Confira os bastidores da queda de Mano Menezes

Reuniões secretas, pressões externas e pouca identificação com a torcida fazem patrocinadores agirem

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saída de Renato Gaúcho compromete marketing do Grêmio

 Quando o Grêmio resolveu apostar em seu maior ídolo para comandar o clube, falou-se até em transformar Renato Gaúcho em uma espécie de Alex Ferguson brasileiro, o treinador escocês comanda o Manchester United há 25 anos, mas o principal foi utilizar o técnico como produto de marketing.

Desde então Renato é figurinha fácil em praticamente todas as campanhas do Tricolor gaúcho e mesmo com resultados questionáveis (perdeu o estadual e não está bem no Brasileirão) continuava com apoio da torcida e “teoricamente” da diretoria.

Mas após o empate por 2 a 2 pela 8ª rodada do Brasileirão, eis que o treinador sai do clube. No site ele ainda é o destaque da campanha de sócio torcedor e existiam outras que seriam lançadas durante o ano utilizando Renato como garoto propaganda. A principal estava no forno, pronta para sair em agosto, o “Ídolo Tricolor” apresentaria vários jogadores presentes na conquista do Mundial de Clubes de 1983. A dúvida agora é se o craque daquela equipe irá estar nas peças.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Camisa gigante da Argentina espera assinaturas em shopping da capital

Por: João Paulo Garschagen para o site globoesporte.com (fotos:João Paulo Garschagen)

Uma camisa 10 da Argentina, com cerca de cinco metros de altura, começou a ser assinada por torcedores nesta terça-feira no shopping Abasto, região central de Buenos Aires. A peça gigante faz parte de uma mostra sobre a história da Copa América que ficará em exibição até o fim da competição. A ideia dos organizadores é reunir milhares de assinaturas e palavras de incentivo dos argentinos para oferecer à seleção de Messi e companhia.

"Espero que essas mensagens cheguem para que os jogadores da nossa seleção se encham ainda mais de orgulho e joguem com gana para voltarmos a vencer a Copa América", disse o jovem argentino Sergio Gauto.

Mas, apesar da camisa gigante, a mostra foi concebida para agradar a todos os sul-americanos. Há vídeos com lances marcantes de edições passadas, uma sala que reúne antigos modelos de rádios e televisões, mostrando a evolução da forma de torcer e, claro, antigas camisas de jogadores emblemáticos das 12 seleções desta Copa América.

O boliviano Juán Carlos Grilos, que há dois anos mora em Buenos Aires, passeava pelo shopping e foi pego de surpresa. Com seu celular, fotografou não apenas a camisa de “El Diablo” Etcheverry, como também as camisas de Pelé, Francescoli, Maradona, Messi, as chuteiras de Kaká e, emocionando, falou sobre a mostra.

"No meu país nunca vi uma exposição como essa. É fascinante ver tão de perto essas camisas. Lembro-me muito bem desta do Etcheverry. Em 1997, no meu país, fizemos a final contra o Brasil e ele era o grande nome da equipe", relembrou.
 
Um gigante painel destaca a rivalidade entre Brasil e Argentina no continente e apresenta, além dos rostos pintados de Pelé e Maradona, camisas usadas por Batistuta, Caniggia, Ronaldo Fenômeno e Zico.

Quem for à mostra também concorre a três camisas oficiais da Argentina autografadas. E os que acertarem um chute no ângulo ou vencerem uma partida de vídeogame participarão, também, do sorteio de outras duas camisas alvicelestes.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Rivel Plate culpa “maldición brasileña” pela queda da equipe

Com o rebaixamento do clube de maior torcida da Argentina, torcedores do River Plate começam a procurar os culpados pela tragédia, e sobrou para a eterna rivalidade com os vizinhos brasileiros.

Dos três principais patrocinadores do time dois são brasileiros, Tramontina e Lubrax, a outra é o fornecedor de material esportivo Adidas. O uniforme do River é conhecido como "millonaria".

A Petrobras é a principal patrocinadora do time de Buenos Aires. Parceira do River desde o primeiro semestre de 2006, aparece no peito e nas costas do uniforme. No início da parceria a idéia era usar o símbolo da empresa, BR em verde e amarelo, mas o marketing do clube achou melhor optar por não colocar as cores da bandeira brasileira na camisa.

Juntas, elas pagam ao clube argentino pouco mais de US$ 3 milhões anuais (cerca R$ 4,8 milhões), valor irrisório para o mercado futebolístico brasileiro, onde o Flamengo fatura R$ 8 milhões apenas com as mangas.

Em fóruns na internet e nas redes sociais, torcedores de rivais brincam que a equipe afundou devido à "má sorte" provocada por seus patrocinadores brasileiros.

A Tramontina ainda não se posicionou se irá apoiar o time na segundona argentina. A empresa informa apenas que o contrato, válido até o fim do ano, não tem cláusula de rescisão automática em caso de queda.

O contrato da Petrobras só termina no final de 2012, a empresa também ainda não definiu o que irá fazer. Assim como no caso da Tramontina, o acordo não prevê rescisão automática em caso de queda.

Apesar das piadas sobre uma possível "maldición brasileña", ter patrocinadores do vizinho com economia mais aquecida não é incomum para os argentinos. Oito dos 20 times do Torneio Clausura, vencido pelo Vélez Sarsfield, têm apoio verde e amarelo.

sábado, 25 de junho de 2011

Cannes Lions 2011: GP de Film para “Write The Future” da Nike

Apenas um mês antes de Cannes Lions no ano passado, a Nike lançava a sua campanha para a Copa do Mundo 2010.

O comercial “Write The Future” atingiu a internet como um furacão e ganhou o mundo rapidamente. Porém, já era tarde demais para concorrer no festival daquele ano, já que as inscrições terminaram em abril.

Na ocasião, o GP de Film ficou com Old Spice da Wieden + Kennedy. Sem problemas, pois agora, em 2011, a W+K mais uma vez leva o Grand Prix na categoria, fazendo justiça ao épico trabalho dirigido pelo mexicano Alejandro Iñarritu.

Tudo bem que depois ficou conhecido como a maldição da Copa, já que todas as seleções representadas foram eliminadas. Pelo menos na propaganda levou a taça.

Lembre:



Fonte: B9

Site oficial transmite corridas do Itaipava GT Brasil, TNT SuperBike e Mercedes-Benz Grand Challenge

Uma opção a mais para quem deseja curtir as emoções do Itaipava GT Brasil. O site oficial da categoria, o www.itaipavagtbrasil.com.br, transmitirá ao vivo e na íntegra absolutamente todas as corridas do fim de semana em Santa Cruz do Sul.

O link para a transmissão estará no topo da página e poderá ser acessado momentos antes de cada largada. O novo sistema permite ao fã acompanhar em detalhes os dois dias de corridas, conferindo ao vivo também as provas de sábado, que eram mostradas somente em VT.

A primeira corrida do fim de semana transmitida pelo site será a do Mercedes-Benz Grand Challenge, neste sábado (25), às 13h40. Depois, às 16h00, vai ao ar a prova do Itaipava GT Brasil. E as emoções continuam no domingo (26).

Às 10h00, o site mostra ao vivo as disputas do TNT SuperBike, o campeonato das motos de mil cilindradas. Mais tarde, às 12h30, tem Itaipava GT Brasil. Fechando a programação, às 14h20, os carros do Mercedes-Benz Grand Challenge.

Na televisão, nada muda. As corridas de domingo continuam sendo transmitidas ao vivo pelas emissoras parceiras. A ESPN Brasil mostra o TNT SuperBike, a Band exibe o Itaipava GT Brasil e a RedeTV! transmite o Mercedes-Benz Grand Challenge.

