Confira os bastidores da queda de Mano Menezes

Reuniões secretas, pressões externas e pouca identificação com a torcida fazem patrocinadores agirem

sábado, 30 de abril de 2011

Piloto da Indy inspira crianças diabéticas

Em meio aos preparativos para a Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, o piloto norte-americano Charlie Kimball recebeu em sua garagem, na tarde de sexta-feira (29/04), sete crianças que fazem parte da ADJ - Associação de Diabetes Juvenil. O competidor da equipe Novo Nordisk Ganassi, que é o único diabético no automobilismo de alto nível, mostrou seu carro e contou a eles como é possível levar uma vida normal mesmo sendo portador desta condição.

Hoje com 26 anos, Kimball foi diagnosticado com o diabetes do tipo 1 em 2007. "Temi que não fosse mais capaz de correr, mas sempre tive apoio e aprendi muito depois disso", disse o piloto, que usa um transmissor colado no braço esquerdo e que passa as informações para o monitor de glicemia que fica em seu bolso - e instalado no volante de seu Dallara-Honda quando está na pista. "Quando preciso ingerir mais açúcar, eu bebo um pouco do suco de laranja que fica na garrafa que levo comigo no carro", contou.

Os pequenos visitantes se mostraram curiosos. "É muito divertido falar com as crianças. Elas fazem boas perguntas, demonstram curiosidade, e toda vez que temos esse contato a sensação é ótima, tanto para elas como para mim. Gostei muito da experiência de hoje, era um grupo bem alegre, com uma atitude muito positiva", afirmou Kimball, que apontou para o carro dizendo que aquele era seu ‘escritório’, arrancando risos dos curiosos meninos e meninas. "É importantíssimo mostrar a eles, que ainda são pequenos, que é possível levar uma vida normal e praticar esportes, seja como diversão ou em alto nível", finalizou o piloto, que nos Estados Unidos realiza o mesmo tipo de atividade, participando de congressos e visitando associações.

Ao fim da visita, o piloto ainda recebeu um presente inusitado das crianças: uma caixa cheia de castanhas e outras guloseimas dietéticas.
 
A associação - A ADJ é uma entidade fundada por um grupo de pais de crianças e adolescentes com diabetes e possui mais de 12 mil associados em todo o país - 90% no Estado de São Paulo. Seu objetivo é promover educação nesse campo para portadores, familiares, profissionais de saúde e comunidade. A Associação busca também favorecer a qualidade de vida, atendendo pessoas portadoras de todos os tipos de diabetes, de qualquer faixa etária e classe sócio-econômica, além de oferecer um trabalho integrado realizado por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, enfermeira e voluntários (portadores de diabetes ou familiares).

Além de realizar atendimento gratuito, a ADJ organiza campanhas de prevenção e detecção em diabetes; palestras educativas em escolas das redes estadual e municipal, universidades, associações; promove cursos de reciclagem para profissionais de saúde, entre outros, e mantém representatividade junto aos órgãos públicos como orientadora e fiscalizadora da luta pelos direitos do portador de diabetes no país.

Fonte: Assessoria

Hospital Alemão Oswaldo Cruz organiza torneio para médicos golfistas

O IV Torneio de Golfe Hospital Alemão Oswaldo Cruz acontecerá no próximo dia 5 de maio na capital paulista. É a única competição do País reservada exclusivamente para médicos golfistas e profissionais da saúde. O evento será disputado no São Paulo Golf Club, um dos mais tradicionais e importantes clubes de golfe do Brasil.

"O evento usa um esporte ligado à qualidade de vida e à natureza para estreitar nosso relacionamento com os médicos, parceiros de longa data do Hospital", afirma Klaus Behrens, do Conselho do Hospital Alemão Oswaldo Cruz,.

A prova será disputada na modalidade stableford, em que o resultado a cada buraco vale um determinado número de pontos e vence quem soma a maior pontuação.

Haverá premiação individual e por equipe, dividida nas seguintes categorias para os cavalheiros: handicap de 0 até 12, handicap de 13 até 24 e handicap de 25 até 36. Entre as damas, a disputa será concentrada em uma única categoria, a de handicap até 36.

Após o jogo, haverá um coquetel seguido pela tradicional entrega de troféus, onde serão premiados o primeiro, segundo e terceiro colocado de cada categoria, e a equipe campeã. Haverá também sorteios de prêmios aos participantes oferecidos pelas empresas patrocinadoras.


Para os iniciantes no golfe, a organização do torneio programou uma clínica com aula teórica, aula prática no driving range (área de treino para tacadas mais longas) e aula prática no putting green (área de treino para tacadas mais curtas), local onde acontecerá também um mini-torneio para os participantes da clínica.

O IV Torneio de Golfe realizado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz conta com o patrocínio da Racional Engenharia, Santander, Qualicorp, Air Liquide Brasil, Allianz, Embrase, Kimberly-Clark, MHA, Rodobens, Siemens e Vivo, além de apoio da CEI-Brasil, Grupo BEM e TAM Viagens. A organização é da Golfe & Cia.

Fonte: Assessoria

Mitsubishi Motors patrocina Jaguariúna Rodeo Festival

Entre 5 e 14 de maio, a Mitsubishi Motors participa pelo terceiro ano consecutivo do Jaguariúna Rodeo Festival, eleito o "Melhor Rodeio do Brasil" pela CNAR (Confederação Nacional de Rodeio). Como carro oficial do evento, a L200 Triton fará entradas especiais na arena, demonstrando sua força e resistência.

Além disso, dois modelos da marca ficarão expostos no lounge da entrada VIP para que os convidados possam conhecer de perto a tecnologia, o design e os detalhes do veículo. "Buscamos parceiros que tenham a ‘pegada’ do evento. Por isso nos identificamos com a Mitsubishi, que tem uma linha de produtos completa para atender as necessidades e padrões do nosso exigente público", diz Ana Luiza Arnaud, organizadora do JRF.

Em sua 23ª edição, o rodeio de Jaguariúna terá shows de Claudia Leitte, Jorge e Mateus, Luan Santana, Exaltasamba, Fernando e Sorocaba, Victor e Léo e Paula Fernandes, madrinha da competição em 2011. Mais informações nos sites www.rodeiodejaguariuna.com.br e www.mitsubishimotors.com.br.

