Confira os bastidores da queda de Mano Menezes

Reuniões secretas, pressões externas e pouca identificação com a torcida fazem patrocinadores agirem

quinta-feira, 31 de março de 2011

Espanyol aposta em prêmios emocionais para lançar cartão

Espanyol, time de Barcelona, aposta na criação de um cartão de crédito vinculado à imagem do clube para aumentar sua torcida. A grande novidade do produto é seu apelo emocional. Lançado nesta quarta-feira (30/03) o produto já é aceito em 500 estabelecimentos na região da Catalunha.

Trata-se de um cartão de crédito com funcionalidades de um artefato tradicional, mas com identidade visual ligada ao Espanyol. Além disso, as pessoas que fazem compras com esse objetos são credenciadas a participar de promoções que distribuem prêmios igualmente atrelados ao clube.

A criação de um cartão vinculado à imagem do clube é a nova aposta do. O produto aposta em prêmios “emocionais”, tem abrangência em um grande número de estabelecimentos comerciais da Catalunha e visa atingir cerca de 500 mil pessoas.

“É um dia importante para nossa massa social já que apresentamos a o novo cartão RCD Espanyol MyTeam Passion. Levamos quase três anos desenvolvendo este projeto. Reforçamos a idéia da força de um sentimento, explicou Raul Ciprés, diretor de marketing do clube. Ele ainda salientou que o objetivo é “reunir, ainda mais, a massa social”, e acrescentou que é um projeto para continuar crescendo graças "a paixão que temos pelo nosso clube e do sentimento".

A lista de prêmios conta, por exemplo, com camisas autografadas por um jogador escolhido pelo ganhador ou participação em eventos oficiais. A ideia do Espanyol é amealhar cerca de um milhão de euros por temporada com o novo lançamento.

Em alta, Pan-2011 refaz meta de arrecadação

Os resultados comerciais positivos obtidos pela organização dos Jogos Pan-Americanos de 2011, que serão realizados em Guadalajara, fizeram com que a competição mudasse seu objetivo. A meta de faturamento com patrocínios foi inflacionada em US$ 10 milhões em comparação com o plano inicial.

A primeira projeção de arrecadação do comitê organizador local era atingir US$ 40 milhões com patrocínios. Contudo, a competição já amealhou US$ 46,5 milhões com acordos comerciais.

Os contratos assinados para o Pan dividem empresas em três categorias: patrocinadores, fornecedores e colaboradores. Com isso, a organização espera atingir até US$ 50 milhões de faturamento.

“O apoio das empresas tem sido fundamental para nós. Investimos muito para realizar os Jogos Pan-Americanos, e ficamos contentes por ver que isso está sendo reconhecido”, disse Horacio de la Vega, diretor comercial e de marketing do comitê organizador local.

Até o momento, o Pan-2011 tem cerca de 25 patrocinadores. Ainda haverá ao menos 12 eventos oficiais relacionados ao evento neste ano antes de a competição começar.

Fonte: Máquina do Esporte

São Paulo anuncia sua nova musa: Cacau, ex-BBB


Depois do vibrar com o centésimo gol de Rogério Ceni e fazer festa pela contratação de Luis Fabiano. O São Paulo anuncia um reforço de peso em sua torcida, principalmente para os marmanjos. A Cacau, participante do BBB 10, vai desfilar suas curvas na revista oficial do clube e recebeu convite para se tornar uma espécie de torcedora símbolo do clube, estando sempre que possível nos jogos da equipe para recepcionar os torcedores Vips.

A ex-BBB posou para revista com a camiseta do time e ainda fez fotos dentro da loja do estádio e na arquibancada. Animada, Cacau agradeceu ao convite e disse se sentir honrada em ser a musa desta edição. “Foi uma honra ser convidada para ser musa dessa edição. Espero que toda a torcida goste das fotos!” falou Cacau.

Por sinal os ex-BBBs estão dominando a revista tricolor, em sua última edição o destaque feminino ficou por conta de Michelly, eliminada no programa deste ano, mas sua relação com o clube ficou somente nas fotos.

Vasco TV estreia com Roberto Dinamite e sem anunciantes

Em uma parceria com o Esporte Interativo, nasceu a Vasco TV, um programa semanal de 30 minutos que levará aos torcedores cruz-maltinos conteúdos exclusivos, como informações de bastidores, entrevistas com ídolos do passado e da atualidade e notícias sobre o time tetracampeão brasileiro e campeão da Libertadores no ano de seu centenário, em 1998. A iniciativa segue os modelos de TV adotados por grandes equipes da Europa, como Barcelona e Milan, que hoje também estão na tela do Esporte Interativo, além de Liverpool, Arsenal, Chelsea, Manchester United e Porto, dentre outros.

A produção fica a cargo da Diretoria de Marketing do clube. No programa de estreia na última quarta-feira (30/3), às 17h45 (de Brasília) o convidado de honra foi Roberto Dinamite, presidente e maior artilheiro da história do clube. Para a segunda edição, outra presença ilustre já está confirmada. Trata-se do ex-goleiro Carlos Germano, campeão brasileiro em 1997 e da Libertadores no ano seguinte. Além do programa inédito a ser exibido toda quarta-feira, um VT será transmitido às sextas-feiras, às 18h.

O tema central do primeiro programa não poderia ser outro, a volta do ídolo Juninho Pernambucano. Entre revelações da estratégia usada para repatriar o jogador está que seu salário será baixo, “mínimo” de acordo com Dinamite, porém, o meia não aceita ficar concentrado com o time para jogos no Rio de Janeiro. O presidente disse que detalhes ainda estão sendo acertados antes do anuncio, que pode ser feito a qualquer momento.

O planejamento do canal começou em setembro do ano passado e passou por diversos formatos até chegar ao de 30 minutos de duração. Porém, mesmo com meses de antecedência a Vasco TV estreou sem anunciantes.

Segundo o site Máquina do Esporte, nos últimos seis meses, Vasco e Esporte Interativo se empenharam na captação de empresas interessadas em explorar a programação, mas a dupla ainda não conseguiu convencê-las de que o projeto terá força. "Agora será mais fácil, porque é mais fácil vender com o projeto no ar", conta Marcos Blanco, diretor de marketing da equipe.

Vice-Presidente de Marketing do Vasco, Fábio Fernandes é um dos que apostam no sucesso do programa “A Vasco TV é mais um grande e inovador passo no nosso plano para aumentarmos a exposição da nossa marca, criarmos novos canais de contato com o nosso torcedor e agregarmos maior valor para os nossos parceiros comerciais, sejam eles patrocinadores atuais ou futuros, empresas produtoras de itens licenciados ou simples anunciantes interessados no retorno de mídia do programa”, afirma Fernandes.

Do lado do Esporte Interativo, o Diretor Bernardo Ramalho acredita que a parceria é desafiadora, já que o Vasco passa a ser o único grande clube brasileiro a ter um programa semanal na TV aberta. “Com nossa audiência, aliada a tudo o que representa o Vasco no futebol brasileiro, temos certeza de que essa aliança tem tudo para render bons frutos”, completa o executivo.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Por Juninho Pernambucano Vasco prepara estratégia de marketing

Apesar de a volta de Juninho Pernambucano ao Vasco ainda não ter sido selada, Roberto Dinamite, presidente vascaíno, dá como certo o retorno do meia à equipe a partir de julho, quando termina o contrato do jogador com o Al-Gharafa, do Qatar. Para celebrar a repatriação do ídolo, o marketing do clube irá adotar estratégia diferente.

Quando outros jogadores mais conhecidos estavam prestes a serem contratados, caso de Felipe e Diego Souza, o departamento havia optado por aguardar a chegada dos atletas para só então começar a pensar em ações de marketing. Com Juninho, o plano é antecipar a criação de iniciativas ligadas ao jogador para executá-las antes.