A PROGRAMAÇÃO EM SANTA CRUZ DO SUL

Sábado (25)
08h00 - 08h40 4º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
08h50 - 09h05 Warm Up, Mercedes-Benz Grand Challenge
09h15 - 09h50 1º Treino Classificatório, TNT SuperBike
10h00 - 10h45 1º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
10h55 - 11h40 2º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
11h50 - 12h25 2º Treino Classificatório, TNT SuperBike
13h40 1ª Corrida, Mercedes-Benz Grand Challenge
14h25 - 15h00 2º Treino Classificatório, TNT SuperBike
15h10 - 15h25 Super Pole, TNT SuperBike
16h00 1ª Corrida, Itaipava GT Brasil

Domingo (26)
08h10 - 08h25 Warm Up, TNT SuperBike
08h40 - 08h55 Warm Up, Itaipava GT Brasil
09h10 - 09h25 Warm Up, Mercedes-Benz Grand Challenge
10h00 Corrida, TNT SuperBike
12h30 2ª Corrida, Itaipava GT Brasil
14h20 2ª Corrida, Mercedes-Benz Grand Challenge

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Loco Abreu ganha prêmio em Cannes

A ação de marketing protagonizada por Loco Abreu no clássico contra o Flamengo, na Taça Rio, rendeu ao atacante uruguaio um prêmio fora de campo. Abreu ganhou o Leão de Bronze – categoria mídia – no Festival de Publicidade de Cannes, pelo ato de calçar uma chuteira branca e outra preta na partida, para simbolizar a luta contra o racismo no futebol.

Apesar de tal partida ter gerado a premiação para Loco fora das quatro linhas, no campo de jogo o Botafogo não se deu bem e foi derrotado pelo Rubro-Negro, por 2 a 0.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Em comemoração ao Ano Internacional da Química, BMQ Sports apresenta "Férias Fantásticas"

Como em todos os anos, de 04 a 29 de julho a Bem Me Quer Sports, academia exclusiva para crianças, desenvolve uma programação especial com foco nas férias de julho. Neste ano, as atividades desenvolvidas através de jogos, brincadeiras, gincanas educativas e instigantes, serão baseadas no Ano Internacional de Química, intitulado pela ONU (Organização das Nações Unidas), com objetivo de estimular o interesse de jovens pelo tema.

Assim, a realização das oficinas será feita através de um “mundo mágico”, composto por príncipes, princesas, magos e dragões que ajudarão a garotada a desvendar os mistérios da ciência. Tudo isso, com o objetivo de aguçar a curiosidade e o comportamento das crianças, relacionados ao aprendizado do tema, focando em fatores como: atenção, concentração, análise e síntese, memória, comparação e raciocínio lógico.

As atividades, trabalhadas de maneira lúdica e contextualizada por meio de conceitos científicos presentes no dia-a-dia, são divididas entre turmas com crianças de 2 a 4, 5 a 7 e 8 a 12 anos. A cada semana, os alunos participam de uma programação diferente que envolve: oficina; jogos, enigmas e brincadeiras na quadra; além de jogos, brincadeiras e gincanas na piscina. Confira abaixo, algumas das atividades programadas:

De 2 a 7 anos:
- Oficinas: Como se tornar um mago | Fábrica de Dragões | Um pouco de tudo, com Dr. Molécula | Tem Química na cozinha.
- Quadra: Labirinto das brincadeiras perdidas | Escola de esporte do Reino Encantado | Soltando os bichos | Caldeirão de brincadeiras.
- Piscina: Cientistas em férias!

De 8 a 12 anos:
- Oficinas: A magia de ser um grande mágico | Fábrica de dragões | Abracadabra | Tem química aqui!
- Quadra: No esporte tem ciência | Cientistas em férias | O segredo dos mistérios | Paleontólogos e detetives do passado.
- Piscina: Curso de mergulho com máscara, snorkel e nadadeiras.

Com isso, a garotada que preferir entrar nesta aventura pode participar das atividades em dois turnos: meio período que inclui lanche – das 8h30 às 11h30 ou das 14h00 às 17h00 – ou período integral com lanche e almoço incluso, das 8h00 às 17h00. Os pais podem optar por diária avulsa, ou fechar a programação semanal ou mensal. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (11) 3044-1108 ou através do e-mail vilaolimpia@bmqsports.com.br.

Férias Fantásticas na Bem Me Quer Sports
Data | de 04 a 29 de julho
Horário | das 8h00 às 17h00
Unidade | Vila Olímpia
Endereço | Rua Quatá, nº 140 – Vila Olímpia – São Paulo

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bahia irá oferecer "furos" para atrair internautas

O Bahia quer crescer na internet. Embora já esteja satisfeito com o atual site oficial do clube na rede, o departamento de marketing do clube baiano planeja reformulá-lo, no intuito de elevar a interação com outras mídias sociais, e pretende aumentar a base de seguidores eletrônicos. O principal trunfo será o ineditismo de notícias relacionadas ao time.

"Nós queremos melhorar no sentido do furo da reportagem", explica Sacha Mamede, diretor de marketing da equipe tricolor. "Ainda precisamos construir nossas credibilidade nesse sentido, mas queremos, por exemplo, que quando o Bahia lance uma nova camisa, o site seja o primeiro a divulgar as fotos do modelo à torcida".

Por trás da reformulação da página na internet, na verdade, há muito mais do que rever questões técnicas. O clube terá de reforçar a restrição às informações sobre o clube internamente, de modo que o vazamento de dados sobre futuras ações de marketing a canais da imprensa não aconteça. "Essa é nossa premissa", diz Mamede.

Ao gerar conteúdo exclusivo e inédito aos torcedores na internet, o Bahia pretende alavancar a quantidade de pessoas que acompanha as mídias do clube na rede. A página oficial da equipe no Facebook tem sido uma das prioridades, com chamadas no site oficial, e até o momento o time já conseguiu a adesão de 9,3 mil fãs.

Dentre as vantagens geradas por esses mídias eletrônicas estão o baixo custo para viabilizá-las, sobretudo em comparação a anúncios em meios tradicionais, como televisão, rádio e jornais, e a possibilidade de divulgar o Torcedor Oficial, programa de sócios-torcedores criado pelo Bahia e um dos principais focos de trabalho neste ano.

Pré-venda do UFC Rio tem ingressos esgotados em apenas 40 minutos


Retirado do site do SporTV

A pré-venda exclusiva de ingressos para o UFC Rio, em 27 de agosto, na Arena da Barra, durou 40 minutos. Com preços de R$ 275 a R$ 1.600, os tíquetes para clientes do banco que patrocina a arena foram postos à venda às 20h desta quinta-feira. A venda iria até as 20h desta sexta.

A venda prossegue ao restante dos interessados às 23h30m desta sexta-feira pelo site ingresso.com. No total, serão postas à venda 16.572 entradas para o evento.

TV argentina usa piadas para promover Copa América

O canal de TV argentino especializado em esportes, o TyC Sports, lançou uma propaganda realmente polêmica. Chamada de "Mentiras Verdaderas", mostra um humorista fazendo um stand-up com piadas sobre argentinos e imagens mostram momentos históricos da seleção hermana em sua história.

O comercial tem como objetivo divulgar a Copa América que será realizada no pais e mexe com os brios dos torcedores e jogadores.

O SporTV destacou o vídeo no programa Redação SporTV, confira como uma idéia simples pode se tornar um produto diferente e de muito bom gosto:




Mundial de vôlei de praia faz sucesso em seus intervalos

Retirado do site do SporTV

Mulheres de biquínis nem tão minúsculos assim, hits italianos como a tradicional "Volare", inspiração brasileira na voz de Ivete Sangalo e sua "Sorte Grande", funk nacional exportado. Os bastidores do Mundial de Vôlei de Praia criaram um clima tropical em Roma nesta semana.