Fonte: Assessoria

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Sharapova joga com fãs em praça de Madri

Uma promoção realizada na Espanha pela SonyEricsson, sorteou quatro felizardos que puderam, nesta quinta-feira (28/04), bater uma bola com a russa Maria Sharapova. Entretanto, o local escolhido não foi uma quadra convencional, mas sim uma arena montada na Plaza del Callao, em Madri.

“Foi muito interessante estar com meus fãs e poder jogar um pouco com eles. É uma grande iniciativa e estou encantada de participar”, afirmou a musa russa após disputar uma mini-partida com os vencedores da promoção, que para conseguir estar ao lado de Sharapova tiveram que vencer uma promoção.

Principal assunto na Espanha nos últimos dias, Sharapova não escapou de responder sobre o clássico entre Real Madrid e Barcelona. “Prefiro outros esportes ao futebol. Confesso que vi apenas um pouco (do jogo)”, declarou a siberiana, que na hora do jogo estava envolvida em outros compromissos.

Em seu primeiro teste sobre a terra batida na temporada, a russa disse estar contente por jogar mais uma vez em Madri. “Me preparei muito bem e tenho treinado duro. Será meu primeiro torneio no saibro e estou encantada de participar deste grande evento”, afirmou Sharapova que é alérgica ao saibro.

Além de usar a bela tenista para promover o Aberto de Madri, os organizadores do torneio também fizeram uma partida "vertical" do esporte, disputada em uma quadra disposta em um prédio.

O torneio de Madri começa neste sábado (30), na Espanha.

Quarta edição do curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”

O Instituto Brasileiro de Surf realiza a partir da próxima terça-feira(03/05) a  quarta edição do curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios, aberto a profissionais do mercado, estudantes nas áreas de comunicação e marketing e interessados no assunto.

O curso, idealizado e realizado pelo IBRASURF (Instituto Brasileiro de Surf), já está consolidado como uma referência nesse segmento e agora expande sua área de atuação, contando pela primeira vez com a participação de especialistas em marketing esportivo, como é o caso de Erich Beting (Máquina da Notícia) e Marcelo Dória (Brunoro Sports Business).

Além da apresentação das novas e mais importantes ferramentas de marketing no mercado do surf, do empreendedorismo e da administração desse segmento(que segundo estimativas, movimenta cerca de R$7 bilhões de Reais por ano no país), outros temas pertinentes ao esporte e suas vertentes serão analisados e discutidos pelos palestrantes convidados.

Representantes das maiores empresas de surfwear do cenário nacional, como Rogério Bocuzzi (Quiksilver), Luis Henrique Pinga (Oakley) e Felipe Silveira (Rip Curl), além de um dos pioneiros do esporte no Brasil, o surfista veterano Rico de Souza também integram o time de convidados do “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”, o único curso deste segmento em andamento no Brasil e que acontece dentro da maior universidade da América Latina, a USP.

Para os interessados em conhecer melhor esse universo do surf, uma boa notícia: as aulas poderão ser acompanhadas através da transmissão online via internet. Para isso acontecer,  será liberado login e senha a cada inscrito através do acesso em nosso site(www.ibrasurf.com.br).
Todos os participantes (online ou presencial) receberão o certificado do curso homologado pela CBS (Confederação Brasileira de Surf) e promovido pelo IBRASURF (Instituto Brasileiro de Surf).

Serviço:
O que: Curso “Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios”,
Quando: de 03/05 a 05/07
Onde: Escola de Educação Física e Esporte da USP
Quanto: R$500
As inscrições podem ser feitas através do site do IBRASURF (www.ibrasurf.com.br) e as vagas são limitadas.
Mais informações pelo telefone (11)5052-5011 ou email: ibrasurf@ibrasurf.com.br

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Máscaras Coloridas: A nova proposta de moda para a esgrima

As máscaras de esgrima com visor de lexan, estão com os dias contados. A proposta de mostrar as reações do atleta durante as disputas de esgrima, perderam espaço por uma causa maior, a segurança. O problema nunca foi a resistência em testes e certificações destes materiais, e sim, o transporte nos porões gelados de aeronaves, que altera a estrutura do equipamento, fixação do visor, custo e outros fatores.

A esgrima e o esporte nunca param de evoluir, inclusive nas tendências. É referência de moda para grandes estilistas mundiais, e agora, para grandes artistas que desejam criar a identidade do atleta através do colorido das máscaras, como em outros esportes que utilizam equipamentos de segurança similares como automobilismo, motociclismo e hockey no gelo, entre outros.

Nestes esportes, a identidade das cores e desenhos conferem o reconhecimento do atleta com maior facilidade pela mídia e fãs, gerando negócios na comercialização de materiais, que têm a sua identidade visual assimilada e reconhecida, como uma marca registrada.
Esta é a porposta do produtor e diretor de Fabrice Marinoni, buscando inovar a identidade dos atletas e dar mais cor para o esporte. Por ocasião da transmissão da TV francesa "Sport +" e para a Web TV: tv.fr www.escrime, o Master de Florete Melun Val de Seine, realizado em 02 de abril deste ano, apresentou as máscaras de oito esgrimistas nas cores das bandeiras dos seus países, estilizadas por um jovem artista.

"Esta estréia mundial é para embelezar a imagem do esporte e a qualidade de sua transmissão na televisão, podendo ser renovada nos Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos, pelo menos é o meu desejo", disse Fabrice Marinoni.

A proposta acaba criando um novo mercado em geral, inclusive artístico. Não se sabe se o regulamento vai tolerar a moda dos aerógrafos, mas é certo que o tempo vai dizer se o colorido veio para alegrar ainda mais a bela esgrima mundial.

Retirado do site: Esgrima Brasil

Competidores da Mitsubishi Cup aceleram neste sábado em Londrina

A segunda etapa da Mitsubishi Cup, um dos mais tradicionais e competitivos ralis de velocidade cross country no País, será realizada neste sábado, a partir das 8h30, entre as cidades de Londrina e Jaguapitã, no Estado do Paraná. O local da disputa será a fazenda Nova Maragogipe (Rodovia PR 170, KM 54, Jaguapitã), onde foi montado um circuito exclusivo de cerca de 32 quilômetros, em meio a plantações de cana-de-açúcar. As duplas enfrentarão três provas no percurso, marcado por muitas retas, curvas de nível, trechos travados com piso de terra batida e bem duro. Cenário perfeito para alta velocidade e disputas acirradas.
 
