região, de acordo com dados da organização, e gerou 1.500 empregos.
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Jaguares substitui nomes de jogadores por contas de Twitter

Uma ação da cervejaria Sol levará o Jaguares a mudar os nomes de seus jogadores no uniforme. A patrocinadora da equipe mexicana quer fortalecer o trabalho que vem fazendo em redes sociais, e por isso vai inserir na camisa do clube as contas dos atletas no serviço de microblogs Twitter.

A Sol estampa a parte superior das costas do uniforme do Jaguares. Os nomes dos jogadores aparecem abaixo dos números.

A nova campanha da cervejaria não tem duração estipulada. Durante a vigência da ação, por exemplo, o nome de Jackson Martínez será substituído por “@jacksonm9 segue @CervezaSol”.

A ação também mudará o desenho e a cor do número da camisa do Jaguares, que passará a ser estampado em azul claro, mesmo tom do logotipo do Twitter, e será acompanhado por um pássaro que simboliza o microblog.

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Fonte: Maquina do Esporte

domingo, 30 de outubro de 2011

ESPN muda comando do jornalismo da emissora

A ESPN Brasil comunicou na última sexta-feira (28/10) uma mudança importante na estrutura da emissora: José Trajano, que há 17 anos atua no canal, deixa a direção do jornalismo e e suas funções executivas para se dedicar apenas aos comentários. João Palomino, que atua como apresentador e comentarista, assumirá a função.

“Tendo sido um dos fundadores da ESPN no Brasil, chegou a hora de me afastar do dia-a-dia da Redação e buscar novas formas de colaborar com a empresa”, afirmou José Trajano, que permanece no cargo até janeiro de 2012. O jornalista venceu por duas vezes o prêmio Comunique-se na categoria Executivo de Comunicação.

No próximo ano, aliás, a emissora deverá ganhar um novo concorrente entre os canais de esporte da TV paga. A Fox Sports, que já atua nos EUA e nos países de língua espanhola na América Latina, deverá atuar com força no Brasil e já conseguiu inclusive os direitos para exibição da Libertadores da América.

O diretor geral da ESPN Brasil, German Hartenstein, agradeceu a contribuição do jornalista desde sua fundação até os dias de hoje. “Com sua dedicação e talento, Trajano teve um papel fundamental na consolidação da ESPN no Brasil, contribuindo decisivamente para tornar a emissora o que é hoje em termos de qualidade e profissionalismo”.

Fonte: UOL

sábado, 29 de outubro de 2011

Dana White confirma reality show no Brasil

E o UFC parece ser realmente o assunto do momento.

O presidente do UFC Dana White, que há muito tempo disse querer uma versão internacional do “The Ultimate Fighter”, disse hoje que fará uma edição brasileira do reality show, “o negócio está fechado” diz Dana White.

E, enquanto Dana insiste que a empresa ainda não confirmou quando ele retornará ao Brasil para um evento ao vivo, ele disse que o UFC está trabalhando ativamente para fazer o maior número possível de eventos no Brasil.

“É um mercado enorme para nós”, disse White do Brasil. “É incrível lá em baixo. Nós vamos fazer quantas pudermos.”

Dana White,  disse que vários relatórios recentes associam a promoção a um evento no início de 2012 nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Brasília são prematuros e que, o co-proprietário do UFC, Lorenzo Fertitta recentemente viajou pelo país em busca de lugares em potencial, os contratos ainda não estão fechados.

Assim, enquanto os detalhes da volta do UFC ao Brasil após uma bem sucedida UFC 134 eventos neste mês de agosto passado permanecem sem definição oficial do presidente, Dana disse que a nação sul-americana poderá se gabar de um acontecimento: O país em breve sediará a primeira versão internacionais de “The Ultimate Fighter”.

“O primeiro TUF internacional será no Brasil”, finalizou.

É importante lembrar que a Rede Globo anunciou que irá tranmitir o reality show.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Náutico terá novos patrocinadores para Clássico

Ao enfrentar o Sport no estádio dos Aflitos, no próximo sábado (28), o Náutico terá a presença de duas novas marcas na camisa alvirrubra. STR e Carrier, ambas marcas de ar condicionado e parceiras, irão ocupar as mangas esquerda e direita, respectivamente, em patrocínio pontual oficializado no fim da tarde da última quinta-feira.

A despeito de ambos os logotipos serem novidades no uniforme pernambucano, o clássico contra o rival não é uma espécie de teste para aporte de longo prazo no futuro. A empresa já havia feito negócios envolvendo publicidade na arena em outras ocasiões e, agora, está interessada na camisa em função do clima em torno da partida.