Em cada interrupção nas partidas, durante troca de lado nas quadras, fim de jogos ou sets, um grupo de dançarinas ocupa as areias para entreter o público presente ao Foro Itálico. Das músicas que são sempre repetidas pelas caixas de som, "Sorte Grande" (do refrão "Poeira, poeira... Levantou poeira") está sempre tocando.

O vôlei de praia é pródigo no ambiente festivo em seus eventos. Dançarinas em competições esportivas são algo que surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 em disputas de futebol americano. Depois, as "cheerleaders" espalharam-se para outras modalidades. Na história olímpica, elas estrearam nos Jogos de Atenas, 2004. E marcaram presença, de novo, no vôlei de praia em Pequim-2008 e também nas competições de basquete.


quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tradicional corrida de camas atrai patrocinadores da região

No último sábado (11/06) foi realizado em Great Knaresborough, na Inglaterra, a 46ª edição da corrida de camas. O Evento é uma grande brincadeira, mas vale grana (7.000 libras para o vencedor) e arrecada 80.000 libras dos participantes.

Além da grana arrecadada pela inscrição empresas como a Gillette patrocinam a prova (outros patrocinadores locais também embarcam nesta). A coisa é tão levada a sério que desde a edição do ano passado a corrida tem transmissão ao vivo.

Confira no vídeo momentos marcantes da prova:



Campanha “all adidas” chega para os amantes do futebol

A adidas apresenta o novo filme da campanha global – “all adidas” -, que mostra a celebração da paixão pelo futebol, o esporte mais popular do Brasil. Essa é a segunda fase da campanha global da marca que reúne todas as linhas: Sport Performance, Originals e sub-marcas de Sport Style.

Os ícones, Kaká, Messi, Berbatov, Van Persie, Nani e o técnico do Real Madrid, José Mourinho são os responsáveis por transmitir a mensagem da marca: seja lá qual for o palco do jogo, quando você ama o que faz dá o seu melhor.

No Brasil, a nova fase da campanha se destacará com o patrocínio ao Rockgol, campeonato de futebol disputado por músicos, exibido pela MTV Brasil e por inserções de anúncios em veículos impressos e digitais.

O novo anúncio poderá ser conferido a partir de hoje nos principais veículos de mídia do País. Em versão de 5 e 30 segundos, o filme publicitário  será veiculado, além da MTV, na TV Globo e nos principais canais da TV aberta e da TV por assinatura, e em sua versão digital nos principais canais da internet, como MSN, Yahoo e Youtube. Ações para as redes sociais também foram planejadas, bem como anúncios nas principais revistas, como Época, Rolling Stone e Trip.

Adaptada pela LEW’LARA\TBWA, essa ampla campanha conta com diversas ações até final do ano.

9ine trabalhará marketing do Extra para Copa de 2014

A agência 9ine, criada pelo jogador Ronaldo em parceria com o empresário Marcos Buaiz e com o grupo publicitário WPP, conseguiu um novo cliente. A empresa venceu concorrência para a conta de marketing do supermercado Extra, do grupo Pão de Açúcar, e vai auxiliar a companhia a planejar sua comunicação para a Copa do Mundo de 2014, que será no Brasil.

O contrato inclui campanhas institucionais, publicitárias e promocionais com a marca Extra associada à seleção brasileira, que é patrocinada pela companhia. A 9ine poderá trabalhar esse vínculo em todas as plataformas de comunicação e em 300 lojas espalhadas pelo país.

O Extra é o quarto cliente corporativo da 9ine, que anteriormente já havia fechado acordos com a Ambev (verba de ativação de patrocínios esportivos), a GlaxoSmithKline (ações no esporte) e Duracell (publicidade).

“Ter o Extra ao nosso lado é um sonho realizado. Agora é trabalhar muito para ajudar a marca a ser percebida, cada vez mais, como sinônimo de seleção brasileira”, declarou Ronaldo, sócio da agência.

Assinado em agosto de 2009, o patrocínio do Extra à equipe nacional tem validade até o fim de 2014. No esporte, a associação à seleção será o principal mote da comunicação da rede nesse período.

“Os brasileiros são apaixonados por futebol, e queremos trazer ainda mais felicidade aos torcedores com ações que façam a diferença e reforcem o nosso orgulho de ser brasileiro. Ter Ronaldo e sua equipe nos auxiliando nesse trabalho é um orgulho para nós, e com certeza essa parceria será um sucesso”, projetou Enéas Pestana, presidente-executivo do grupo Pão de Açúcar.

Wimbledon faz promoção por final em 3D

A tecnologia chegou ao Torneio de Wimbledon. Conhecido por sua tradição, o Grand Slam inglês terá em 2011 as semifinais masculina e feminina e a final entre os homens transmitidas em 3D, em cinemas selecionados pelo mundo. A iniciativa faz parte de uma parceria entre os organizadores de Wimbledon e a Sony.

O All England Club, que organiza o torneio, informou também que os detentores dos direitos de transmissão também terão a opção de exibir os jogos em 3D em seus canais de TV. O comunicado não entra em detalhes sobre os países que poderão ver a partida em 3D, mas ressalta que a iniciativa será realizada "ao redor do mundo".

"Wimbledon é conhecido por seu patrimônio e senso de tradição. Ao mesmo tempo, estamos procurando maneiras de melhorar a apresentação do campeonato, tentando mesclar esta tradição com inovação", afirmou Ian Ritchie, chefe-executivo do All England Club.

E para comemorar a iniciativa, a Sony criou uma caça online a bolas de tênis virtuais lançadas em toda a Internet. Cada bola encontrada dá um cupom para o sorteio de ingressos VIP para as final feminina do torneio, bem como prêmios da marca. Vale conferir o regulamento no site. Para comunicar o projeto foi criado um comercial que faz uma paródia a outro comercial da marca, o premiado “Bravia Balls“.

Confira o vídeo da promoção:

Ballack irá se despedir da seleção alemã no Brasil

Seguindo os passos de Ronaldo, a Federação Alemã de Futebol anunciou nesta quinta-feira que Michael Ballack não voltará a ser convocado para defender a seleção alemã, encerrando meses de especulação sobre o futuro do jogador. O amistoso entre Brasil e Alemanha no dia 10 de agosto será o último de sua carreira usando o uniforme alemão.

Ballack, que marcou 42 gols pela Alemanha desde a sua estreia em abril de 1999, nunca ganhou um grande título pela seleção. Ele foi o capitão da equipe em 55 jogos. O amistoso contra o Brasil está marcado para o dia 10 de agosto, na cidade de Stuttgart, e o meia do Bayer Leverkusen será o capitão.

"Em nossas conversas, eu tive a impressão de que Michael definitivamente entendeu o nosso ponto de vista", disse o técnico alemão Joachim Low. "Portanto, para o interesse de todos, é apropriada uma decisão clara e honesta". "Ele teve uma participação enorme em grandes sucessos da equipe desde a Copa de 2002", elogiou.

É interessante notar a importância que os jogos em terra tupiniquim vem ganhando nos últimos anos, graça, é claro, a Copa de 2014. O meia deverá jogar com a camisa número 99, referencia ao número de jogos pela seleção.

Esperamos que a festa não seja organizada pela CBF e não contenha os erros e exageros da despedida do Fenômeno.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Como são feitos os uniformes dos clubes de futebol

Usualmente falamos neste blog do lançamento de um novo uniforme por determinada equipe. Muitos clubes o utilizam como forte fonte de renda, mas como nasce esta peça tão importante para os torcedores. A repórter Roberta Setimi fez uma reportagem especial para o Globo Esporte e nos mostra em uma divertida matéria a confecção destas jóias.







Vasco enaltece tempo para valorizar patrocínios

Por: Rodrigo Campelo

Campeão da Copa Kia do Brasil e classificado antecipadamente para a Copa Santander Libertadores de 2012, o Vasco está satisfeito com a atual situação que vive. Como já está garantido na competição continental, usual responsável por valorizar de patrocinios, o clube carioca tem mais de seis meses para negociar contratos.