A grande novidade é estreia do novo carro de competição, o Pajero TR4 ER (Etanol Racing), que tem duas novas categorias, a Pajero TR4 ER e a Pajero TR4 ER Light, além das tradicionais Pajero TR4 R Light (gasolina), L200 RS, Triton RS e Triton RS Handcap. Agora são seis categorias em disputa, o que aumenta a competitividade e consagra mais duas duplas campeãs ao final da temporada.

O campeonato, que passa a ser nacional em 2011, ganha reforço das equipes do Nordeste, que entraram para esquentar a briga pelos títulos. A Mitsubishi Cup tem uma das maiores premiações do automobilismo nacional, distribuirá aproximadamente R$ 570 mil durante as sete etapas. A abertura foi no início do mês em Paulínia e, depois de Londrina, o rali passará pelas cidades de Mafra, Poços de Caldas, São Carlos, Jaguariúna e Ribeirão Preto.

A Mitsubishi Cup conta com patrocínio do Itaú, Gol Linhas Aéreas, Castrol, Pirelli, Magneti Marelli, Transzero, Mira, Mapfre, Daslu Homem e Artfix.

Red Bull X-Fighters Jams Invade Parada de Lucas

O tão aguardado retorno ao Brasil do Red Bull X-Fighters, o mundial de motocross estilo livre, está chegando: os melhores pilotos do mundo voltam ao nosso país para uma batalha inédita diante do Congresso Nacional em Brasília, no dia 28 de maio próximo.

Antes disso, porém, o público carioca vai poder sentir por antecipação a adrenalina das motos voadoras. Nesse sábado (30/4) a partir das 13h, Parada de Lucas receberá alguns dos melhores pilotos do Brasil, além do neozelandês Nick Franklin, para o Red Bull X-Fighters Jams Rio de Janeiro – uma demo com algumas das manobras mais radicais do motocross freestyle.
 
A grande estrela do evento será o neozelandês Nick Franklin, de 29 anos, terceiro na temporada 2004 do Red Bull X-Fighters, conhecido como “Sick Nick” – “Nick Doentio”, em uma tradução livre. Fazendo companhia a Nick, a elite do motocross estilo livre nacional: os paulistas Fred Kyrillos, Gian Bergamini e Jeff Campacci.

A ação em Parada de Lucas marca o retorno do Red Bull X-Fighters ao solo fluminense. Em 2008, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí lotou para receber a etapa brasileira do circuito mundial naquela temporada.

O Red Bull X-Fighters Jams Rio de Janeiro acontece na área conhecida como Barrinho, próximo à Avenida Brasil em Parada de Lucas, e a entrada é franca. Além da ação das motos, estarão presentes os DJs Nino e Grand Máster Rafael, o MC Naldo e o grupo Afrolata.

Depois do Rio, as Jams passam ainda por Recife (8/5), São João Del Rey (15/5) e Goiânia (21/5).

Damha Golf Club cria programa inédito de incentivo ao golfe feminino

O Damha Golf Club, de São Carlos (SP), inova mais uma vez ao criar um programa de desenvolvimento do golfe feminino. A inspiração para a novidade é a Academia de Golfe Juvenil Anwar Damha, que desde 2006 vem revelando talentos no golfe paulista e brasileiro e incentivando a entrada das crianças e adolescentes no esporte.

O programa Damas do Damha oferece todo sábado aulas gratuitas para as mulheres, sejam elas golfistas ou apenas interessadas no esporte. Ricardo Salinas e Antonio Araújo, profissionais do clube, dão aulas teóricas e práticas para as damas entre 9h e 10h.

"Reservamos o horário nobre do clube para atendê-las e estimular o crescimento do golfe entre as mulheres", diz Carlos Gonzalez, presidente do Damha Golf Club.

"Queremos que as mulheres estejam mais presentes no dia-a-dia do clube e que, assim como os cavalheiros e os juvenis, nos representem pelo Brasil afora e que principalmente se divirtam conosco. O golfe é um esporte que deve envolver a família inteira", completa.

O programa Damas do Damha é gratuito e está aberto a todas as mulheres interessadas, sejam sócias do Damha ou não. "Não é necessário ter nenhuma noção anterior de golfe e nem equipamento, pois emprestamos os tacos", diz Salinas, que também coordena a bem-sucedida equipe juvenil e infanto-juvenil do clube, que já reúne cerca de 30 jovens golfistas.
As golfistas e futuras golfistas que aderirem ao programa Damas do Damha têm mais uma grande vantagem: são isentas de pagar pelo aluguel de bolinhas do driving range (a área de prática).

Nas aulas teóricas, as alunas do Damha tem noções de regras, etiqueta, história e teorias da mecânica do swing. As aulas práticas também são bastante diversificadas e envolvem treinos no driving range, no chipping green (área para treinar tacadas mais curtas) e putting green (área para treinar as tacadas para embocar a bola).

As aulas também acontecem no Damha Executive Course, o mini-campo de 9 buracos de par 3 do Damha Golf Club, e no premiado campo de 18 buracos do empreendimento, considerado o 4º melhor do Brasil pela revista americana Golf Digest.

Duas das maiores incentivadoras da turma são duas golfistas com mais experiência, Nice Terni e Cristina Rosel. "A turma é muito boa e recebemos as novatas de braços abertos", diz Nice. "Treinamos todo sábado pela manhã e depois jogamos. É muito divertido", conta.

"Queremos ver famílias inteiras jogando juntas no campo, pois a essência do golfe é a interação entre seus participantes e a possibilidade de que pessoas de diferentes sexos, idades e estaturas físicas joguem juntos e se divirtam igualmente", diz Gonzalez.

Mais informações sobre o programa Damas do Damha podem ser obtidas na secretaria do clube, pelo telefone (16) 2106-6053.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Seleção tem mais um patrocinador

A CBF abriu duas novas cótas de patrocínio para a seleção brasileira. A primeira vaga já está preenchida. Trata-se da luxuosa marca de relógios suíço Parmigiani.

Os valores não foram divulgados, mas especula-se que se aproxime de 8 milhões de reais, com contrato até o final da Copa 2014.

Pelo acordo, a marca suíça terá direito a espaço nos backdrops e placas de publicidade em treinos da seleção.