"A volta dele já nasce com ideias de produtos, projetos, porque ele é um ídolo em atividade", adianta Marcos Blanco, diretor de marketing do Vasco. Por enquanto, ainda não há ideias concretas do que será feito com o atleta, mas existe a possibilidade de extrapolar a área de licenciados e usá-lo com sócios e eventos, por exemplo.

Vale lembrar que o retorno de Juninho ao Vasco, no qual trabalhou entre 1995 e 2001 e conquistou dois torneios nacionais, dois continentais, um regional e um estadual, reforça a campanha política de Roberto Dinamite, que pretende se reeleger presidente do clube. As eleições devem acontecer em junho, pouco antes do retorno do meia.

Fonte: Máquina do Esporte

Greve do futebol espanhol acaba em paeja

Falamos aqui sobre a possibilidade de greve na Liga Espanhola de Futebol. Bom, lá como cá, parece que tudo termina em pizza, ou seria paeja?

A juíza Purificación Pujol, de Madri, decidiu aceitar nesta quarta-feira a medida cautelar impetrada por seis clubes do país que anula a greve proposta pela Liga Nacional de Fútbol Profesional (LFP, na sigla em espanhol), que representa os clubes e que marcara uma paralisação para a 30ª rodada do Campeonato Espanhol. Na prática, não haveria nenhuma partida das primeira e segunda divisões do país no próximo final de semana (02 e 03 de abril), e todas as nove jornadas restantes da disputa seriam postergadas em uma semana. Com o parecer, o calendário oficial segue a programação normal, e todos os jogos acontecerão. 

A necessidade de uma intervenção jurídica deu-se por conta de Athletic Bilbao, Real Sociedad, Zaragoza, Espanyol, Sevilla e Villarreal não concordarem com a iniciativa da LFP - que contava com o apoio dos gigantes Real Madrid e Barcelona - que tinha como objetivo ser um protesto por questões relativas a direitos de transmissão de TV e maior participação no dinheiro oriundo das loterias. O Málaga é o único clube que não se posicionou sobre o assunto.

O grupo dos seis 'rebeldes' ou G-6, como é tratado pela imprensa do país ibérico, era contra a greve e argumentou que a mesma ia contra o interesse público e que o próprio presidente da LFP, José Luis Astiazarán Iriondo, assegurou em carta enviada em dezembro a Associación de Futebolistas Españoles (AFE, novamente na sigla em espanhol), que representa os jogadores, que seria impossível parar a disputa nacional no meio por falta de datas.

Mas também há por trás da investida contrária deste grupo, que saiu vencedor, interesses relacionados aos direitos de transmissão de TV, cujo atual contrato acaba neste ano e um novo deve ser fechado para o triênio 2012-2015. Os seis são contrários à negociação individual, tal como ocorre atualmente, e defendem a discussão em conjunto para que a divisão das receitas seja mais igualitária.
Fonte: ESPN

Jump Festival começa valendo vagas para o Red Bull X-Fighters

Nesta sexta-feira começa em Jacareí (SP) a seletiva nacional para o Red Bull X-Fighters. O evento acontece entre 31 de marçco e 3 de abril e funciona como uma seletiva para a 2ª etapa  da competição internacional que será realizada em Brasília nos dias 27 e 28 de maio.

Chamado de Jump Festival a competição reunirá os melhores pilotos de motocross freestyle do Brasil e valerá quatro vagas para o maior evento FMX do mundo.

"Para nós é uma honra poder sediar uma seletiva do Red Bull X-Fighters, o maior evento de FMX do mundo. Isso mostra o reconhecimento da seriedade do Jump Festival, que, desde sua primeira edição, sempre manteve os padrões internacionais, tanto nas pistas como no tratamento aos pilotos", afirma Dárcio França, produtor-chefe do Jump.

Os quatro melhores colocados no FMX do Jump Festival formarão o grupo brasileiro que viajará a Brasília. Na Capital Federal, os atletas disputarão uma vaga para juntarem-se a nomes como o campeão de 2010, o americano Nate Adams, o norueguês Andre Villa, o espanhol Dany Torres, o neozelandês Levi Sherwood e o australiano Robbie Maddison.

Será a segunda visita do Red Bull X-Fighters ao Brasil. Em 2008, diante de 30 mil pessoas no Sambódromo do Rio de Janeiro, Gilmar “Joaninha” Flores foi o brasileiro de melhor desempenho na seletiva, e brilhou no evento principal ao derrotar o francês Brice Izzo e chegar às quartas-de-final.

A competição,por si só, é uma atração a parte. Com shows de DJs, distribuição de prêmios e é claro, muito energético, vale a visita mesmo para aqueles que não curtem esportes radicais.

A temporada 2011 do X-Fighters começa no dia 15/4, em Dubai, e após Brasília passa ainda por Roma, Madri, Varsóvia e uma cidade ainda não revelada na Austrália.

terça-feira, 29 de março de 2011

Copa das Nações Danone 2011 começa bastante animada e com muitos gols

Não poderia ter sido melhor a abertura da etapa paulista da Copa das Nações Danone 2011,  disputa promovida pela Speed Sports e que reúne equipes com atletas de 10 a 12 anos.  A competição é realizada em 40 países, com mais de 2.5 milhões de atletas, e os campeões de cada um participarão da final mundial, em Madri, na Espanha, em setembro. O primeiro final de semana da Copa das Nações Danone foi sucesso total, com jogos emocionantes, torcida animada e muitos gols. As tabelas com os resultados e classificações podem ser vistas em nosso site - www.copadanone.com.br. Nos dias 2 e 3 de abril,  a competição, que terá 13 rodadas,  tem sequência dos dois torneios, sendo que  os jogos ocorrem no Centro de Práticas Esportivas da USP - CEPEUSP, a partir das 9h.

No último sábado, a programação teve  56 jogos, com as equipes representando os clubes e associações. Já no domingo, começou o torneio das escolas particulares, com 48 jogos.  Foram muitas jogadas que ficarão na memória de nossos pequenos grandes atletas. A organização das equipes e vontade de vencer dos garotos impressiona. Por isso, a competição tem crescido a cada ano, motivando times de todo o país. Ao todo, 268 gols foram marcados, confirmando a força das equipes.

Sucesso também fora do campo. A programação de atividades para as atletas e acompanhantes atraiu muita gente. Para aguentar as pressão  de ver seus filhos jogando, os pais participaram de vários sorteios de brindes e ainda tiveram massagens relaxantes, enquanto os filhos menores se divertiram nos brinquedos montados ao lado dos campos, e com as brincadeiras com animadores e a distribuição de produtos Danone.

Em sua décima segunda edição, a Copa das Nações Danone é um sucesso. O evento, apoiado pela FIFA e pela Federação Francesa de Futebol, reúne nada menos 2,5 milhões de jovens em 40 países dos cinco Continentes. Todas em busca de uma vaga na final mundial, que nos primeiros oito anos ocorreu na França. Em 2010, a final foi na África do Sul e este ano, o evento está marcado para a capital espanhola. O ex-jogador francês Zidane é o padrinho mundial da Copa das Nações Danone, única competição deste nível para o Sub-12 no planeta.

No Brasil, a Copa é coordenada pela Speed Sports e contará com 384 equipes em suas três etapas. O campeão de cada etapa de classificará para a final, no dia 19 de junho, também na capital paulista. Alguns dos principais jogadores do país já foram padrinhos do evento, como  Raí, Nilmar, Hernanes, Marcos e Cafu, que apadrinha o torneio há três anos.