Os acordos das propriedades ocupadas por Ale e BMG, omoplatas e mangas da camisa, respectivamente, expiram no fim desta temporada. Por essa razão, esses espaços e outros, como calção, barra da camisa ou até dentro do número, devem ser negociados no próximo semestre já considerando a valorização gerada pela Libertadores.

"A tendência é valorizar, por causa da Libertadores e da visibilidade que nós geramos naturalmente, e o importante é chegar em janeiro com tudo fechado", avisa Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco. Por enquanto, como a conquista da Copa do Brasil ainda é muito recente, as conversas por renovações ainda não começaram.

O Cruzeiro de 2010 ilustra a posição privilegiada que vive o Vasco em 2011. Na temporada passada do Campeonato Brasileiro, os mineiros ocuparam as primeiras colocações por muito tempo, aquelas que garantem vagas na Libertadores, mas esperaram a classificação se confirmar para somente então negociar patrocínios.

A principal razão por elevar valores pagos por patrocinadores em função do campeonato continental está no aumento de exposição da marca da empresa. Como a Libertadores gera altos índices de audiência na televisão e mobiliza as torcidas dos clubes participantes, a equipe cresce em termos de presença na mídia.

Receita de TV dos clubes da Premier League na temporada 2010/11

Retirado do site Universidade do Futebol

Na temporada de 2010/11, o Manchester United foi o clube que maiores receitas gerou (£60,4 milhões, cerca de 68,4 milhões de euros) através da partilha/distribuição das receitas da Premier League, oriundas da venda coletiva de direitos de transmissão televisiva.

Esta distribuição de receitas provém da venda coletiva dos direitos de transmissão da liga inglesa de 2010 a 2013, que gerou apenas no Reino Unido mais de 2 bilhões de euros, e em direitos internacionais mais de 1,6 bilhão de euros.

A receita obtida pelo atual campeão inglês ultrapassou pela primeira vez a barreira dos £60 milhões, tendo o clube aumentado a sua receita TV em cerca de 9,2 milhões de euros em relação à temporada 2009/10.

Forma de distribuição das receitas de TV

Parte igual – Todas as equipas receberam uma fatia igual de £13,8 milhões (15,6 milhões de euros) correspondente à venda de direitos efetuada no Reino Unido e outra de £17,9 milhões (20,2 milhões de euros), referente às vendas efetuadas a países fora do Reino Unido. No total cada equipe arrecadou um valor igual de £31,7 milhões (35,9 milhões de euros).

Performance – Por performance desportiva (classificação obtida na temporada 10/11), os clubes receberam um prize money de £756 mil (856 mil euros) por cada lugar obtido na tabela classificativa; assim, o último classificado West Ham United recebeu £756 mil, e o primeiro classificado Manchester United recebeu 20 vezes mais £15,1 milhões (17,1 milhões de euros).

Audiência – O restante montante foi distribuído consoante o número de jogos de cada clube que foi transmitido ao vivo. Assim, cada clube recebe £485 mil (549 mil euros) por cada jogo transmitido ao vivo de que participe. O número de jogos a transmitir ao vivo varia entre um mínimo de 10 e um máximo de 26 dos 38 possíveis.

Foram distribuídos pelos clubes da Premier League £952,7 milhões (1,080 bilhão de euros), a que são acrescidos mais £60,1 milhões (68,1 milhões de euros), distribuídos pelos clubes que desceram de divisão nas últimas duas temporadas (Burnley, Hull City, Middlesbrough e Portsmouth).

Desta forma, o total anual distribuído ascende aos £1,012 milhão (1,147 milhão de euros).

Em média, cada clube da Premier League obtém £47,6 milhões (53,9 milhões de euros), sendo que o clube com menor receita obteve £39 milhões (44,2 milhões de euros) e o clube com maior receita alcançou os £60,4 milhões (68,4 milhões de euros).

Nota: os valores foram convertidos para Euros, utilizando a cotação de 13.06.11 ( 1 GBP = 1.1333 / 1 EUR = 0.8824 ).


terça-feira, 14 de junho de 2011

Paul Tergat promove Maratona de São Paulo

O queniano Paul Tergat cumpre uma extensa agenda de compromissos para promover a Maratona de São Paulo, do dia 19 de junho. O ex-atleta de 41 anos, pentacampeão da São Silvestre, chegou à capital paulista neste sábado e, no domingo, marcou presença na terceira edição da Maratoninha de São Paulo, no Ibirapuera. Foi padrinho do evento, ao lado de Marily dos Santos, e esbanjou simpatia. Fez aquecimento e correu com as crianças, deu autógrafos e tirou fotos.

Na terça-feira às 15h, Tergat visita o núcleo do Atletismo em Ação, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na vila Clementino, local de disputa de algumas das principais provas do atletismo brasileiro. Na quinta, também às 15h, ele dará palestra no Ciclo da Maratona de São Paulo, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Ibirapuera, onde ocorre também a entrega dos kits para a maior e melhor corrida do gênero no País.
Coletiva e treino - Na sexta-feira Paul Tergat vai para a coletiva da prova, a partir de 10h30 no Hotel Hilton Morumbi. De tarde, a partir das 15h, ele participa do treino dos atletas estrangeiros. No sábado, o queniano acompanha a entrega dos kits para os africanos. No domingo, Tergat vai para a área vip e participa da premiação da prova.

Válida para a Liga de Ouro e para o Ranking CBAt/CAIXA de Corredores de Rua, a Maratona de São Paulo é uma realização da Rede Globo, com organização da Yescom. A supervisão está a cargo da IAAF, CBAt, AIMS e FPA, com apoio especial da Prefeitura de São Paulo e do Governo de São Paulo. A prova tem patrocínio da CAIXA e da Adidas, patrocínio especial da Fisk, e apoios da Montevergine, HCor, Café Três Corações, Gatorade, Probiótica e TAM Viagens.

Brasilinvest entra na F-Indy em parceria com a AFS Racing e o piloto Raphael Matos

O Brasilinvest, primeiro merchant bank do Brasil, anunciou neste final de semana que ingressará no seleto grupo de marcas globais da F-Indy através do seu apoio à equipe AFS Racing e ao piloto brasileiro Raphael Matos.

Raphael Matos pilotará o carro da AFS Racing nos circuitos mistos do calendário. A equipe, que já venceu o campeonato Firestone Indy Lights Series, faz em 2011 sua primeira temporada como uma equipe oficial da F-Indy.

Gary Peterson, dono da equipe, declarou: "Esta nova parceria com o Brasilinvest é uma grande honra e um privilégio para nós. Embora a minha intenção fosse começar uma equipe de F-Indy em 2012 com os novos carros, eu estou animado para participar desta temporada. Será um desafio, mas participar já este ano seguramente é o resultado de muito trabalho. É um feito enorme. Raphael trabalhou duro para participar da temporada."
 
Por sua vez, o presidente do Grupo Brasilinvest, Mario Garnero, disse que "O Brasilinvest trará força à AFS Racing e ao Raphael, através dos contatos mundiais do nosso Grupo. Ajudaremos a tornar a equipe mais forte e mais competitiva do que nunca. Com esta parceria, o Grupo retoma seu compromisso com as corridas de automobilismo, tradição iniciada na década de 70 quando aceleramos juntos com nosso amigo e lendário campeão da F-1 e da Indy, Emerson Fittipaldi."

"Estou muito feliz em ter o Brasilinvest com a gente. Em minha terceira temporada, me sinto muito mais confiante e experiente", disse o piloto Raphael Matos. Após ser campeão de todas as categorias que antecedem a F-Indy, Raphael estreou nesta categoria em 2009. Atualmente, ele é considerado uma das grandes promessas da nova geração na F-Indy.