A empresa se junta a Nike, Itaú, Vivo, Ambev, Volks, TAM, Extra, Gillette, Seara e Nestlé, que em 2010 desembolsaram 193.5 milhões de reais para patrocinar a seleção.

Fonte: IG


Gaúcho faz hole in one e vence o Aberto de Brasília

O gaúcho Felipe Lessa e a paulista Ruriko Nakamura venceram no último domingo, dia 24, o 28º Aberto de Golfe de Brasília, um dos mais importantes torneios do País, que vale pontos para os rankings mundial, nacional e regional de golfe.

Lessa somou 215 tacadas (72-71-72) nos três dias de competição. O gaúcho, que ganhou agora seu segundo torneio válido para ranking nacional no ano - em fevereiro, venceu o Aberto do Rio Grande do Sul - pode esta semana saltar de segundo para primeiro do ranking nacional.

O campeão entrou em campo com uma vantagem de sete tacadas para o segundo colocado, o paulista Giordano Junqueira. Após os primeiros três buracos, essa vantagem já havia caído para cinco tacadas. No buraco 4, Lessa fez um hole in one, ou seja, acertou o buraco numa só tacada, e ampliou a vantagem para 8 tacadas. "Foi uma tacada perfeita e na hora certa, pois fiquei mais tranquilo e soube administrar o meu jogo", disse.

Lessa elogiou muito o Clube de Golfe de Brasília. "O campo nunca esteve tão bom. Os greens estavam excelentes", disse. Há cerca de dois anos, o Clube de Golfe de Brasília investiu num novo sistema de irrigação de última geração da empresa americana Rain Bird, implementado pela Regatec, líder do setor no Brasil, e os resultados já foram sentidos por todos os jogadores.

O segundo colocado foi Junqueira, do Ipê Golf Club, de Ribeirão Preto, que somou 222 tacadas (80-68-74), seguido pelo gaúcho Octavio Villar, com 224 (75-76-73), e por Walter Nunes de Souza, do próprio Clube de Golfe de Brasília, com 225 (73-75-77).

Participaram da competição 123 jogadores de 12 estados diferentes. A American Airlines sorteou entre os jogadores uma passagem de avião para os EUA.

O 28º Aberto de Brasília contou com o apoio da American Airlines (www.aa.com), Golden Tulip Brasília Alvorada, Governo do DF, Secretaria de Esportes do DF, Brasília Convention & Visitors Bureau, Concessionária Brasal, G3 Comunicação, Gol Linhas Aéreas, Mapfre Seguros, Oba Hortifruti, Portal Brasileiro do Golfe, Revista Golf & Turismo e Revista New Golf. O evento foi organizado pelo Clube de Golfe de Brasília e Fecong e teve o apoio da Confederação Brasileira de Golfe.

Juninho Pernambucano desdenha do marketing e assina com Vasco

O Vasco confirmou o retorno de Juninho Pernambucano ao clube para agosto, mas diferente do que antecipamos aqui não foi necessária nenhuma fórmula mágica do marketing esportivo para convencer o “Reizinho” a retornar ao Gigante da Colina.

O desejo de encerrar carreira no seu clube de coração falou mais alto e Juninho abriu mão do alto salário que recebia no Al-Gharafa para ganhar um salário mínimo no Vasco. O meia garante que irá receber apenas R$ 600 por mês (pouco mais que o salário mínino base nacional de R$ 545), mas seu contrato terá cláusulas de bonificações por metas atingidas (com valores não revelado). O que já se sabe é que ele terá direito a 50% de futuros contratos com novos parceiros do Gigante da Colina. O Reizinho também demonstrou o desejo de seguir em São Januário após o fim da carreira, em um cargo como dirigente.

“Volto sem ação de marketing alguma. Eu e o Vasco somos parceiros, na alegria e na tristeza. Eu volto para ganhar um salário mínimo, porque preciso ser justo com o torcedor. Tenho que dar resultado e, se acontecer, sou premiado. Eu me preparo nestes dois meses restantes antes do Brasileiro e volto em agosto firme e forte, sabendo que não sou mais o Juninho de dez anos atrás, mas posso ainda contribuir muito. O torcedor pode confiar na entrega e no espírito guerreiro que vou levar aos meus novos companheiros e daqui vou torcer muito, já a partir deste domingo, como venho fazendo desde que saí do Brasil. Acompanho tudo e sou Vasco. Estou muito ansioso para chegar ao Rio de Janeiro e sentir este calor“, disse o jogador, em entrevista ao site oficial do clube.

“Estou retornando ao Vasco por duas instituições deste clube, que são a sua torcida linda e fantástica e seu presidente, homem simples e do bem. Eu precisava fazer isto e sempre disse que o que faltava era iniciativa. Em 2009, Rodrigo Caetano me mandou um e-mail e conversamos. A coisa não andou. Faltava o projeto, o encaminhamento de uma proposta de trabalho. E este ano, com a ajuda do próprio Rodrigo e do José Fuentes (empresário do jogador), Roberto esteve em Recife e ali sacramentei minha volta. Estou muito feliz”, completou o craque.

O interessante é que o fato de existir um projeto de metas e participação em futuros contratos do clube, por si só já torna a contratação uma ação de marketing esportivo, mas não vamos discutir com o craque, ídolo da nação vascaína e campeão da Libertadores em 98 entre outros títulos.

terça-feira, 26 de abril de 2011

BID, Barcelona e Prefeitura do Rio de Janeiro apoiam iniciativa de esporte para o desenvolvimento

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Barcelona Futebol Clube e a Prefeitura do Rio de Janeiro lançam no próximo dia 29 a iniciativa ‘Esporte como legado para a transformação social’, que conta com o apoio do grupo internacional de marketing e publicidade WPP.

Durante o encontro serão firmadas parcerias para o fortalecimento de projetos de esporte para o desenvolvimento no Rio de Janeiro.

O encontro discutirá sobre a importância do legado dos grandes eventos esportivos que o Brasil receberá em 2014 e 2016, visto que estes representam uma excelente oportunidade para promover a mudança social utilizando o esporte como instrumento para o desenvolvimento da juventude.

O lançamento acontece no Palácio da Cidade, em Botafogo. Participam da discussão o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; o Ministro dos Esportes, Orlando Silva; Sir Martin Sorrell, presidente da WPP; Ramon Pont, Vice-Presidente do Barcelona Futebol Clube; Luis Alberto Moreno, Presidente do BID; Deco, jogador estrela do Fluminense Esporte Clube; e Ronaldo “Fenômeno”.