A Copa da Nações Danone 2011 é uma realização da Danone, com organização da Speed Sports, supervisão da FIFA e apoio da Adidas e Accor.

Fonte: Assessoria

Rogério Ceni ganha coleção especial após centésimo gol

Finalmente o marketing do São Paulo se mexeu e lembrou de faturar com o centésimo gol do Rogério Ceni. Na minha modesta opinião ainda é muito pouco, mas é melhor do que nada.

Logo após a vitória sobre o Corinthians por 2 a 1, a diretoria do clube anunciou o lançamento de um kit especial com duas camisas para celebrar a marca do goleiro-artilheiro.

O fã que quiser a lembrança terá que pagar caro por ela, R$ 999,00, mas vale a pena. Em um estojo de luxo o kit conta com duas camisas, a primeira é uma réplica da utilizada por Ceni quando ele anotou o primeiro gol na carreira - em 15 de fevereiro de 1997, diante do União São João de Araras -, e a segunda tem um design inovador: é dourada, com um desenho estilizado em V no peito e traz a inscrição "100 gols" nas costas.

"É uma edição limitada, para mil torcedores, que custará R$ 999,00 e deverá estar fisicamente nas lojas a partir do dia 15 de abril. Mas já é possível fazer a reserva pela loja oficial do São Paulo no Morumbi", informou o vice-presidente de marketing do clube, Julio Casares.

Para aqueles que não podem gastar tanto, mas querem uma lembrança da façanha, a loja do São Paulo esta com uma edição especial da camisa do goleiro com o número 100 nas costas e em um detalhe frontal, o preço é de R$ 169,00.

Ok, podem me chamar de chato. Mas acho que o Rogério Ceni (de quem não sou fã) merecia muito mais do que isso. Tanto pelo feito histórico, quanto pelo potencial de vendas e marketing para o clube.

Palmeiras prepara acerto com Ronaldo Fenômeno

Reuters
O Palmeiras flertava com Traffic, mas um encontro entre o presidente alviverde, Arnaldo Tirone e o ex-atacante Ronaldo durante o jogo amistoso da Seleção Brasileira contra a Escócia, realizado no último domingo, em Londres pode ter mudado o rumo desta história.

No encontro o mandatário do Verdão marcou uma reunião com o Fenômeno. O objetivo? O desejo de que a 9INE seja parceira do Palmeiras.

O Presidente do Verdão chefiou a delegação da Seleção durante o amistoso vencido pelo Brasil por 2 a 0, e que teve Ronaldo, de terno e gravata, como homenageado.

A 9INE, empresa de marketing esportivo do Fenômeno, já tem entre seus atletas o campeão de MMA, Anderson Silva, e atualmente contratou o Atacante Adriano para o Corinthians. Além destes dois pesos-pesados a empresa sonha com Neymar, do Santos, Lucas, do São Paulo e Kaká, do Real Madrid.

Fonte: Painel FC

segunda-feira, 28 de março de 2011

Cães ralam no Brasileirão de Agility

É hora de mostrar que o melhor amigo do homem também pratica esporte e é uma grande fonte de exposição para as marcas. Aconteceu neste final de semana a 9ª etapa do XII do Campeonato Brasileiro de Agility organizado pela CBA (Confederação Brasileira de Agility), no Hotel Fazenda para cães Clube de Cãompo, em Itu-SP. A competição contou com a participação de 140 duplas de cães e proprietários e valia uma vaga para representar o país no mundial da França.

Divididos em três categorias, mini, midi e standart, a competição é o evento esportivo mais importante do Brasil na categoria. Como a entrada era franca, vários torcedores e curiosos encheram o clube com suas mascotes para torcer e se divertir assistindo as peripécias dos profissionais.

Para aqueles que não conhecem o Agility, o esporte é levemente baseado em provas hípicas e depende da parceria perfeita entre o cão e seu condutor. Juntos eles percorrem uma pista composta por diferentes obstáculos ajustados de acordo com a categoria do animal. O grande desafio da modalidade é fazer com que o mascote complete o percurso em pouco tempo e com poucos erros, sem o auxílio de uma coleira ou uma guia. “O mais bacana desse esporte é ver que os cães se divertem enquanto estão na pista!”, aponta o médico veterinário responsável pelo Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Jr.

Como todo esporte que se preze, o Agility melhora o condicionamento físico dos animais contribuindo para sua saúde e longevidade, reduzindo as chances de  sobrepeso e os problemas decorrentes dele. Além disso, a atividade física libera no animal hormônios relacionados ao bem-estar que reduzem os níveis de estresse e ansiedade muito comuns nos cães que passam muitas horas sozinhos.

Claro que para os telespectadores o evento é uma atração a parte, tanto no momento que as estrelas do show completam o circuito em altíssima velocidade com saltos e peripécias incríveis, como quando acontecem acidentes como perda de caminho e até paradas indesejáveis para idas ao banheiro no meio da pista (o que significa desclassificação imediata da dupla).

Durante o campeonato, a ASPA (Associação de Socorro e Proteção aos Animais) de Itu realizou uma feira de doação de animais abandonados e sete cães encontraram um novo lar. Além disso, a entidade conseguiu que 16 cães fossem apadrinhados, com uma contribuição mensal que ajuda a manter os animais do abrigo até que sejam adotados.

Mais de 4.000 mil pessoas lotaram o Clube de Cãompo para acompanhar o evento.

Confira um slideshow do evento:





VENCEDORES

Iniciantes
Mini e Midi
1º lugar - Vanesa Vianna com Brisa (SRD) – equipe Flash Cão
2º lugar - Cassiana com Madalena (Buldogue Francês) – equipe Dog World
3º lugar - Claudia Cavalcanti com Nina (SRD) - equipe Flash Cão

Sandard
1º lugar - Raphael Mesquita com Lock(Border Collie) – equipe Amac
2º lugar – Marcos Victor com Trufa (Border Collie) – equipe Agility Curitiba
3º lugar – Marcos Victor com Pretty Beth (Border Collie) – equipe Agility Curitiba


Grau I
Mini
1º lugar – Carol com Pipo (Sckipperke) – equipe Dog World
2º lugar – Audrei com Theo (Pinscher) – equipe Cão Bala
3º lugar – Antonella Corsini com Tabaco (Papillon) - individual

Midi
1º lugar – Vanessa Vianna com Cocota (SRD) – equipe Brigada Veneno
2º lugar – Felipe Rossi com Sushi (Border Collie) – Dog World
3º lugar – Luciana com Caco (Pastor de Shetland) – Dog Word

Standard
1º lugar – Leandro com Lupy (Border Collie) – equipe Amigo Cão
2º lugar – Chu com Pax (Border Collie) – equipe Época
3º lugar – Aloísio com Núbia (Pastor Alemão NH) – equipe Samir Agility

Qualquer raça – menos Border Collie
1º lugar - Aloísio com Núbia (Pastor Alemão NH)
2º lugar – Wylleane Medeiros com Senna (Whippet) – equipe G.A.P.
3º lugar – Renato com Laresca (Golden Retriever) – equipe Cãompetição


Grau II
Mini
1º lugar – Cláudio com Ciska (Jack Russel Terrier) – equipe Amac
2º lugar – Joel Mascarenhas com Lucke (Jack Russel Terrier) – equipe Amac
3º lugar – Guilherme com Branca (Jack Russel Terrier) – equipe Cão Bala

Midi
1º lugar – Juliana com Mel (Cocker Spaniel) – equipe Samir Agility
2º lugar – Kátia e Paco (Pastor de Shetland) – equipe Época
3º lugar – Vera e Mariazinha (Terrier Brasileiro) – Samir Agility