Primeira agência privada de desenvolvimento instalada no Brasil, o Grupo Brasilinvest surgiu e consolidou-se como um clássico "banque d'affaires" ou "merchant bank", com 80 sócios de 16 diferentes países. O Grupo usará sua ampla rede de contatos para obter apoio para Raphael e sua equipe. O logo do Grupo estará no macacão do piloto e também no carro.

Fonte: Brasilinvest

Uma rede social para quem é apaixonado por futebol

Os 200 milhões de técnicos e amantes do esporte mais popular do Brasil e do planeta têm espaço para outra grande paixão, agora no universo on line: a gostosa polêmica sobre o futebol. Torcida FC é uma rede social pensada para a interação entre o torcedor e seus amigos. Tanto aqueles que torcem pelo mesmo time quanto para os que torcem pelos rivais. O grande barato do Torcida FC é que ele pretende ser o espaço privilegiado para o torcedor apaixonado por futebol: aquele que não deixa passar em branco a comemoração pela vitória de seu time, a “zoação” pela derrota dos adversários, mas que também quer discutir sobre a atuação dos jogadores, o desempenho do técnico, do juiz, enfim, tudo que rola dentro e fora de campo.

Na versão beta, já disponibilizada para o público, a rede www.torcidafc.com.br reúne várias ferramentas de interação: o torcedor pode postar apenas para seus amigos do mesmo time, para os rivais e na página do seu time, além de poder usar o sistema para informar à sua turma se irá ao campo - e marcar a sagrada “bebemoração” depois do jogo. Como toda rede social deve ser o conteúdo do Torcida FC é anárquico, desde que obedecidas as regras de respeito e convivência pacífica.

Idealizada pelo jornalista Alfeu Queiroga de Aguiar e o empresário Gregor Duarte, dois profissionais amantes do futebol e das redes sociais, o Torcida FC é resultado de um ano de pesquisas, análises, discussões, planejamento e muito trabalho.

O investimento inicial dos sócios foi de R$ 120.000,00. A partir do crescimento da rede, novas ferramentas serão disponibilizadas aos usuários. O modelo de venda de espaço publicitário ainda não está definido.

domingo, 12 de junho de 2011

Náutico lança novo conceito para entrevistas coletivas

O Náutico lançou no sábado (11), após a partida contra o Bragantino, um novo conceito para divulgação de marcas durante as entrevistas coletivas.

Trata-se de um mini drop digital, que foi montado no microfone de respostas da sala de imprensa dos Aflitos. O aparelho em questão é uma tela digital de sete polegadas, onde ficam "rodando" os logos dos patrocinadores da equipe de futebol profissional.

Em um primeiro momento o clube alvirrubro reservará o espaço apenas para estes parceiros, mas não descarta comercializar a mídia com outras empresas.

"É uma forma de valorizar os nossos patrocinadores, além de criar a possibilidade de comercializarmos mais um espaço", declarou Berilo Albuquerque, presidente do Timbu.

O Alvirrubro é o primeiro clube do país a utilizar este conceito, que só é usado em alguns países da Europa e na Argentina.

Palmeiras: reconheça seu herói pelo uniforme

Por: Saulo Mileti para o Brainstorm9

Acabei de assistir o filme da campanha para o lançamento da nova camisa do Palmeiras, o maior campeão brasileiro da história (sim, nós temos Libertadores).

Nesse filme vemos o (hoje) sr. Oberdan Cattani, antigo goleiro e lenda viva do clube, revelando essa criação da Adidas. Essa camisa foi feita em homenagem aos heróis de 1951, que conquistaram o Torneio Rio-São Paulo, o Mundial (sim, nós temos Mundial) e a Taça Cidade de São Paulo em um único ano.



Mundial feminino de futebol inspira vestido de grife alemã

Depois de um grupo de jogadoras se despir, a grife alemã Angermaier lançou nesta modelos de vestidos inspirados na Copa do Mundo feminina de futebol, que acontece na Alemanha de 26 de junho a 17 de julho.

A designer Marie Amière disse que se inspirou na seleção de seu país, bicampeã mundial (2003 e 2007), para redesenhar os vestidos típicos da região da Bavária com as cores da bandeira alemã.

"2011 é o ano das mulheres fortes. E nenhuma peça de vestuário tem tanta feminilidade e força quanto esses vestidos", explica Marie. "Nós acreditamos na terceira estrela para a Alemanha, por isso temos a estrela como um elemento de design nas saias e no corpete", diz a designer sobre a coleção apresentada nesta terça-feira.

A Alemanha está no Grupo A da Copa ao lado de Canadá, Nigéria e França. A seleção brasileira, vice-campeã em 2007, está no Grupo D, com Austrália, Noruega e Guiné Equatorial.

A estreia do Brasil é em 29 de junho, contra a Austrália, na cidade de Moenchengladbach.

sábado, 11 de junho de 2011

Vasco lança camisa comemorativa para Juninho Pernambucano

Por: Thiago Lavinas para o blog Primeira Mão

Juninho Pernambucano vai vestir uma camisa especial neste sábado ao ser apresentado para a torcida do Vasco, em São Januário, antes da partida contra o Figueirense, pela 4º rodada do Campeonato Brasileiro. O Vasco, em parceria com a Penalty, vai lançar uma camisa comemorativa para o retorno do ídolo.

A peça faz referência ao gol histórico que o Reizinho, como é carinhosamente chamado pela torcida vascaína, marcou de falta contra o River Plate, durante a semifinal da Taça Libertadores de 1998, no estádio Monumental de Nunez, na Argentina. Com esse gol, o Vasco se classificou para a decisão e, posteriormente, conquistou o título em cima do Barcelona, do Equador. O gol é considerado histórico pelo vascaínos e virou até canção, presente nos gritos dos torcedores.

A camisa, de edição limitada, traz o rosto de Juninho, aplicado por sublimação digital, no lado interno da peça. Na frente, a frase “Gol de quem?” e uma etiqueta réplica do ingresso da partida River Plate versus Vasco da Gama. Nas costas, a citação “Juninho Monumental”, confirmando a autoria do gol.

- A camisa é uma homenagem, de forma criativa e bem-humorada, a um jogador que marcou a história do Vasco e se tornou um dos grandes ídolos do clube. Entre tantos gols marcados em sua brilhante carreira, este tem sem dúvida, um significado muito especial – disse Leandro Ramiro, gerente de marketing da Penalty.

A camisa vai ser lançada com o preço sugerido de R$ 99,90. A camisa está em produção e a pré-venda vai começar neste sábado pela Internet. A previsão é que chegue em duas semanas nas lojas.

Mascote é demitida após fotos sensuais

Os diretores do Doncaster Rovers, time de futebol do Reino Unido, dispensaram uma das mascotes do time. Motivo: Tracy Chandler posou de lingerie para uma revista.

Tracy contou que só aceitou posar porque o objetivo era levantar verba para uma instituição de caridade para crianças apoiada pelo clube.

A diretoria não gostou e afirmou que a foto prejudicara a imagem do clube. Assim, Tracy teve que entregar a fantasia do mascote Donny Dog.

"Fiquei arrasada. Só fiz aquilo para levantar dinheiro para caridade. Se eu quero fazer alguma coisa para caridade, por que não? É o meu corpo", disse a mulher de 40 anos ao "Sun".

Com aporte de R$ 37 mi, clube egípcio bate recorde

O Al-Ahly, equipe de futebol mais bem sucedida do Egito, fechou acordo de patrocínio por números jamais vistos no país africano. A agência de publicidade Ahram acertou negócio e irá desembolsar R$ 37,4 milhões, ou US$ 23,7 milhões, em três anos.