A iniciativa faz parte do projeto firmado entre o BID e o Barcelona em março deste ano que visa o desenvolvimento do esporte na América Latina e Caribe.

O Rio de Janeiro é a primeira cidade a ser agraciada pela parceria, segundo o projeto, o clube catalão ofereçe seu conhecimento e experiência com trabalho de apoio a crianças e jovens atraves do esporte, enquanto o banco internacional busca incorporar atividades de esporte e desenvolvimento dentro de cada um dos programas desenvolvidos em 12 cidades no Brasil nas áreas de turismo, desenvolvimento urbano, prevenção de violência, saúde e educação, e que buscam obter um alcance sustentável até a Copa do Mundo de 2014 y os Jogos Olímpicos de 2016.

O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, falou sobre os ideais da iniciativa, "Queremos respaldar as crianças e jovens na América Latina e Caribe para que possam se tornar membros produtivos para suas comunidades atraves do esporte", afirmou Moreno. "Trabalharemos para prevenir a violência, promover sua inclusão social e para que completem sua educação visando melhores oportunidades de emprego", completou.

CBF mostra superávit

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou recentemente suas demonstrações financeiras de 2010. A receita total da entidade foi de R$ 271,2 milhões, uma evolução 17%, em relação ao ano anterior, quando a receita foi de R$ 232,6 milhões.

O superávit líquido de 2010 foi de R$ 83 milhões, evolução de 15% em comparação com 2009. Naquele ano o superávit foi de R$ 72,4 milhões, crescimento de 1.378% em relação a 2008.

CBF- Receita total e superávit / (déficit) do exercício 2003 a 2010 – Em R$ milhões
Fonte: Análise BDO RCS

A cada ano a entidade máxima do futebol brasileiro amplia sua receita e superávit, impulsionada pela força mercadológica da seleção brasileira em todo o mundo. Uma parte importante do crescimento dos negócios das CBF está diretamente associado aos jogos realizados pela seleção, contratos de patrocínio e direitos de transmissão.

Além disso, em 2010 segundo publicado pela Fifa, por conta da participação na Copa na África, a CBF recebeu US$ 15 milhões pelo sexto lugar na competição.

Fontes de Receitas da CBF em 2010
Fonte: Análise BDO RCS
As receitas com patrocínio da entidade são as maiores do esporte brasileiro quando comparado com outras Confederações, clubes de futebol e de outros esportes. A CBF individualmente é a entidade esportiva com as cotas de patrocínio mais valiosas do Brasil.

Os contratos de patrocínio mais representativos para a entidade em 2010 foram com a Nike, Itaú, Ambev, Vivo,VW, Gillete, Seara, TAM e Grupo Pão de Açúcar.

Evolução receitas com patrocínio da CBF (2003 a 2010) – Em R$ milhões
Fonte: Análise BDO RCS


USP receberá evento sobre mercado para o esporte

A Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP) vai sediar nos dias 27 e 28 deste mês um evento sobre o mercado de trabalho para profissionais do esporte. O ciclo será organizado pela agência Júnior, e o objetivo é mostrar caminhos e oportunidades para universitários interessados pelo segmento.

A principal atração do evento é que haverá estandes de empresas. Essas companhias apresentarão seus trabalhos, analisarão currículos de visitantes e recrutarão estagiários.

Além disso, haverá palestras sobre “os novos caminhos do fitness”, “as oportunidades de trabalho nos Jogos Olímpicos de 2016” e “corridas de rua: um novo mercado”.

A entrada no evento será gratuita, e a feira será realizada entre 10h e 17h. Mais informações podem ser obtidas no site http://www.siuspjr.com/fec/.

Fonte: Máquina do Esporte

Camisa do Cosmos será vendida no Brasil

Para aproveitar a mística em torno da camisa do New York Cosmos, equipe na qual Pelé jogou entre 1975 e 1977, a Netshoes fechou parceria com a Umbro para comercializar a peça no Brasil - a fabricante de materiais esportivos é fornecedora da equipe norte-americana.

Franz Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Eusébio foram outros jogadores que disputaram partidas com o uniforme do Cosmos na década de 1970. Pelé, entretanto, será mais uma vez protagonista e terá dois modelos idênticos aos usados por ele à época.

Além das camisas de Pelé, ainda haverá um terceiro modelo à disposição. As camisas estão disponíveis em período de pré-venda por R$ 169,90, com opção de parcelamento sem juros e frete grátis. Os pedidos devem começar a ser entregues a partir do dia 1º de maio.

A Netshoes, fundada em 2000, possui acordos com sete clubes brasileiros: Atlético-PR, Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. Também é patrocinadora, em negócios que englobam exposição de marca em camisa, de Cruzeiro, Santos e Atlético-PR.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

República Popular do Corinthians

Por: Carlos Merigo para o site Brainstorm9   

A campanha República Popular do Corinthians da Nike ganhou o prêmio “Idea of the Year”, promovido entre os mais de 140 escritórios da Saatchi & Saatchi pelo mundo.

O case ficou na frente de outros famosos, como “Friend Recovery” da cerveja Andes, empatado em 2º lugar com “Welcome Back” da T-Mobile.

E eu estou contando isso não apenas para falar – mais uma vez – nesse blog do time mais importante do país, e também não só porque isso é uma boa credencial para a campanha em Cannes Lions desse ano, mas principalmente como desculpa para publicar o video-case abaixo.

A F/Nazca conta que a campanha gerou R$ 13 milhões em mídia espontânea.




Fonte: Brainstorm9

Real dos pés à cabeça: torcida gasta até R$ 1.020 para ser 'galáctico'

Por: Thiago Dias para o globoesporte.com

Fotos: Thiago Dias

Loja oficial do Real Madrid
Não é fácil ser pai de um jovem fã do Real Madrid empolgado com o duelo de quarta-feira contra o Barcelona, pela semifinal da Liga dos Campeões. O menino entra na loja oficial do clube merengue, no estádio Santiago Bernabéu, e quer se vestir da cabeça aos pés como os ídolos dos gramados, incluindo a camisa de Cristiano Ronaldo e as luvas de Casillas, por exemplo. A “brincadeira” pode sair por quase R$ 1.020 para o pai que não controlar o carrinho de compras do filho “galáctico”.