Caso vença o Sport, o Náutico irá abrir cinco pontos sobre o terceiro colocado da Série B do Campeonato Brasileiro, e tal resultado, a essa altura da competição, colocaria-o como amplo favorito à ascenção à primeira divisão. Mas os rubro-negros, caso vençam no estádio dos Aflitos, derrubam o oponente e ainda se aproximam da zona de acesso.

"A posição na Série B, a certeza de casa lotada, a cobertura maior da mídia, tudo isso facilita que patrocinadores fiquem de olho, porque ninguém quer ser parceiro de time que está mal, é xingado e criticado", analisa Carlos Renato Rocha, vice-presidente de marketing do Náutico, a respeito do que despertou os pontuais para o jogo.

STR e Carrier também terão exposição em backdrops, plano de fundo para entrevistas de jogadores e comissão técnica, e minidrop digital de entrevistas, situado no microfone usado nessas ocasiões. À parte dessa negociação, a primeira marca já estaria exposta em placa publicitária posicionada em uma das torres de iluminação da arena.

"Já temos uma grande relação com o Náutico há algum tempo, e agora, mais do que nunca, estamos reafirmando a parceria nesse momento tão importante para o clube", complementou Fernando Morais, responsável pela STR no Recife, capital do Pernambuco, em comunicado. "Tenho certeza de que os resultados serão os melhores".

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Globo anuncia acordo de transmissão com o UFC

Depois do sucesso obtido com edição do UFC 134 realizado no Rio de Janeiro, a Rede Globo resolveu investir pesado no evento. Segundo divulgado no site oficial da emissora revelou que transmitirá, com exclusividade, a programação do UFC no Brasil (que será realizado no próximo ano), e outros três eventos.

E os lutadores irão subir no tatame já no dia 12 de novembro. Em um evento que será realizado em Anaheim, Califórnia, pelo UFC on Fox. Apesar de não se tratar de uma edição oficial do UCF a luta principal trará o americano Cain Velasquez (atual campeão da categoria peso pesado) contra o brasileiro Junior “Cigano” dos Santos na disputa pelo cinturão dos pesos-pesados.

A emissora também terá exclusividade na transmissão da primeira edição brasileira do reality show The Ultimate Fighter. Segundo o presidente do UFC, Dana White, o programa servirá para descobrir novos talentos do MMA (Mixed Martial Arts, em português, Artes Marciais Mistas).

“O Brasil é um enorme mercado para o UFC e faz todo sentido que seja o primeiro país em que produzamos nosso primeiro The Ultimate Fighter local. Vamos encontrar o próximo Anderson Silva ou José Aldo, não tenho dúvida!”, disse Dana White.

Confira a íntegra do comunicado divulgado:

A Rede Globo e o Ultimate Fighting Championship (UFC) anunciam nesta quinta-feira, dia 27, um acordo de transmissão exclusiva da programação do UFC. A emissora terá exclusividade para exibir ao vivo todos os eventos do UFC no Brasil  e três no exterior, além da primeira edição brasileira do reality show The Ultimate Fighter (TUF).

A primeira transmissão que marcará o acordo será a esperada luta entre o campeão peso-pesado Cain Velasquez contra o brasileiro Junior "Cigano" dos Santos, marcada para o dia 12 de novembro, em Anaheim, na Califórnia. A TV Globo também vai transmitir todos os eventos UFC no Brasil e outros programas do UFC ao redor do mundo.

"O Brasil é um enorme mercado para o UFC e faz todo sentido que seja o primeiro país em que produzamos nosso primeiro The Ultimate Fighter local. Vamos encontrar o próximo Anderson Silva ou José Aldo, não tenho dúvida! E fazer isso ao lado da Rede Globo é fantástico", vislumbra o presidente do UFC, Dana White, sobre a primeira temporada do The Ultimate Fighter (TUF) no Brasil.

"O UFC Rio teve o clima mais sensacional que já vi. Os fãs brasileiros foram inacreditáveis. E vocês podem apostar que traremos mais eventos ao vivo para o país. A TV Globo é a parceira perfeita que vai elevar o nível do MMA no Brasil. Mal posso esperar para voltar", complementa o presidente do UFC.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Corinthians anuncia mudança de seu escudo em uma estratégia de marketing

O Corinthians anunciou ao seu torcedor nesta quarta-feira, num tom bem poético em nota no seu site oficial, que o símbolo do clube será alterado a partir dos próximos dias. Essa é mais uma estratégia do departamento de Marketing, que busca dar maior visibilidade a um dos distintivos mais conhecidos do Mundo.

A principal mudança é em relação às estrelas que ficavam em cima do símbolo. Eram quatro menores (lembrando-se do tetracampeonato Brasileiro) e uma um pouco maior ao centro, esta celebrando o título do Mundial de Clubes da Fifa, na ocasião disputado no Brasil. Agora, o próximo passo, sem as estrelas, é aumentar o distintivo.