O patrocínio é o maior da história do futebol egípcio, quase o dobro do registrado em 2008, quando a mesma agência patrocinou o Red Devils por US$ 12,9 milhões. A empresa, vale ressaltar, pertence ao governo egípcio.

"O leilão teve a participação de várias agências, mas a Ahram ganhou o acordo depois de oferecer US$ 168 mil a mais do que a outra agência", disse Hisham Zayed, diretor de marketing esportivo do Al-Ahram, ao site egípcio "Ahram Online".

O Al-Ahly ganhou 35 Premier Leagues egípcias, referentes à principal competição nacional daquele país, seis Ligas dos Campeões da Confederação Africana de Futebol (CAF), quatro Copas dos Campeões da África e quatro Supercopas da CAF.

Fonte: Máquina do Esporte

Netshoes apoiará corrida de rua em São Paulo

Por ser uma das patrocinadoras do circuito Corpore de corridas de rua, a loja virtual Netshoes vai associar sua marca à prova Viva a Vida Libbs-Corpore. O evento faz parte do cronograma anual de eventos do grupo de corrida, e será realizado em São Paulo no próximo domingo.

O circuito Corpore é formado por seis provas, e todas têm aporte da Netshoes. Por conta disso, a loja virtual desfruta de um pacote de propriedades de publicidade estática em todo o material oficial das corridas.

No domingo, a Netshoes também promoverá ações especiais de ativação de seu aporte à corrida. A loja oferecerá massagem, café da manhã, guias de suplementação e testes de pisada para os atletas.

A Netshoes ainda terá um espaço para tirar fotos dos participantes da prova. O aparato será montado ao lado da tenda oficial da empresa. Além disso, os corredores ganharão vouchers de desconto no site.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Vivo se supera e lança campanha histórica

Publicado em 07/06/2011 e atualizado em 10/06/2011

Nosso assunto é marketing esportivo, mas como não falar de uma campanha que vem abalando o mercado da publicidade nos últimos dois dias e já virou case para qualquer professor? O comercial em questão chama-se “a história de amor mais cantada do Brasil” e é, na verdade, um curta emocionante produzido pela Vivo (patrocinador da Seleção Brasileira – viu só consegui falar de esporte).

Tudo começou quando anunciaram a produção do filme “Faroeste Caboclo”, baseado na música de mesmo nome do grupo Legião Urbana, semanas depois começaram os boatos de outra produção usando como tema um hit do conjunto, esta seria “Eduardo e Mônica”, música que completa 25 anos em 2011.

Na verdade, o que foi produzido foi um curta. Encomendado pela Vivo e chega para homenagear o Dia dos Namorados e corrigir uma grande falha, a música nunca teve um clipe, só uma colagem de imagens de shows da banda.

A direção do curta (clipe – comercial – viral) ficou por conta de Nando Olival e conta a história do casal título da música de maneira moderna e mostrando diversos elementos da tecnologia atual. Tudo oferecido pela Vivo, é claro!

A campanha, criada pela agência Africa e produzida pela O2 Filmes, deve sair da internet e ganhar as telonas do cinema no próximo domingo, porém não foi anunciado se haverá uma versão feita para a TV.

A interatividade entre Vivo e os clientes continua no Facebook, os perfis de Eduardo e Mônica funcionarão como uma espécie de making of da campanha, publicando as fotos de bastidores que cada um dos atores tirou durante as filmagens.

Não querendo estragar o final do clipe para aqueles que ainda não assistiram, fica aqui uma homenagem antecipada para aquela que há 15 é minha Mônica, ou melhor Fernanda. Obrigado por todo apoio e carinho.

Agora clica aqui e assiste ao vídeo:



Atualizando:

Boa lembrança do leitor Ricardo Jorge que me passou o link do clipe Eduardo e Mônica usado pela ATL há 10 longos anos.




Jogadoras da seleção alemã de futebol são capa da Playboy

A edição alemã da revista Playboy traz cinco jogadoras em ensaio sensual dias antes do início da Copa do Mundo feminina de futebol, que acontece no país de 26 de junho a 17 de julho.

As cinco jogadoras que fizeram sucesso na equipe sub-23 que estão na capa da revista são Selina Wagner, Annika Doppler, Julia Simic, Kristina Gessat e Ivana Rudelic.

O ensaio ousado foi feito próximo a um rio na Alemanha. Além das fotos na publicação impressa, há mais 13 inéditas no site oficial da Playboy. Elas estarão em campo no próximo dia 26 de junho para a disputa da Copa do Mundo de futebol feminino. A Alemanha está no grupo A, que ainda tem Canadá, Nigéria e França. O Brasil aparece na chave D, ao lado de Austrália, Noruega e Guiné Equatorial.

Além das fotos, há uma entrevista completa com as beldades. Elas falam, principalmente, sobre o preconceito no esporte.

"Me irrita quando dizem: 'você não se parece nada com uma jogadora', pois tem a ideia de que não podemos ser atraentes", protestou Julia Simic.

Em uma entrevista ao canal de televisão Bild, Julia Smic continuou com seu protesto, "Só porque somos jogadoras de futebol, somos vistas como homens.Fizemos o ensaio com o intuito de acabar com a imagem masculinizada do esporte".

CONHEÇA AS JOGADORAS
Annika Doppler, 19, meio-campista do Bayern de Munique, foi campeã europeia sub-17 em 2009. Se compara com o holandês Arjen Robben.

Kristina Gessat, 20, é meio-campista do Gütersloh e foi campeã mundial sub-20 em 2010. Considera seu futebol parecido com o de Sami
Khedira, da seleção alemã.

Ivana Rudelic, 19, atacante, também do Bayern, foi campeã europeia Sub-17 em 2008 e se compara ao marfinense Didier Drogba.

Julia Simic, 22, outra atleta do meio campo do Bayern, campeã europeia sub-19 em 2007. Ela diz ser a versão feminina de Andrés Iniesta, da Espanha.

Selina Wagner, 20, do Wolfsburg, foi campeã mundial sub-20 em 2010 e considera seu jogo parecido com o do alemão Mesut Özil.

Confira o making-off do ensaio:



Circuito Rio Antigo busca cultura e história

Retirado do texto de Lucas Loos para o globoesporte.com

O movimentado Centro do Rio de Janeiro terá uma configuração diferente neste domingo. Embora seja normal que, aos finais de semana, carros e ônibus estejam em menor volume na região, as vias do sistema nervoso da cidade estarão prontas para receber pessoas no desafio Circuito Rio Antigo. Após a primeira etapa (Rua Larga), realizada em dezembro do ano passado, ter recebido cerca de 2.500 participantes, a demanda de atletas aumentou, e a expectativa da organização é que 4.000 corredores invadam as ruas do centro da cidade, deixando de lado tradicionais pontos da corrida carioca, como o Aterro do Flamengo, a Lagoa e as praias.

"Foi uma ideia que surgiu de um papo informal com a prefeitura de trazer as pessoas para o centro. Como eles (prefeitura) têm um plano de revitalização da área, pensei que seria importante levar um esporte para lá, fazendo essas grandes corridas que já existem no Aterro. Vamos sair do parque e ir para a rua", disse o idealizador do projeto e ex-triatleta Virgílio de Castilho, medalhista no Pan de Santo Domingo.

Não será a primeira vez que a região receberá um evento desse porte. Em dezembro do ano passado, houve a primeira edição do Circuito Rio Antigo, com a etapa de abertura: Rua Larga. O percurso é basicamente o mesmo, embora largada e chegada tenham mudado de lugar e ido para a Rua Primeiro de Março, logo em frente ao Paço Imperial (Praça XV), local que dá nome à segunda corrida do circuito.

Além do aspecto cultural e histórico da prova, os participantes que trabalham na região terão a oportunidade de observar o centro da cidade por um novo ângulo. Já quem não costuma frequentar o local terá uma boa chance de conhecê-lo, garante o treinador Manuel Lago, que participou da primeira etapa.