Durante visita à loja neste domingo, o GLOBOESPORTE.COM “montou” um torcedor ideal do Real. Ele usa camisa branca oficial do clube com nome e número de um atleta nas costas (€ 87, ou R$ 197), chuteira da marca que patrocina a equipe (€ 250, ou R$ 568), calção (€ 31, ou R$ 70), boné (€ 15, ou R$ 34)), luva de goleiro (€ 16, ou R$ 36), meião (€ 13, ou 29,50), carrega uma bola do time (€ 20, ou R$ 45) e completa o visual merengue com uma cueca do clube (€ 16,50, ou R$ 37,50).


Camisa da Copa do Rei
A ida à loja do Real, que fica bem na saída do tour pelo estádio – no melhor estilo parques da Disney -, é uma tentação para fãs de futebol de todas as idades. O local tem três andares e centenas de produtos do time treinado por José Mourinho, além de camisas de seleções e equipes de basquete também patrocinadas pela Adidas. As fotos dos jogadores “galácticos” enfeitam as paredes.

O primeiro e o segundo pisos são destinados a artigos esportivos. Logo na entrada, o torcedor dá de cara com a camisa comemorativa da recente conquista da Copa do Rei sobre o Barcelona. O modelo é igual ao de jogo, mas tem uma imagem dos jogadores celebrando nas costas. Ela também é vendida por € 87 (R$ 197). O clube disponibiliza vários tipos de camisas e agasalhos, incluindo uma edição exclusiva da Liga dos Campeões com o símbolo do torneio da Uefa no peito. No primeiro andar também há uniformes da seleção espanhola, que como última campeã do mundo exibe o desenho da Taça Fifa ao lado do escudo da federação.

No segundo, muitas chuteiras, bolas, camisas com os nomes de todos os jogadores e o local onde o fã pode personalizar o uniforme. Cada letra custa € 5 (R$ 11), assim como cada número escolhido pelo torcedor. A camisa sem nome e número é vendida por € 71 (R$ 161).

O subsolo é o espaço preferido para quem não quer só saber de “campo e bola”. Não por acaso é o local com mais mulheres na loja. Há artigos infantis (como bichos de pelúcia), chaveiros, canecas, copos, livros e coleiras, por exemplo. Uma linha chama a atenção feminina: roupas íntimas. Outra é o delírio das crianças: miniaturas de carros, ônibus, aviões e helicópteros com o símbolo do Real Madrid.

Uniformes da equipe principal

Miniatura do avião que conduz delegação do Real para os jogos fora de casa

Fonte: globoesporte.com

Confederação Brasileira de Desportos na Neve realiza a III Clínica de Rollerski na cidade de São Carlos

A CBDN - Confederação Brasileira de desportos na Neve, realizará nos dias 14 e 15 de Maio, no Parque Eco - Esportivo Damha, em São Carlos a III Clínica de Rollerski,  um treinamento utilizado pelas grandes equipes de Cross Country e Biathlon (esqui cross country com tiro esportivo) do mundo durante o verão. Como não temos neve no Brasil, os atletas desenvolvem suas condições físicas e técnicas através da prática dessa modalidade.
Com foco na iniciação do Rollerski, o evento busca a integração entre profissionais, admiradores e interessados na modalidade, assim como o desenvolvimento do esporte e a busca por novos talentos.

O presidente da CBDN, Stefano Arnhold, destaca a importância da realização desse evento: “A Clínica de Rollerski  é uma oportunidade ímpar para novos interessados nas modalidades Esqui Cross Country e Biathlon terem um primeiro contato com estes esportes e com os atletas olímpicos brasileiros”.

A III Clínica de Rollerski está aberta a novos interessados e aos praticantes que queiram aprimorar sua técnica. A instrução ficará por conta dos atletas Leandro Ribela, Mirlene Picin e Leandro Lutz, representantes brasileiros no último Mundial de Esqui Cross Country em Oslo 2011, que aconteceu entre fevereiro e março na Noruega.

O evento contará também com a presença de Roberto Carnevale, preparador  da equipe, que abordará os temas de preparação física e periodização no treinamento para as duas modalidades praticadas na neve e com adaptação para a prática no asfalto.

Para aqueles que ainda não tem equipamento próprio, a CBDN disponibilizará rollerskis, botas e bastões, dependendo da disponibilidade de tamanho. Os interessados deverão confirmar presença até dia 30 de abril, com seu número de calçado e altura. As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas através do email: depto_tecnico@cbdn.org.br

Filiada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB), à Federação Internacional de Esqui (FIS) e à União Internacional de Biathlon (IBU), a CBDN é a entidade nacional de administração dos esportes de neve no Brasil, tendo iniciado com o Esqui Alpino em 1966, graças aos esforços do esquiador Domingos Giobbi, então presidente do Clube Alpino Paulista. Hoje, conta também com as modalidades olímpicas de Snowboard, Ski Cross Country, Biathlon e Freestyle, além de promover o Rollerski, o Biathlon de Verão e o Esqui na Grama.

domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa recheada de clássicos define primeiro campeão estadual

O Coritiba é o primeiro campeão estadual de 2011, e o título veio no jogo contra o rival Atlético-PR, festa em Curitiba e renda de R$ 354 mil (19.118 pagantes). Maior público do ano na Arena da Baixada.

No Rio de Janeiro o Fla-Flu que decidia uma vaga na final da Taça Rio, ficou no 1 a 1 e foi para os pênaltis. E a festa foi rubro-negra com a vitória por 5 a 4 para um público de 20.466 pagantes e que geraram uma renda de R$ 593 mil. Pouco para a importância do jogo. Agora, no próximo domingo é tudo ou nada para Flamengo e Vasco e o Engenhão deve lotar.

O Campeonato Paulista teve somente um clássico em suas oitavas de final, mas reserva encontros épicos até conhecer seu campeão. O São Paulo garantiu sua vaga nesta disputa ao eliminar a Portuguesa por 2 a 0,  renda de R$ 287 mil para um público de 11 mil pagantes.