Standard
1º lugar – Dan Wroblewsky e Dina (Border Collie) – equipe Dog World
2º lugar – Fabiano e Guiça (Border Collie) – equipe D4Pet
3º lugar – Aurélio Schubert e Totó (Border Collie) – equipe Amigo Cão

Qualquer raça – menos Border Collie
!º lugar – Vivian e Toby (Golden Retriever) – equipe D4Pet

Grau III
Mini
1º lugar – Paulo e Blanca (Pastor de Shetland) – equipe Época
2º lugar – Kátia e Candy (Pastor de Shetland) – equipe Época
3º lugar – Sonia e Beatriz (Pastor de Shetland) – equipe Época

Midi
1º lugar – Samy Wroblewsky e Theo (Pastor de Shetland) – equipe Dog World
2º lugar – Aurélio Schubert e Cacau (Pastor de Shetland) – equipe Amigo Cão
3º lugar – Fernanda e Lola (Pastor de Shetland) – GAP

Standard
1º lugar – José Luiz Filho com Dino (Border Collie) – equipe GAP
2º lugar – José Luiz Filho com Bona (Border Collie) – equipe GAP
3º lugar – Samir Abu Laila com Loly (Border Collie) – equipe Sair Agility

Lago Ness recebe corrida e monstro confirma presença

O famoso lago Ness, na Escócia, irá sediar pela décima vez a sua famosa corrida. Desta vez o banco HSBC se junta a empresa de alimentos Baxters e comprou o naming rights da prova, que será realizada no dia 2 de outubro deste ano ao redor do famoso local.

O HSBC 10k Corporate Challenge deverá ser disputado por equipes formadas por empresas. Cada companhia pode inscrever times de quatro a seis atletas que terão que completar o trajeto de dez quilômetros.

“Estamos orgulhosos de ser o banco oficial do desafio corporativo. Nós vemos essa como uma região chave para o banco no norte da Escócia, e eu estou feliz por poder investir em uma atividade local”, disse John Rendall, CEO do HSBC no país europeu.

A presença do famoso monstro está mais que confirmada nas ações de marketing. Estrela da região e figura popular em filmes de terror e cotidiano de mistério que certa os mais crentes, ele é uma atração a parte da prova.

Com premiação de 1.500 libras para o vencedor das provas masculina e feminina. O evento também conta com uma corrida de 5k, esta sem premiação em dinheiro, somente com entrega de medalhas.

Madureira exagera nos patrocínios e perde identidade visual

Patrocínio pontual é uma boa forma de se levantar uma grana extra, principalmente quando um clube pequeno tem a oportunidade de aparecer na TV. O problema é o cuidado com isso. No jogo entre Madureira e Flamengo (que acabou em 3 x 3 pela Taça Rio) o Tricolor Suburbano exagerou.

Na camisa da equipe suburbana mal se podia identificar o escudo do clube tamanha a quantidade de marcas expostas em seu uniforme.

sábado, 26 de março de 2011

Nike lança campanha global focada na ecologia

A Nike apelou para a ecologia na sua batalha com a Adidas. Após a empresa alemã lançar sua campanha global, a norte-americana reestrutura sua comunicação e faz o mesmo, ou quase.

Chama da de “Nike Better World”, o foco é voltado para o apelo ecológico e mostra para o publico e seus consumidores que os equipamentos da empresa são feitos com materiais reciclados.

O site da campanha mostra produtos da Nike feitos de material reciclados, entre eles as camisas de futebol, que são feitas de poliéster reutilizado de garrafa Pet. A empresa se gaba de ter tirado 13 milhões de garrafas dos aterros somente com a venda de camisas de seleção que disputaram a Copa do Mundo de 2010.

 Uma curiosidade, no quesito reaproveitamento de matéria prima, a rival Adidas é pioneira. Durante a II Guerra Mundial o dono da empresa, Adolf Dassler, proibido de fabricar sapatos com matéria prima nova, aproveitava coturnos usados para fazer as chuteiras que iniciaram seu império.

Mas voltemos para a campanha mundial da Nike, que por sinal não está disponível para o Brasil. No site brasileiro, temos a oportunidade de fazer um cadastro e sermos os primeiros a serem informados quando a empresa lançar a versão tupiniquim além de receber por email informações “a respeito do melhor mundo de Nike”. Claro que temos um link para a versão em inglês. E é lá que a magia não acontece.

Um site confuso, com um vídeo de abertura que em muitas vezes se confunde com o da concorrência. Cheio de craques como Ronaldinho Gaúcho, Cristiano Ronaldo e Maria Sharapova e recheado de momentos de superação, o vídeo mostra como o esporte pode mudar o cotidiano das pessoas.

Muito pouco para uma empresa do porte da Nike que pretende com esta campanha responder sua principal concorrente.

Confira o vídeo:

Atlético-MG comemora 103 anos fazendo barulho no mundo todo

site do Atlético-MG
Aniversário moderno é isso aí. Para comemorar seus 103 anos de existência o Atlético-MG lançou a campanha no twitter, o objetivo era ficar durante todo o dia 25/03. Bastava o torcedor parabenizar o clube e colocar a hashtag #galo103anos em sua mensagem.

Mas a festa “bombou”, ganhou ares internacionais e provavelmente deixou o presidente Alexandre Kalil, tuiteiro profissional, feliz. O Galo não só emplacou o terceiro e quinto lugar no Brasil. Como o repetiu a terceira posição e o oitavo entre os tópicos mais escritos no mundo.

A duplicidade se deve a muitos torcedores terem usado “Clube Atlético Mineiro” como hashtag, mas valeu a festa cibernética.



sexta-feira, 25 de março de 2011

Serena Willians abusa de sensualidade e enlouquece gamers

A tenista Serena Williams exagerou desta vez. A norte-americana estrela um comercial do jogo de tênis Top Spin 4, produzido pela 2K Sports. Até ai tudo normal, o problema é que na peça, a atleta usa e abusa da sensualidade em roupas coladas e curtas, algo bastante impróprio para o público gamer.

No vídeo Serena é descrita como “a jogadora de tênis mais sexy do mundo”, e aparece em um duelo com a atriz Rileah Vanderbilt, a “jogadora de videogame mais sexy do mundo”. Claro que a partida entre elas parece um trailer light de uma produção pornô mesclada com cenas do jogo (que ficam em segundo plano).

A produtora quando viu o resultado final do comercial vetou sua vinculação imediatamente, mas a tenista foi mais rápida e publicou o link em seu twitter, depois disso o vídeo se propagou e pronto. Imediatamente a 2K Sports informou que aquela versão não seria usada no mix de marketing da campanha: “Esse vídeo não faz parte da campanha final. Sua distribuição não está autorizada”, mas a declaração da empresa só serviu para atiçar a curiosidade sobre as cenas picantes do filme.

Quer assistir? É só clicar aqui em baixo.

Vasco terá marca de tintas no uniforme para clássico contra o Fluminense

A fabricante de Tintas Iquine acaba de firmar mais uma parceria com o Clube de Regatas Vasco da Gama. O nome da empresa será aplicado no calção e na camisa do time que enfrentará o  Fluminense, neste domingo (27 de março), às 18h30, no Engenhão.

Além das estampas no uniforme, a Iquine, assim como já ocorrera com o Estádio de São Januário, será a responsável pela pintura e manutenção do Parque Aquático, durante um ano, tempo de duração do contrrato. No fim do ano passado, a empresa desenvolveu, juntamente com a agência Herbert Perman Design, três projetos para a revitalização do Caldeirão Vascaíno. Os sócios escolheram o layout Camisas Negras e a Iquine cuidou da repaginada, no mês de janeiro.