"É uma prova diferente e muito válida. Isso porque é numa área em que poucas pessoas conhecem. Quem não trabalha lá, terá uma excelente oportunidade de conhecer um outro lado do Rio de Janeiro"

O circuito tem patrocínio da Light e do Governo do Rio de Janeiro e conta com o apoio do site Ativo.com, Metrô Rio, Q-Pão e Universidade Veiga de Almeira.

Neymar e o pé fedido

Neymar está jogando um bolão e todos esperam que o Santos vença a Libertadores para  termos um duelo da Jóia contra Messi. Sucesso entre as meninas o craque faz bonito também no marketing. Seu novo patrocinador é a Baruel, especializada em desodorante para os pés.

O contrato tem validade até o final da Olimpíada de 2012 e consiste na utilização da imagem de Neymar em filmes publicitários e eventos de marketing da empresa.

Este é o quarto contrato de publicidade com o atacante. Nextel, Panasonic e Red Bull também aumentam os rendimentos mensais do atacante e especula-se que a soma destes patrocínios chegue a mais de meio milhão, que é dividido com o Santos (70% para o jogador e 30% para o clube).

O complicado é imaginar como a Baruel vai aproveitar seu novo craque em campanhas. Estamos ligados e assim que sair a primeira postamos aqui.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Um fracasso de marketing

Por: Lauro Jardim para a Veja

A contratação de Ronaldinho Gaúcho era considerada a grande jogada de marketing do futebol brasileiro em 2011. Passados cinco meses, o Flamengo não tem patrocinador e o jogador não foi garoto propaganda de absolutamente nada na TV.

A última vez de R-10 em comerciais no Brasil aconteceu entre junho e julho do ano passado em uma campanha da Honda. Mesmo assim, foram apenas 111 inserções nas cinco principais emissoras do país. Hoje, por exemplo, estrelas como Neymar, Ganso, Robinho e até o aposentado Ronaldo aparecem no mínimo três vezes mais na televisão.

André Américo de Miranda conquista GP da segunda etapa do Oi Serra & Mar de Hipismo

O cavaleiro pernambucano André Américo de Miranda foi o grande campeão do GP com obstáculos a 1,50m da segunda etapa do Oi Serra e Mar de Hipismo, em Indaiatuba, no interior de São Paulo. No dorso de Chardon Jmen, André Miranda foi o único que não derrubou nenhum obstáculo no difícil desempate desenhado pelo mexicano Javier Fernandez porém, o conjunto Miranda/Chardon Jmen cometeu uma penalidade por excesso de tempo, terminando o percurso com um ponto perdido em 45s95, 95 centésimos acima do tempo concedido de 45s. A segunda colocação ficou com o paulista José Roberto Reynoso Fernandes Filho e Renata Jmen, que cometeu uma falta no desempate em 39s54, seguido por Bernardo Navellian/Chastor, com 4 pontos em 40s74.

O GP OI foi disputado por 42 conjuntos e apenas sete passaram para o desempate confirmando o apelido de "El Diablo", dado ao mexicano Javier Fernandez, que também vai desenhar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011.

"Nosso objetivo com um traçado mais difícil é desenvolver ainda mais o esporte, tornando as competições mais acirradas", ressaltou Fernandez, que é arquiteto além de armador de prova. Para a pista dos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, no México, Javier Fernandez promete um circuito ainda mais rigoroso para os cavaleiros. "Vivo em Guadalajara inclusive, e espero um bonito espetáculo na pista de hipismo. Já posso adiantar que será um circuito bem difícil", disse Fernandez.

Esta é a segunda vez que André Miranda disputa o maior circuito hípico do Brasil, o Oi Serra & Mar e foi a primeira vez que venceu um GP do torneio. O pernambucano, radicado em São Paulo, não esconde a motivação em estar mais perto de disputar o Oi Athina Onassis Horse Show.

"Este concurso é seletivo para o melhor concurso de hipismo do mundo, o Athina, e por isso vencer o GP é bastante gratificante, principalmente por que o meu cavalo só tem oito anos", disse Miranda, que entrou na briga para a final do Oi Serra & Mar, apesar de não ter disputado a série Big Tour na primeira etapa no Rio.

A grande final do Oi Serra e Mar será de 1 a 3 de julho, no Hotel Porto Belo, em Mangaratiba, no Rio. Os 25 cavaleiros mais bem colocados passaram à final, que vale cinco vagas para o Oi Athina Onassis Horse Show. Francisco Musa, que ficou em quinto com 0/8 em 44s53, segue na liderança com 59 pontos, com José Roberto Reynoso Filho em segundo com 45 pontos, um ponto a frente de Lourenço Vieira da Sillva, com 44 pontos.
"O resultado final foi bom, vim para esta etapa com um cavalo mais jovem, mas mesmo assim consegui manter a liderança no torneio. As duas etapas realizadas até agora do Oi Serra & Mar exigiram bastante dos cavaleiros", comentou Musa, que destacou, ainda, a dificuldade na pista do Helvetia Riding Center, que foi desenhada pelo mexicano Javier Fernandez. "O circuito aqui no Helvetia foi bastante competitivo, o armador foi muito exigente com o traçado que preparou para a pista do Helvetia", afirmou o cavaleiro mineiro.

Para a etapa final em Mangaratiba, Musa está otimista. "A competição tem atletas de excelente nível, estou saltando muito bem e continuo confiante para a etapa final", destaca o líder do circuito.

O Oi Serra & Mar 2011 conta com os patrocínios da Oi, Kia Motors e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Esporte e Lazer e do Instituto Superar. A realização é da Aktuell e Atto Sports.

Resultado do GP OI - 2a etapa Indaiatuba
1º) André Miranda/Chardon Jmen - 0/1-45s95
2º) Josë Roberto Reynoso Fernandes Filho - 0/4 - 39s54
3º ) Bernardo Navellian - 0/4 - 40s74
4º ) Sérgio Marins - 0/8 - 40s84
5º) Franciso Musa - 0/8 - 44s53

Classificação Oi Serra e Mar - Big Tour após duas etapas
1º) Francisco Musa - 59 pts
2º) José Roberto Reynoso Fernandes Filho - 45 pts
3º ) Lourenço Vieira da Silva - 44 pts
4º) Renato Ribeiro - 32 pts
5º) Sérgio Marins - 31 pts
6º ) André Freire - 24 pts
7º) Marcos Ribeiro dos Santos - 23 pts
8º) Felipe Juarez de Lima - 22 pts
9º) José Luiz de Carvalho- 22 pts
10º) Luiz Felipe de Azevedo Filho - 20 pts

Ronaldo se despede da torcida, mas patrocinadores estavam lá

Ronaldo se despediu da Seleção ontem na magra vitória sobre a Romênia por 1 a 0. O Fenômeno jogou 15 minutos e teve duas ótimas chances de gol salvas pelo goleiro romeno. No intervalo a CBF fez uma festinha meia-boca para o maior artilheiro em Copas do Mundo e um dos principais atacantes do Brasil na história do futebol.

Mas quem deu show foram os inseparáveis parceiros de Ronaldo. Assim que terminou sua participação no jogo ele mandou um twitter “Obrigado a todos ! Foi uma fest incrivel ! Desculpe pelos gols perdidos e obrigado pelo amor ,carinho e respeito q vcs me deram sempre!”, vamos lembrar que o Fenômeno é patrocinado pela Claro.

No gol brasileiro Fred levantou o dedo fazendo o sinal de número 1, que consagrou o ídolo e foi marca da Brahma. Mas o show mesmo ficou fora de campo, nas telinhas, com as propagandas da Nike e da cervejaria.