Em Minas Gerais tivemos o primeiro confronto entre Atlético-MG e América, e o Galo levou a melhor vencendo de virada por 3 a 1. Com o mando de campo do Coelho o público foi uma decepção, apenas 2.818 pagaram para assistir a semifinal do Mineirão. Com isso a renda foi pífia, ridículos R$ 70 mil. Menos que os R$ 91 mil do massacre do Cruzeiro sobre o América TO no sábado por 8 a 1(que teve público de 3.389 pagantes.

Já o Gauchão garantiu seu Gre-Nal na decisão do segundo Turno (Taça Farroupilha). O Internacional bateu o Juventude por 2 a 1 e decide contra o Grêmio, se vencer teremos mais dois jogos para ver quem será o campeão estadual. A renda foi de R$ 293 mil para um público pagante de 12.998. Uma curiosidade é que podemos ter cinco Gre-Nais em um curto período de tempo, basta para isso eles decidirem o Campeonato Gaúcho e se enfrentarem na Libertadores. Seriam confrontos épicos.

Subindo no mapa, vamos para o primeiro Ba-Vi das semifinais do estadual. Festa dos 21.458 presentes, mas só a metade rubro-negra saiu feliz com o triunfo de 1 a 0 do Vitória. A renda foi de R$ 522 mil. E na semana que vem tem mais no Barradão.

Em Pernambuco tivemos a vitória do Sport sobre o Náutico por 3 a 1. O Leão larga bem na semifinal e na luta pelo hexa estadual. A partida teve renda de R$ 412 mil e público pagante de 23.601. É outro jogo que promete muito mais na partida nos Aflitos.

E tivemos clássico no Campeonato Goiano também. O Goiás venceu o Vila Nova na primeira partida da semifinal por 1 a 0. O jogo teve uma renda de R$ 219 mil e público pagante de 13.264.

Para fechar o domingo de Páscoa com recheio de clássicos, o Avaí venceu o Figueirense pela semifinal do Catarinense.  A renda foi de R$ 233 mil, para um público pagante de 15.830 torcedores.

Confira o ranking atualizado.

Steve Nash, McEnroe e Anderson Silva jogam bola em NY

O Cosmos reuniu o jogador da NBA Steve Nash, o ex-tenista John McEnroe e o lutador de MMA Anderson Silva para uma partida de futebol durante o Tribeca Film Festival 2011, em Nova York, nos Estado Unidos.

O evento foi patrocinado pela Umbro, mesma fornecedora de material esportivo da equipe, e a presença do trio serviu para divulgar ainda mais o retorno da equipe americana aos gramados.

A partida teve dois tempos de 30 minutos e contou com a presença de outros famosos do cinema, TV, esporte e música como: Ethan Hawke, Gael Garcia Bernal, Claudio Reyna, Cobi Jones, Tony Sanneh, Jeff Agoos, Eddie Lewis, Tony Meola, Shep Messing, Anthony Lapaglia, Gale Harold, Vera Farmiga, Michael Rapaport, Mark Consuelos, Ethan Zohn, David Gordon Green, RJ Cutler, Jack Osborne, John O'brien, Brett Claywell, Gilad Bloom, Eli Freeze e Andrew Shue.

A partida terminou em um diverdido empate por 3 a 3, apesar de vários "jogadores" terminarem o jogo se dizendo vencedor.

Anderson Silva participa de jogo de futebol em NY

Lutador caipira quer levar o ritmo sertanejo para o UFC

Fábio Maldonado não é dos lutadores mais conhecidos do UFC, mas, se finalmente colocar em prática um de seus planos, pode ficar famoso. Natural de Sorocaba, no interior de São Paulo, com o sotaque caipira evidente, ele quer ser o primeiro lutador do maior torneio de MMA do planeta a entrar no octógono ao som de música sertaneja.

“Já pensei muito em entrar na luta com uma coisa diferente. Adoro Zezé di Camargo e Luciano, Jorge e Mateus, Victor e Léo...”, confessa. Orgulhoso de suas raízes, o atleta trabalha para aumentar a popularidade do MMA no interior, se tornando o primeiro lutador a levantar a bandeira caipira na entidade.

“Eu adoro o interior. Se pudesse, faria a maior parte da minha preparação por lá. Amo meu passado e não escondo isso. Ele me dá forças e adoro a vida por lá. Tenho até intenções de criar um centro de treinamento para revelar atletas do interior, porque falta isso. É um dos meus projetos”, explica o atleta de 31 anos.

Há seis meses no UFC, Maldonado já viu sua popularidade aumentar exponencialmente em sua terra natal. Foi até homenageado pela Câmara de Vereadores de Sorocaba pelo sucesso no torneio.  Mesmo assim, admite que o MMA ainda é visto com certo preconceito por parte da população do interior paulista.

“O MMA ainda está crescendo no interior. Ainda tem pessoas que não conhecem, mas o preconceito já diminuiu bastante. Vamos ver se conseguimos revelar mais lutadores para acabar com isso. Mas antes costumava ser bem pior”, lembra.

Se depender do começo no UFC, Maldonado tem tudo para atingir o sucesso na franquia. Chamado às pressas para substituir um atleta lesionado há seis meses, ele encarou o inglês James McSweeney na casa do adversário, no UFC 120, e levou a melhor com um nocaute no terceiro round – nessa luta, porém, ele entrou no ringue ao som da música tema do filme “Rocky, o lutador”.

“Estava quase acertando minha volta ao boxe quando recebi o convite do UFC. Tive que perder 16 quilos em 19 dias e foi bem complicado, mas valeu a pena. Agora estou mais em forma, com oito quilos acima do limite”, ressaltou o sorocabano. Maldonado tentará manter a sequência no UFC diante de Kyle Kingsbury, em junho.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Paraquedistas quebram recordes brasileiro e sulamericano de formação em queda livre


Juan Mayer
A cidade norte-americana de Eloy, no Arizona, foi palco nesta quarta-feira (20 de abril) de um fato histórico para o esporte brasileiro. 102 paraquedistas da equipe Dream Team estabeleceram um novo recorde nacional e sulamericano de formação em queda livre. A marca anterior era de 82 atletas.

A equipe brasileira precisou de apenas cinco dias para cumprir seu objetivo. O evento começou em 15 de abril (como mostramos aqui) e terminaria no próximo dia 22. Nesta modalidade, o objetivo é compor imagens em pleno ar.

"Estamos vibrando com esta conquista", contou Ricardo Pettená, capitão do time e proprietário do Centro Azul do Vento de Paraquedismo. Segundo ele, o recorde deixou o Brasil no seleto time de cinco países que possuem formações com mais de três dígitos. 130 atletas participaram da ação.