A nota na web lembra que cada torcedor tem uma conquista inesquecível. Assim, as estrelas que estavam no uniforme muitas vezes não condiziam com o sentimento de alguns corintianos. Ao final, estão os seguintes dizeres: É o escudo que nos protege dos adversários. É o distintivo que nos distingue dos outros.

Recementemente o clube anunciou o descobrimento de um novo escudo usado pelo time paulista em sua camisa em 1914. O achado, divulgado pela TV Corinthians, foi feito pelo pesquisador Celso Unzelte e pelo responsável pelo Memorial do Corinthians, David Costa, através de uma foto da equipe.

Confira na íntegra a nota do Corinthians:

"A história do Corinthians é grandiosa. Marcada por infinitas glórias. As conquistas são muitas. Heróicas. Épicas.

Uma visita ao Memorial do clube dá bem a noção do quão vencedor é o Corinthians. Vale a pena! E cada Corinthiano tem a sua conquista preferida. Algum título em especial é mais marcante na vida de cada fiel. Todos têm a sua "vitória de estimação".

Há o Corinthiano que se recorda com carinho de determinado título porque foi o primeiro a assistir no estádio. Para alguns, marcante foi aquela primeira conquista comemorada ao lado do filho. Ou a última na companhia do saudoso pai.

Há aqueles, mais vividos, que se emocionam ao lembrar do título do 4º Centenário. Para muitos, nada superará o grandioso título de 1977.

E o que dizer dos títulos de 1982 e 1983 conquistados quando o Corinthians dava exemplo de democracia para o Brasil?

Inesquecíveis, também, são os títulos da Copa do Brasil, buscados em terras distantes. Enfim, títulos é o que não falta. Preferências também não.

Nenhum desses acima citados, porém, estão representados na nossa camisa, como se tivessem sido preteridos. Não há como o clube eleger os principais. Não há principais. Não há estrelas que brilhem mais do que as outras.

E não há dúvidas de que essa história centenária continuará no caminho das conquistas, anexando novas "vitórias de estimação" aos Corinthianos. Mas se título cada um tem o seu preferido, o emblema é único.

É o belíssimo desenho de Rebolo que une todos os Corinthianos em torno de uma única paixão. É o escudo que nos protege dos adversários. É o distintivo que nos distingue dos outros.

A camisa continuará com o escudo na altura do coração. Agora, até maior. E do lado de dentro, no coração de cada um, continuará a brilhar a estrela preferida."

Corinthians espera arrecadar 10 milhões em licenciamentos com Fielzão

Ao elaborar linha de produtos licenciados voltada para a construção de estádio em Itaquera, zona leste de São Paulo, o Corinthians prevê que a receita obtida por meio de licenciamentos chegue a R$ 10 milhões em 2011. O número foi apresentado por Luis Paulo Rosenberg, diretor de marketing corintiano, em seminário na Trevisan Escola de Negócios.

"Nós teremos quebra-cabeça, tijolinho, capacete, tudo relacionado à nova arena, para que o torcedor possa comprar", revelou o dirigente da equipe alvinegra. O uso da marca do estádio para confeccionar artigos, começou com o uso de camiseta alusiva à abertura da Copa do Mundo de 2014.

Na última semana, quando a Arena Corinthians foi confirmada como sede inaugural do Mundial a ser organizado no país, o clube paulista se movimentou para que atletas usassem peça inscrita com os dizeres: "A Copa começa aqui". A confecção, inclusive, foi posta à venda no dia seguinte ao anúncio nas lojas físicas e eletrônica.

Caso os licenciamentos rendam R$ 10 milhões nesta temporada, como espera Rosenberg, essa área ainda estará distante de patrocínios (R$ 45 milhões/ano) e venda de direitos de transmissão (R$ 60 milhões/ano). As franquias "Poderoso Timão" devem render R$ 8 milhões, e o sócio-torcedor, "Fiel Torcedor", R$ 3,5 milhões em 2011.

Outra previsão em termos de receita diz respeito às bilheterias. O diretor de marketing corintiano disse prever R$ 23 milhões relativos à venda de ingressos. Segundo levantamento feito pela reportagem, considerando partidas dos Campeonatos Paulista e Brasileiro, o Corinthians lucrou R$ 13 milhões com entradas até o momento.

Portuguesa se aproxima de acordo com Globo para 2012

A Portuguesa era um dos membros do Clube dos 13, associação que ruiu nas negociações deste ano para os direitos televisivos do Campeonato Brasileiro. Com a subida da equipe à Série A, o clube deverá ter um aumento significante em sua receita com televisão, em um contrato com apenas um ano de validade.