Brahma



Nike


terça-feira, 7 de junho de 2011

SporTV 3 será lançado no segundo semestre

O SporTV ganhará mais um canal no segundo semestre de 2011: o SporTV 3. Com a novidade, o canal amplia sua oferta de programação esportiva para 72h diárias, atendendo aos pedidos dos aficionados do gênero. A ideia é ampliar a gama de eventos e modalidades oferecidos ao assinante. O SporTV e o SporTV 2 já ocupam a liderança do Ibope no segmento de esportes da TV por assinatura no Brasil.

Fenômeno do marketing, Ronaldo fecha parceiro até em última entrevista

Por Dassler Marques para o site Terra

Ninguém simbolizou a invasão do marketing sobre o futebol de forma tão perfeita quanto Ronaldo. A careca reluzente, o sorriso espontâneo e o estilo próprio de jogar futebol fizeram dele, um jogador acima de qualquer suspeitas, também um fenômeno da propaganda e da publicidade. Um atrativo imã para patrocionadores, seja de que área fosse: da Nike até a Ambev, da Pirelli à Hypermarcas, passando até por uma empresa de tônicos capilares. Idealizador e sócio da agência Nine, que já provoca impacto nos mercados esportivo e publicitário, o ainda atacante mostrou seu tino para os negócios até mesmo naquele que é seu último capítulo como camisa 9 da Seleção Brasileira.

Poderia ser apenas uma entrevista à frente de um banner com os patrocinadores da CBF. Mas não foi. Ronaldo, provavelmente o primeiro jogador do País a ter um assessor de imprensa particular, falou antes de sua despedida, no fim da tarde de segunda-feira, em evento todo promovido e custeado pela empresa Duracell, fabricante de pilhas e baterias. Ao lado da apresentadora Renata Fan, da TV Bandeirantes, e com trajes que estampavam as marcas de seu mais recente parceiro, ele atendeu aos repórteres presentes e respondeu pouco mais de dez questões a respeito do jogo que faz nesta terça, no Pacaembu, contra a Romênia. Mas não foi só.

Como poucos jogadores de seu calibre e carisma - o que também já é algo raro, Ronaldo mostrou porque atrai tantos patrocínios. Questionado por um humorista se a despedida seria mais breve que seu meteórico casamento com a modelo Daniela Cicarelli, ele fez afago na empresa que bancou o evento: "muito boa pergunta, mas agora com a parceria com a Duracell esse momento vai durar muito mais", afirmou, cheio de gargalhadas, atrelando o slogan da patrocinadora à realidade. De forma sutil e natural.

Mais tarde, ainda em tom de bom humor, Ronaldo respondeu questão sobre o fato de não ter marcado, como profissional, no Estádio do Maracanã. "Fiz com a camisa da Seleção Brasileira Sub-16 contra o Fluminense. E em peladas também", brincou. "Tem vídeo?", questionou o repórter. E ele devolveu: "não tenho, tinha acabado a pilha", respondeu, arrancando risos gerais e fazendo o patrocinador sorrir com o investimento.

Presenteado com a camisa da Seleção Brasileira que usará nesta terça, Ronaldo novamente mostrou sabedoria. Fotógrafos presentes clamaram para que ele vestisse o uniforme histórico, mas o atacante recusou.
Afinal, a atitude deixaria em segundo plano o investimento do patrocinador, presente em sua roupa naquele momento. São gestos simples como esse que o tornaram um fenômeno não só diante de zagueiros e goleiros, por mais simples que tudo possa parecer.

Horas antes, em homenagem feita pela CBF e um fabricantes de relógios, Ronaldo tratou de exaltar o presente recebido pelo parceiro da Confederação. "O Andrés (presidente corintiano) está de olho", disse em gozação. A publicidade fez com que a marca suíça Parmigiani, um dos mais recentes entre os vários patrocinadores da CBF, ficasse em evidência. Um afago fenomenal.

Além de competente, Ronaldo também faz questão de ver as coisas sobre outro prisma. Como na criação da Nine, ligada ao mais rico grupo de comunicação do mundo, a WPP. A agência abre um novo segmento ao se
dedicar à captação de mais patrocínios para atletas. "Quero ser um fenômeno da publicidade e do marketing esportivo, mas estou disposto a aprender. Viemos para fazer coisas diferentes", idealiza. Na cartela de clientes, apenas em alguns meses de atividade, estão nomes como Neymar, Lucas, Falcão do futsal e o badalado lutador Anderson Silva.

No primeiro ato de sua parceria, Anderson ganhou um pomposo contrato da Bozzano para enfrentar Vitor Belfort em recente confronto histórico nos Estados Unidos. Especula-se que Anderson possa ter recebido até R$ 200 mil de cachê. Bem investidos, já que ele até colocou uma camisa do Corinthians, ainda em cima do tatame, e expôs a marca da patrocinadora para fronteiras até então pouco exploradas. Bem cercado, participou de quase todos os principais programas da TV Globo.

Questionado sobre sua aproximação de causas sociais com o possível lançamento de uma fundação, Ronaldo deu mais detalhes sobre seus planos, desde já com um tom diferente dos demais. "Vamos lançar e se chamará Criando Fenômenos. Não teremos um espaço físico. Vamos potencializar as outras fundações que existem e há mais de 700 mil ONGs. Queremos estudar as que trabalham bem, que fazem bem feito, mas têm dificuldades. E aí vamos captar patrocínios, pois teremos facilidades em ajudar aquelas que precisarem", argumentou.

Sem dúvida, Ronaldo não está aí para ser mais um. Não foi no futebol. Muito menos no marketing.

Retirado do portal Terra

Corredores mineiros conhecem a Golden Four Asics

A ASICS reuniu a nata dos corredores de Minas Gerais na manhã do dia 01 de junho, na sala Maquiné do Ouro Minas Palace Hotel, que também sediará a Expo Golden Four, em Belo Horizonte, para apresentar a edição mineira da Golden Four ASICS, meia-maratona que a marca realizará em 17 de julho. A imprensa local e os principais treinadores de assessorias esportivas da cidade compareceram para conhecer melhor os diferenciais da prova que terá qualidade internacional de estrutura, premiação diferenciada e percursos inéditos.

Quem participar da Golden Four ASICS Belo Horizonte vai correr em torno da Lagoa da Pampulha, em um percurso totalmente diferente em relação às demais provas que acontecem na cidade. "A edição mineira da Golden Four é a única que vai e volta, pois a largada e a chegada ocorrem no mesmo local, na Barragem da Pampulha", diz o diretor da Iguana Sports, Paulo Carelli. Assim, o corredor já conhece a metade do caminho para a volta e poderá traçar estratégias de como finalizar a prova com o máximo de performance.

Como nas demais edições da Golden Four ASICS a de BH terá postos de hidratação com água e Gatorade, unidade médica e banheiros a cada 3km, marcação de quilometragem, chip descartável, backdrop para foto de recordação, brunch com pães, cereais e frutas (normalmente são entregues apenas frutas), premiação diferenciada, entre elas viagens a NY ou Paris, medalhas exclusivas para os 100 primeiros, além de área de massagens para recuperação aberta para todos os corredores. Voluntários de faculdades de educação-física poderão vivenciar a experiência de uma prova com qualidade internacional e darão suporte aos atletas durante toda a prova.

O Brasil é o único país onde a ASICS tem provas próprias. Lá fora a marca patrocina 48 maratonas, entre elas a de NY, maior prova de corrida do mundo. "Aqui no Brasil, a ideia é fortalecer as meias-maratonas para ter maratonas mais fortes em um futuro próximo", diz a gerente de marketing da ASICS, Andrea Longhi. Andrea é uma das idealizadoras do projeto e informa que a expectativa de público para a Golden Four de Belo Horizonte é de 2 mil corredores.



Para saber mais sobre a corrida acesse: www.golden4asics.com.br

Fonte: Assessoria