O colunista dos Canais ESPN, Luis Henrique Sabiá era um dos 130 atletas que participaram da missão. Segundo ele o salto foi perfeito, muito limpo e os paraquedistas seguraram a formação durante aproximadamente 10 segundos. A FAI (Federação Aeronautica Internacional) homologou o recorde no mesmo instante.

Confira algumas imagens do redorde:

Pessoal de preparando em um dos aviões



Visual da aproximação
O começo da formação
Aproximação
Aproximação


102 paraquedistas quebraram o recorde de formação brasileiro
A equipe

Sociedade Limagrain-Guerra fecha com Coritiba

Por: Eduardo Lopes para o Máquina do Esporte
O Coritiba acertou seu último patrocínio para o uniforme. Até dezembro deste ano, a sociedade de empresas agrícolas entre a francesa Limagrain e a brasileira Sementes Guerra, ficará nos ombros do uniforme do Coritiba. Dessa maneira, a marca se junta ao BMG, à Ira e ao JMalucelli na vestimenta do clube paranaense.

A nova marca fará a sua estreia nos gramados brasileiros em um clássico estadual, na partida entre Coritiba e Atlético Paranaense. No ombros do uniforme alviverde, estarão as marcas com as letras “LG”, e o slogan em inglês usado pela empresa francesa, “From Earth to Life”. Antes, o clube fez partidas com um ponto de interrogação no local, sinalizando com a proximidade de um acordo.

O grupo francês Limagrain chegou neste ano no Brasil, em uma parceria com a Sementes Guerra. Trata-se de uma das maiores empresas de sementes do mundo, com alto investimento em engenharia genética. Hoje, quase 70% do seu mercado está restrito à Europa, onde ela é líder em seu segmento. Mantém um faturamento anual em torno de 1,3 bilhão de Euros, com atuação em 30 países.

No Brasil, seus investimentos estão previstos em R$ 91 milhões, com matriz da parceria Limagrain-Guerra na cidade de Pato Branco. Seu principal interesse no país é a venda de milho geneticamente modificado, com foco no mercado interno e em outras regiões da América Latina.

A empresa aproveita, dessa maneira, o bom momento vivido pelo Coritiba em campo. Após retornar à Seria A do Campeonato Brasileiro, a equipe tem feito boa campanha no Campeonato Paranaense e na Copa Kia do Brasil.

Solidariedade

Na última semana, os espaços do ombro no uniforme do Coritiba ficaram reservados a duas empresas: Barion e Pietrobon. Fabricantes de chocolate, cada empresa "pagou" mil ovos de páscoa, que foram doados para crianças carentes. Neste ano, o hospital Pequeno Príncipe também já havia usado gratuitamente o espaço na camisa, para promover o projeto social “Gols pela Vida”.

Fonte: Máqiona do Esporte

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Torcida escala Léo com a camisa 99

Conforme falamos aqui, o Santos fez uma votação junto a sua torcida para escolher um jogador para atuar com a camisa 99 nas quartas de final do Paulistão, e o vencedor foi o  lateral-esquerdo Léo. Que usará o número contra a Ponte Preta, neste sábado, na Vila Belmiro.

Ele foi escolhido pelos torcedores para homenagear o aniversário do Peixe, que completou 99 anos no último dia 14. O concurso foi realizado através do Facebook. Alvinegros entravam e votavam no jogador que eles gostariam de ver usando a camisa especial. Léo superou Elano, Neymar e Ganso.

"Tenho certeza que a camisa vai trazer bastante sorte e nos ajudar a classificar a equipe para a semifinal do Paulistão", afirmou o jogador.

A escolha não deixa de ser simbólica também. Léo é o jogador do atual elenco com mais partidas disputadas pelo Peixe: 367 jogos, 22 gols e quatro títulos: dois Campeonatos Brasileiros (2002 e 2004), uma Copa do Brasil e um Paulistão, ambos em 2010.

"O Santos representa tudo na minha carreira. Por isso, estou muito feliz por ter sido escolhido pela torcida", completou o escolhido.

Fonte: globoesporte.com

Nike ainda aposta em Tiger Woods

O golfista Tiger Woods encerrou na última semana uma viagem por países asiáticos. Ele viajou a fim de promover a nova linha de produtos da Nike para a modalidade, e essa excursão se tornou um trunfo da empresa de material esportivo para defender um de seus principais patrocinados.

“As pessoas realmente admiram a condição atlética dele. Tiger Woods é a personalidade que melhor representa nossos produtos do segmento, e ter um atleta desse porte nos dá um retorno enorme”, disse Cindy Davis, diretora da companhia para o golfe, à agência “Reuters”.

Em 2009, Woods envolveu-se em um grande escândalo por conta de relações extraconjugais. A vida pessoal do norte-americano passou a estampar veículos que anteriormente se ocupavam com o desempenho dele, e isso causou um prejuízo para a imagem do golfista.

Accenture, AT&T e Pepsi decidiram, em função da celeuma, encerrar seus patrocínios ao golfista. Além disso, Procter & Gamble e a revista Golf Digest decidiram não renovar seus contratos com ele.

A fuga de patrocinadores foi acompanhada por uma queda de rendimento. Em 2010, a despeito de ter se mantido no topo dos golfistas mais bem pagos do mundo, Woods teve uma redução de faturamento em torno de US$ 48 milhões.

O índice David Brown, que tenta medir a capacidade que personalidades têm para influenciar as pessoas, derrubou Woods da 96ª para a 2.586ª colocação em âmbito mundial. No meio desse processo, a Nike foi a patrocinadora que defendeu o atleta com maior ênfase.

“Nunca tivemos dúvida sobre estar com ele. Creio que a nossa decisão foi correta”, completou Davis.

Nesta mesma semana a EA divulgou a capa de sua franquia de jogos de golfe, e pela primeira vez Woods não estampa o game. O nome do golfista aparece somente no título "Tiger Woods PGA Tour 12".

Nesse caso, John Riccitiello - chefe da EA - comentou que não é por decisão única e exclusiva da EA, mas sim, e também, de Tiger Woods. Em comentários anteriores John revelou que os acontecidos da vida pessoal do atleta não iriam afetar seus negócios com a empresa.