“Estamos construindo nossa imagem no Sudeste e os patrocínios esportivos estão funcionando como ‘cartões de visita’. Este é um dos caminhos que trabalhamos para atingir a consolidação da marca Iquine no mercado, nessa região”, explica Alan Souza, diretor de marketing da Iquine. Segundo ele, a fabricante está fortalecendo as parcerias esportivas que já havia consolidado nos últimos anos e as ações serão desenvolvidas ao longo de 2011.

Presidente do Vasco, Roberto Dinamite diz estar muito satisfeito com as ações já realizadas com a Iquine e comemora a nova ação: "Estamos felizes com a ampliação dessa parceria com as Tintas Iquine. Recentemente tivemos o estádio todo pintado, inclusive a fachada de São Januário que é preservada pelo Patrimônio Histórico. Agora será a vez do Parque Aquático. Muito bom ver o nosso patrimônio sendo valorizado e cuidado por um parceiro que só tem nos trazido alegria. Espero estarmos juntos por muito tempo".

Fonte: Assessoria

Campeonato Espanhol pode parar por causa de greve

Se engana que é só Brasil que os direitos televisivos causam briga. Na Espanha a TV também está causando uma guerra entre os clubes e a Liga de Futebol Profissional (LFP), entidade que organiza o campeonato, e o que é pior, pode até causar uma paralisação no campeonato espanhol.

A greve está para a rodada do final de semana dos dias 2 e 3 de abril, porém ainda depende da adesão de alguns clubes para o movimento ser oficializado. O grupo dos dissidentes é formado por Athletic Bilbao, Espanyol, Real Sociedad, Sevilla, Villareal e Zaragoza.

O presidente do Sevilla justificou sua postura em entrevista coletiva: “Não é justo que o torcedor pague por uma disputa que não tem relação com ele”, disse José María del Nido.

Em uma reunião realizada na própria LFP, estas equipes chegaram a acionar a justiça, pedindo o impedimento da greve.

A guerra que culminou com a imposição de greve por parte de LFP se dá por três motivos: os clubes querem restringir o direito de uso de imagens do futebol nacional em veículos jornalísticos, exigem uma participação na lei que destina ao esporte uma parte da arrecadação local com loterias e apostas e querem acabar com uma regra que permite à TV pública a exibição gratuita de um jogo por rodada do Campeonato Espanhol.

Essa regulamentação, tema mais polêmico do requerimento feito pela LFP, está na Lei Geral de Comunicação Audiovisual, de 31 de março do ano passado. Atualmente, o jogo exibido em TV aberta é o que acontece às 22h dos sábados.

A análise da liga é que esse modelo de exibição em TV aberta limita o faturamento dos clubes com a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Espanhol. “Faz um ano que a lei foi aprovada, e nenhum clube se opôs naquela época. Os times estão em uma situação complicada, devem 694 milhões de euros para a Fazenda, e eu nem estou falando dos dados dos Seguros Sociais”, criticou Jaime Lissavetzky, secretário de Esporte do país europeu.

Quanto ao repasse das loterias, a LFP tem direito a 10% atualmente e pleiteia uma fatia maior. Também existe uma polêmica sobre a Lei do Jogo, que recolherá parte do dinheiro movimentado na Espanha até com apostas virtuais. Os clubes exigem ao menos 2% do que for arrecadado.

No caso da restrição à informação, a lógica é a mesma da presença do futebol em TV aberta. A LFP acredita que, como não há restrição de tempo na exibição de imagens e melhores momentos, a liga deixa de lucrar com a venda desses trechos.

Há 13 defensores da greve, sete contrários ao movimento e um clube (o Málaga) que ainda não se posicionou oficialmente.

Fonte: Máquina do Esporte

Lutador do UFC ganha pneus e comemora

O lutador de MMA Anthony “Showtime” Pettis ganhou pneus para lutar até o final de 2011. Mas espere, não estou dizendo que ele ficou gordo ou equipou seu carro. Pettis será o principal representante da marca Toyo Tires no UFC durante o ano.

O contrato tem seus valores e detalhes mantidos sobre sigilo absoluto, sabe-se somente que termina no fim deste ano e que Pettis participará de eventos e campanhas de marketing da empresa. A Toyo Tires também terá direito a um pacote de propriedade de publicidade estática  em lutas e eventos oficias em que seu lutador estiver presente.

“A Toyo sempre foi uma grande patrocinadora do MMA. Estou honrado por ter sido escolhido por eles como embaixador da marca no UFC”, comemorou o lutador.

 Pettis, de 24 anos, começou a carreira de lutador em 2007. Desde então, o peso leve, disputou 14 lutas e acumulou 13 vitórias, sendo cinco por nocaute e seis por submissão.

terça-feira, 22 de março de 2011

Conheça a operação do Flamengo para presentear Obama

Por: Eduardo Mello

Engana-se quem pensa que marketing depende só de planejamento e estratégia. A Presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, mostrou que é importante ter sorte e jogo de cintura para conseguir realizar um bom plano.

Na visita que o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez ao Rio de Janeiro, a mandatária do Rubro-Negro incluiu estes dois quesitos aos famosos 4P´s com uma maestria cirúrgica.

Primeiro, a sorte sorriu rubro-negra quando os gigantes helicópteros norte-americanos se mostraram incompatíveis para o heliponto municipal localizado na Lagoa, a poucos metros da Gávea, sede do Flamengo. A solução encontrada foi utilizar o acanhado gramado do clube para receber a comitiva de Obama.

Ajudada pela sorte, veio a oportunidade e a missão que parecia impossível: presentear o homem mais poderoso do mundo com o “manto sagrado”. E o desejo de dar o uniforme ao presidente americano quase se tornou um clássico carioca. Vasco e Fluminense abraçaram a ideia e partiram para táticas diversas. O Tricolor se preparou para entregar a camisa durante a visita presidencial à Cidade de Deus, enquanto que o Gigante da Colina teria como representantes o Governador Sérgio Cabral e o Prefeito Eduardo Paes, torcedores fanáticos do cruz-maltino.

Mas o primeiro contato de Obama com a Cidade Maravilhosa seria na Gávea, então como perder esta chance? Fácil. A forte segurança que cercava o Presidente.

A comitiva presidencial vetou que Patrícia levasse qualquer objeto em suas mãos ao recepcionar o helicóptero que pousaria no centro do gramado da Gávea com o chefe da nação norte-americana. A solução encontrada pela rubro-negra foi o famoso jeitinho brasileiro. Patrícia vestiu a camisa com o número 10 e a inscrição “Barack Obama” nas costas e partiu para a recepção. Durante a conversa, o Presidente norte-americano viu seu nome na camisa e disse “Essa camisa é minha”, foi a deixa esperada para a quebra de protocolo e a hora exata de o presente ser entregue.

O momento foi registrado e as imagens percorreram o mundo. Resta saber como o Flamengo irá tirar proveito desta oportunidade histórica.

Fluminense e Vasco também tiveram êxito em suas missões, ou pelo menos em parte delas. Ambos os clubes conseguiram entregar seus uniformes para assessores do Presidente Norte-Americano, mas sem a pompa conquistada pelo rubro-negro.


Record lança produto com nome de programa da concorrência


Se você gosta de apostas e futebol tem uma nova modalidade para investir. A Rede Record, em parceria com a Caixa Econômica Federal, lançou um título de capitalização chamado “É Gol”. O novo produto já nasce com algumas curiosidades. Primeiro, ele garante representar os 28 principais clubes do Brasil, mas não conta com o Corinthians (segunda maior torcida do país, segundo pesquisas). Outra curiosidade é o próprio nome dado ao título de capitalização, que remete ao programa com resumo de gols do canal a cabo SporTV.