A diretoria da Portuguesa já estava negociando com a emissora global um valor para caso subisse à Série A. Com a classificação ratificada, o contrato deve ser assinado nos próximos dias, ainda que o clube almeje uma valorização mais alta do que a que foi proposta.
A oferta da Rede Globo foi de um contrato de R$ 22 milhões. Pelo acordo vigente, fechado ainda com o Clube dos 13, a Portuguesa recebe R$ 13 milhões anuais. Se estiver na Série B, como aconteceu neste ano, o valor cai pela metade.

Apesar de o clube já ter aceitado as condições, a diretoria da Portuguesa ainda luta por uma valorização antes de assinar de fato com a Globo. “Até fechar o contrato, nós lutaremos para ganhar R$ 40 milhões”, afirmou o presidente do clube, Manuel Da Lupa.

A luta da presidência da Portuguesa se resume a esse esforço para um aumento no valor; o tempo de contrato foi uma condição aceita pela Portuguesa. A maioria dos clubes da Série A acertaram um acordo de quatro anos, para até 2015, com a Globo.

Com a classificação à Série A, a Portuguesa se livra de receber uma quantia menor do que recebe atualmente. Como agora o clube negocia individualmente, o valor seria pendente à divisão em que o time se encontra. “Direito de televisão da Série B é para pensar em se enforcar”, brincou Da Lupa.

Recentemente, a baixa renumeração na segunda divisão do Campeonato Brasileiro já virou motivo de insatisfação pública de outro membro do Clube dos 13. O Guarani alega que os problemas financeiros vividos pela agremiação neste ano são oriundos da ausência de adiantamentos da associação, prática realizada nos últimos anos pelo C13.

Como os direitos televisivos do Guarani em 2012 serão negociados individualmente, já não há mais essa possibilidade atualmente. O problema vivido pelo time campineiro é que televisão representava a sua maior fonte de renda. Hoje, a equipe corre risco de ser rebaixada à Série C do Campeonato Brasileiro. 

Fonte: Máquina do Esporte

sábado, 22 de outubro de 2011

LNB e Globo ativam licenças do NBB

A menos de um mês do início do Novo Basquete Brasil (NBB), previsto para 18 de novembro deste ano, a Liga Nacional de Basquete (LNB) também está prestes a lançar linha de produtos licenciados da competição, a principal da modalidade no país. A Globo Marcas, braço de licenciamentos da emissora carioca, faz parte dessa iniciativa.

Para apresentar ao público a quarta edição do campeonato, a liga irá organizar evento no Rio de Janeiro na manhã de 10 de novembro. Na ocasião, os jogadores que compuseram a seleção brasileira que classificou o país para os Jogos Olímpicos de 2012, a ser realizado em Londres, serão presenteados com relógios com a marca.

A linha de licenciados do torneio será composta, principalmente, por confecções e joias, além de outros itens, como canecas e bonés. Para que esses artigos sejam devidamente comercializados a torcedores, a LNB também está fechando acordo com empresa, que ficará incumbida de montar lojas em todos os ginásios usados no NBB.

A chegada de produtos licenciados alusivos ao campeonato nacional será simultânea ao desenvolvimento de comércio eletrônico da liga. A LNB e a Globo, estão planejando o lançamento de página na internet para vender produtos, e a Netshoes se interessou pelo negócio.

A área de licenciamentos, se ainda não é totalmente explorada por clubes de futebol, no basquete é ainda menos penetrada. Além da iniciativa da liga de estruturar sistema para produzir e escoar licenciados, a Liga Sorocabana de Basquete (LSB) é a equipe que mais se destaca nessa área, amparada pela agência Imagem e Ação.

Marketing adia campanha do América-MG para 2012

O futuro da "Onda Verde", ação de marketing planejada pelo América-MG desde o princípio do Campeonato Brasileiro, idealizada com o intuito de reunir e motivar a torcida, foi definido. Como a equipe está em último lugar no Nacional, dirigentes decidiram que ela será postergada para o início da próxima temporada, quando haverá melhor momento.

"Nós entendemos que há grandes motes no ano que vem, como a inauguração do estádio Independência em fevereiro, o centenário do clube em 30 de abril, muitas coisas que poderemos usar na campanha", explica Olímpio Naves, membro do Conselho de Administração e responsável pelo departamento de marketing.

A respeito da divisão que havia se formado no conselho do time em torno dessa campanha, o dirigente ressaltou que não houve conflitos entre membros do conselho, embora existissem divergências. "Nós estamos unidos, animados e motivados", afirma Naves.

Mesmo com o adiamento do início da campanha para o início do próximo ano, ela continua sendo trabalhada por profissionais ligados ao clube, de acordo com o membro do conselho. As promoções e peças seguem sendo desenhadas pelos dirigentes a quem compete essa tarefa, independentemente da má fase vivida no futebol.