As receitas serão divididas entre a emissora (20%), a CEF (30%) e os outros 50% serão distribuídos aos clubes, de acordo com o número de títulos vendidos representando cada agremiação. O portal R7 diz que “A Caixa aposta que o título poderá transformar a história do Brasil”. As vendas começam dia 28/03 em 11 mil casas lotéricas pelo país, cada título de capitalização custará R$ 6 e dará direito a participação em sorteios de 97 prêmios de até R$ 500 mil. Depois de quatro semanas seguidas de sorteios, o valor do resgate, R$ 3, vai para o clube indicado pelo comprador.

Para validar o título, o cliente precisará cadastrar seu bilhete no site do produto (www.egoldoseutime.com.br) para que possa ser avisado pela Caixa Capitalização caso seja contemplado. Os sorteios serão realizados às sextas-feiras, e os resultados poderão ser conferidos no site, na televisão, na internet e em casas lotéricas.

A festa de lançamento do produto não contou com a presença de nenhum representante oficial dos clubes envolvidos. “Nós sabíamos que os presidentes dos times não viriam. Até porque se eles estivessem aqui vocês (jornalistas) só perguntariam sobre o Clube dos 13”, afirmou o diretor da Record, Júlio Casares, que também é vice-presidente de Comunicação e Marketing do São Paulo ao portal IG.

É interessante ver como o “É Gol” se sairá no mercado, uma vez que a Timemania encontra dificuldades até hoje para emplacar. Será que o consumidor está pronto para mais uma loteria ligada ao futebol? Lembrando que ainda temos a Loteca e o Lotogol dividindo esta mesma fatia.

Copa América define patrocinadores


A Traffic anunciou os nove patrocinadores oficiais da Copa América, competição que será raliza da na Argentina em julho deste ano. LG, Mastercard, Coca-Cola, Santander, Telcel, Claro, Cnon Quilmes e o Governo de Buenos Aires comprara as cotas.

Agora a empresa negocia os direitos de transmissão em HD do evento com cerca de 200 países interessados. Os valores das cotas de patrocínio não foram divulgados.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Sócio Torcedor: uma fonte de captação de novos torcedores e renda

Por: Frederico Carvalho Lopes

Sabemos que a economia brasileira vive um bom momento e o poder aquisitivo dos tupiniquins aumentou. Vários jogadores estão sendo contratados a peso de ouro pros padrões nacionais e a última grande contratação foi Luís Fabiano (abre parênteses pro autor são paulino: bem vindo de volta Fabuloso!). 
Mas esse novo momento da população brasileira não vem sendo tão bem aproveitado pelos clubes. Uma maneira muito simples de se “fazer receita” é pelos programas de sócio torcedor. Sempre que um clube está em decadência (leia-se 2ª divisão) há uma comoção da torcida e da diretoria para reerguer o time e permitir que este volte à elite do futebol nacional fortificado. O último clube a usar esse artifício foi o Vasco com o projeto “O Vasco é meu – o sentimento não pode parar” que foi um sucesso durante 2009 porém, com o acesso e os maus resultados em 2010, foi deixado de lado (você provavelmente já leu uma matéria sobre o tema nesse blog, mas caso não tenha lidou ou se esqueceu o link é: http://mktesporte.blogspot.com/2011/01/afinal-de-quem-e-o-vasco.html ).

O problema é esse: não se dá uma continuidade aos programas de sócio no Brasil. O do Vasco tinha (ou ainda tem?) como objetivo 100 mil sócios ativos, mas tem apenas 28 mil até o momento. Em quase 2 anos um resultado de 28% é ínfimo e não há má campanha dentro dos gramados que justifique.

Em solo brasileiro quem domina esse quesito é o Internacional. O Colorado tem cerca de 100 mil associados, quase o dobro do maior rival (o Grêmio, 2º clube com mais sócios no Brasil, tem cerca de 53 mil). O modelo do Inter é simples: o contribuinte paga R$20,00/mês e passa a ter descontos e preferência na aquisição dos ingressos para qualquer localidade do estádio (aliás não vemos em jogos decisivos do Inter aquelas filas intermináveis e pessoas esperando 2 dias no entorno do Beira Rio para comprar um ingresso), além de brindes e outras vantagens. É simples assim. Com isso o clube gaúcho arrecada 2 milhões/mês apenas com esse programa.

Acima foi dito que o Inter é quem domina o gerenciamento de sócios no Brasil. Jogando em termos internacionais (sem trocadilho) o Colorado tem o 6º maior número de associados. Um país que é bem representado nesse aspecto é Portugal. Os três maiores estão presentes no top-10, liderado pelo Benfica.

O modelo de sócios do atual campeão português é bem interessante e envolve muitas outras empresas. Entre tantas vantagens, algumas se destacam: descontos em carros da Citroen (de 6% a 21%), redução de €0,06 por litro de combustível na rede Repsol, melhores preços no Hospital dos Lusíadas. O Benfica conseguiu abranger um mix incrível de empresas no seu programa de sócios, isso explica o número de 171 mil associados.

O clube do melhor jogador do mundo é o segundo em número de sócios. Com anuidade de €150, a grande curiosidade do programa do Barcelona fica por conta que 17% dos 163 mil desses sócios são estrangeiros.

Abaixo estão duas listagens. Uma com os 10+ no mundo. Uma grande curiosidade nesse quesito é o fato de não haver equipes italianas, o que demonstra um dos motivos do declínio financeiro nas equipes daquele país. Mas não pense que “se um clube está entre os 10+ do mundo em número de sócios é rico”, o River está presente para jogar por terra essa tese. Outro fato bacana é a própria presença do River e não o do Boca Juniors, que tradicionalmente supera em “eventos mundiais”.

A outra listagem consta os 10+ no Brasil. E não me surpreende saber que equipes como Atlético-MG, Fla, Flu, Bota e Palmeiras não estão presentes. Talvez quando os dirigentes brasileiros perceberem o quão interessante são os sócios para o crescimento de um clube, os times brasileiros passem a depender bem menos de “ajuda” de terceiros em negociações e as jóias fiquem mais tempo por aqui.

Ranking Mundial
1.    SL Benfica   Portugal   171.000
2.    FC Barcelona   Espanha   163.000
3.    Manchester United   Inglaterra   151.000
4.    Bayern Munique   Alemanha   146.000
5.    FC Porto   Portugal   115.000
6.    Internacional   Brasil   100.000
7.    Sporting CP   Portugal   96.000
8.    Real Madrid   Espanha   92.000
9.    River Plate   Argentina    82.000
10.  Schalke 04   Alemanha    72.000

Ranking Brasileiro
1.    Internacional   100.000
2.    Grêmio    53.000
3.    Corinthians    46.000
4.    São Paulo   42.000
5.    Vasco da Gama   28.000
6.    Santos   25.000
7.    Atlético PR   22.000
8.    Cruzeiro   18.000
9.    Coritiba   18.000
10.  Ceará   10.000

sábado, 19 de março de 2011

Confira o carro que representará o Atlético-PR na Stock Car

Conforme anunciamos aqui, o Atlético-PR apresentou seu carro na partida contra o Opoerário pelo Campeonato Paranaense. Em campo o Furacão não foi feliz e acabou derrotado por 2 a 0, mas o piloto Lico Kaesemodel desfilou seu bólido pela Arena da Baixada no final da partida.

O carro número 63 estreia neste domingo, dia 20, na etapa de Curitiba, abertura do Campeonato de Stock. A corrida terá cobertura da TV Globo durante o programa Esporte Espetacular.

Confira a apresentação do carro do Atlético-PR:



Adidas impressiona com show de luzes na França

Realmente a luta entre Adidas e Nike promete muitas novidades para os consumidores, se não nos preços, pelo menos no quesito criatividade. A nova ação de marketing que empresa alemã realizou impresiona por sua grandiosidade.

Em uma projeção em Marselha, na França, o DJ Cut Killer abusou das técnicas de 3D mapping (onde se aproveitam modelos computadorizados dos objetos para criar ilusões que confundem a realidade usando luz, cor e sombra). Realmente devemos presenciar momentos memoraveis nesta verdadeira guerra do marketing.

O evento faz parte da estratégia de divulgação da campanha "all Adidas".



Atlético-PR apresenta carro de Stock car

Até aonde vai a paixão de um torcedor pelo seu time do coração? O piloto paranaense Lico Kaesemodel, torcedor do Furacão, vai estampar essa paixão em seu bólido na temporada 2011 da Stock Car, que será aberta nesse fim de semana, em Curitiba. Após fechar uma parceria com o Clube Atlético Paranaense – CAP, Lico terá a oportunidade de unir suas duas paixões: automobilismo e futebol. Mas as novidades não param por aí. A parceria será oficialmente lançada neste sábado, na Arena, antes do jogo entre Atlético x Operário.

Antes do jogo, previsto para 16 horas, o carro número 63 de Kaesemodel será exposto aos torcedores na Arena, além de haver outras ações de interação e relacionamento entre o piloto e a torcida atleticana. Kaesemodel é presença confirmada no sábado, véspera da corrida em Curitiba, logo após os treinos que vão definir o grid de largada no sábado, previsto para terminar às 13 horas. Lico sairá do autódromo rumo à Arena para a apresentação. 

Para Lico, unir suas duas paixões é um motivador a mais para uma temporada vitoriosa em 2011. “Sinto muito orgulho de levar as cores e o escudo do meu time do coração no meu Stockão. Estamos iniciando um novo ano e essa novidade me deu ainda mais motivação para realizar uma temporada de sucesso, que espero seja meu melhor campeonato na Stock Car. Além do escudo, com certeza vou carregar comigo toda a torcida rubro negra, que com certeza vai me trazer boas energias. Minha motivação está redobrada”, comemora Lico.

A parceria entre esse fanático torcedor atleticano e o clube prevê diversas ações interligando futebol e automobilismo. Na Stock Car, o carro de Lico trará cores e o símbolo do Atlético, enquanto o clube fará ações com sócios nos dias de corrida em Curitiba. Lico também terá um camarote personalizado na Arena e fará várias ações com a torcida durante o ano. Alguns produtos englobando futebol e automobilismo serão lançados durante o ano, ligando ainda mais o nome de Lico Kaesemodel e o Atlético Paranaense.

“É uma parceria que envolve a união de duas paixões do piloto para promover mutuamente o futebol e o automobilismo entre os apaixonados pelos dois esportes. Para o Atlético, estar na Stock Car sendo representado por um torcedor é motivo de orgulho, além de uma excelente forma de divulgarmos nacionalmente a nossa marca para um público tão apaixonado quanto é o do futebol”, explica Henrique Gaede, do Conselho Administrativo do Atlético Paranaense.

Fonte: Assessoria

Nike encara Adidas e prepara sua campanha global

E soou o gongo para as grandes empresas de material esportivo. Depois da Adidas lanças sua mega-campanha global, foi a vez da Nike reagir, e a empresa americana acena com um comercial que será vinculado em 32 países.

Enquanto a rival alemã proclamou sua ação como a “maior campanha de marketing de sua história”, e trouxe novidades como um canal no youtube isso não é novidade para a Nike.

Os americanos vem trabalhando há mais de um mês na campanha “Free yourself”, que apresenta diversas modalidades esportivas e tem suas peças espalhadas no maior site de vídeos da internet.

O filme principal terá duração de 90 segundos e mostrará esportistas da empresa em diversas modalidades em ação. A campanha também conta com filmes menores para TV e material específico para imprensa escrita, eletrônica e PDV.

Davide Grasso, vice-presidente global de marketing da Nike se mostrou empolgado com o novo filme: “Esse é o momento adequado para apresentar nossa excitante série Nike Free e animar nossos clientes a serem mais fortes e mais rápidos. Tratamos de todos os atletas nessa campanha, independentemente da idade, disciplina ou nível”.

Vale lembrar que em fevereiro a Nike faz uma superprodução durante o NBA Weekend para apresentar a nova linha de tênis do astro Kobe Bryant. O filme dirigido por Robert Rodriguez, conta com estrelas como Bruce Willis, Danny Trejo e Kanye West.

Confira abaixo um vídeo da campanha Free yourself:



sexta-feira, 18 de março de 2011

Bodyboarder disputará circuito mundial com apoio de município

Bem que a moda poderia pegar no Brasil. O pequeno município Vila do Bispo, situado no distrito de Faro, região do Algarve em Portugal  se comprometeu por decreto a patrocinar a bodyboarder Joana Schenker durante o ano de 2011.

O documento registrado na Câmara Municipal e assinado pelo vereador Adelino Soares garante a atleta a soma de  três milhões de euros anuais, para isso Joana deverá inserir o logotipo do município em sua prancha, em seu site na internet e qualquer propaganda que apareça com seu equipamento.

A bodyborder obteve ótimos resultados nas últimas competições que participou, sendo inclusive tri vice-campeã europeia e nacional. Com o patrocínio, Schenker poderá competir em todas as provas do circuito mundial e pretende terminar a temporada entre as oito melhores do ranking.

Esta ação confirma a estratégia da cidade em vincular sua imagem ao esporte, bem-estar e saúde, principalmente aos esportes aquáticos e no bodyboard em particular.

La Mole patrocina Corrida da Ponte

Em uma união inusitada, o La Mole anunciou patrocínio a primeira edição da Corrida da Ponte. Com isso o tradicional restaurante carioca oferece duas promoções especiais para os inscritos na prova.

A primeira oferece 10% de desconto no valor total da conta aos participantes que apresentarem suas inscrições no período entre 20 de março a 20 de abril. Uma boa opção para os atletas desfrutarem das opções saudáveis apresentadas no cardápio do restaurante, ou até mesmo um delicioso rodízio de pizzas, não recomendado para véspera da prova.

A segunda sim parece um pouco fora de propósito. Os atletas que terminarem de correr os 21km podem ir ao restaurante e se fartar com um “merecido couvert cortesia”, recheado de pães, pastas e outras iguarias calóricas. Não acredito que a combinação seja recomendada por muitos nutricionistas para reposição de calorias.

Adidas lança maior campanha de marketing da história

No último dia 16/03 a Adidas lançou aquela que é chamada de “maior campanha de marketing” da empresa. Na realidade, a grande novidade é a união de todas as linhas da marca em uma única comunicação global.

Dividida em várias peças e abusando do meio digital para a divulgação a “all adidas” mostra diversos esportistas como Lionel Messi, Kate Perry, David Beckham, Louis Smith e outros patrocinados pela marca dando shows em seus respectivos esportes. As trilhas sempre envolventes e atuais são uma atração a parte nos comerciais.

O carro chefe da campanha é um filme do diretor francês Romain Gavras e trilha da banda Justice. A peça mistura elementos de emoção, esporte, moda, festa em um só pacote e serve de apresentação para os clipes individuais dos atletas e para o slogan all adidas (tudo adidas).

Os valores da campanha não foram divulgados, mas com certeza é um dos maiores da história da publicidade no meio esportivo. A “all adidas” chega ao mesmo tempo no Brasil, criada pela Sid Lee de Montreal e adaptada pela LewLara/TBWA e ID/TBWA.

Você pode conferir o clipe de abertura aqui embaixo e curtir toda a campanha na página da Adidas no Facebook e no canal oficial do youtube.



Contribuiu: Brainstorm9

quinta-feira, 17 de março de 2011

Fórmula Futuro Fiat agita ruas de Campinas

Carsten Horst/MF2
O que acontece quando uma nova categoria automobilística precisa se fixar no cenário nacional? Fácil. Exposição. E é seguindo este princípio simples do marketing que Felipe Granzotto, piloto da Fórmula Futuro Fiat, irá acelerar seu monoposto por Campinas no próximo sábado, dia 19/03.

Em sua segunda temporada na categoria idealizada por Felipe Massa, o campineiro Granzotto promete muito barulho no evento que será realizado em frente ao Ginásio Taquaral, uma das áreas mais conhecidas da cidade. O evento que terá início às 10 horas com o piloto acelerando um Fiat Bravo. O momento alto acontece por volta de meio-dia quando ele se apresentará com seu carro da Fórmula Futuro Fiat e dará autógrafos para seus fãs. Além do ronco dos motores um trio elétrico e o DJ Kalil Gorayb, já confirmaram presença na festa.

Em entrevista o piloto mostrou sua emoção em poder fazer a divulgação da categoria em casa: "Estou muito ansioso para acelerar o fórmula no principal ponto turístico de Campinas. Iniciei minha carreira aqui e ter a chance agora de dividir com o público o privilégio de competir numa categoria de destaque nacional é algo que me enche de satisfação e entusiasmo", garante Granzotto.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Grêmio anuncia acordo com a Globo para exibição do Brasileiro

O presidente da Grêmio Empreendimentos, Antonio Antonini, anunciou em sua página do twitter que o clube assinou contrato com a Rede Globo para a transmissão de suas partidas no Campeonato Brasileiro. Os gaúchos, que já haviam anunciado que negociariam em separado do Clube dos 13, são os primeiros a acertar com a emissora.

"O Gremio acaba de assinar com a Rede Globo contrato referente aos direitos de transmissao do Campeonato Brasileiro de Futebol", escreveu Antonini. "As receitas do novo contrato serao muito importantes para o atingimento do equilibrio financeiro do clube, um dos objetivos de nossa gestao", completou.

O acerto do Grêmio com a Globo é um duro golpe no Clube dos 13. No contrato da entidade com a Rede TV! há uma clausula que diz que o acordo só valerá se os 20 filiados assinassem o documento, permitindo a exibição de suas partidas na emissora. Oficialmente o clube gaúcho é o primeiro a fechar uma negociação paralela, porém o Corinthians já informou sua saída do C-13 e Botafogo e Vasco enviaram documentos revogando os poderes da entidade de negociar direitos em seus nomes.

Em seu blog, o comentarista da ESPN, Paulo Vinicius Coelho, revelou na última terça que Botafogo e Cruzeiro também estão próximos de fechar com a emissora carioca por R$ 30 milhões/ano.

Robinho processa Nike no Brasil

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Robinho entrou com uma ação na 5ª Vara Cível de Santos (SP) para tentar romper o contrato com a Nike, empresa que patrocina o atacante desde 2002.            

O problema judicial entre o jogador do Milan e a empresa de material esportivo não é novidade. No início deste ano o brasileiro foi derrotado em primeira instância, em uma audiência em Amsterdã (sede europeia da empresa), e obrigado a usar novamente os produtos da Nike sob pena de pagar uma multa de 300 mil euros por dia.

O jornal apurou que o documento tem duas versões, uma em inglês e outra em português. O imbróglio começou justamente por conta das redações distintas, já que o texto em português diz que, ao final do contrato, as duas partes devem se reunir para entrar em acordo sobre a possível renovação, e o em inglês prevê a possibilidade de a Nike renovar o vínculo automaticamente até 30 de novembro de 2014, pagando a Robinho os mesmos valores do último ano.

Em dezembro de 2010, o ex-jogador do Santos entendeu que o contrato com a empresa havia terminado e chegou a disputar algumas partidas com chuteiras de outras companhias. O atleta teve o cuidado de pintar os modelos de preto para não fazer propaganda.

Trecho do texto apresentado pelos advogados de Robinho cita até a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a Nike e a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2000 e 2001. “(A Nike) já é, há algum tempo, alvo de controle das autoridades brasileiras, por seus contratos abusivos”, diz o texto da ação assinada pela advogada Marisa Alija.

São Paulo usa marketing para contratar Luís Fabiano

Por: Eduardo Mello

Há mais de um mês criticamos o São Paulo Futebol Clube por não aproveitar a proximidade do centésimo gol de Rogério Ceni e lucrar com ações de marketing em cima deste fato. Agora chega o momento de elogiar. O clube vem lucrando com o recém contratado Luis Fabiano, e olha que o atacante ainda nem estreou.

A participação do marketing tricolor começou já na contratação do jogador. Com um valor de € 7,6 milhões (R$ 19,9 milhões) foi necessário um minucioso plano estratégico para levantar esta verba.

A primeira ação foi a criação de dois novos planos para os sócios-torcedores. Um chamado Fabuloso, com o custo de R$ 80 por mês, com direito a benefícios e acesso aos jogos do São Paulo em uma arquibancada temática no Morumbi. O segundo, chamado Vip, tem o custo de R$ 500 por mês e conta com entrada em camarotes exclusivos e acesso a regalias como camisa autografada pessoalmente pelo jogador, além de eventos e festas exclusivas.

A segunda ação foi o lançamento de várias cotas de publicidade, com valores entre R$ 250 mil e R$ 3 milhões. A variação se deve à forma como a companhia pretende expor sua logomarca, seja no uso da imagem do atacante ou de propriedades do clube (camarotes, uniformes, placas, etc).

A terceira ação virá da venda de produtos licenciados do clube e que homenagearão o novo camisa 9 do time do Morumbi.

“Foi o plano mais audacioso que eu já vi o São Paulo montar. Quando iniciamos esse projeto, imaginávamos que ele poderia dar certo, mas não tão rapidamente. Nessa semana, quando estávamos aqui na Espanha, começamos a conversar com empresas parceiras do São Paulo e outros investidores em potencial e a receptividade da ideia foi de aproximadamente 80%. Agora, quando retornarmos ao Brasil, vamos começar a oficializar essas questões”,  afirmou o diretor de marketing, Adalberto Baptista, em conversa coma reportagem do globoesporte.com

O  jogador assinou um vínculo por quatro temporadas com o São Paulo.

Copa Petrobras de Marcas é a atração da temporada 2011

O automobilismo brasileiro ganha mais um evento importante a partir da temporada 2011. Trata-se da Copa Petrobras de Marcas. A competição recuperará a disputa entre os modelos das montadoras nacionais. Numa parceria com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), a competição terá oito etapas, pelas principais cidades do país e será mostrada em tevê aberta, pela RedeTV. A abertura da temporada ocorrerá no dia  29 de maio, no Autódromo Internacional de Curitiba. A apresentação da competição aconteceu nesta segunda-feira, dia 14, em São Paulo.

Realizadora da Stock Car, a Vicar abraçou o desafio de promover um Brasileiro de Marcas forte, o que não acontece desde 1994. Agora, a Copa Petrobras de Marcas dará mais opções aos pilotos nacionais, bem como abrirá oportunidade para a revelação de novos pilotos na base do automobilismo brasileiro, através das disputas regionais.

Algumas das principais equipes do país estão confirmadas na Copa Petrobras de Marcas. Entre elas Full Time Sports, AMG Motorsport, Carlos Alves Competition Team, Bassani Racing, Serra Motorsport, ProGP. O campeonato será disputado em 16 corridas, que ocorrerão em oito datas, nos principais autódromos do Brasil. Cada corrida terá duração de 25 minutos, o que possibilitará a participação opcional de duplas. Estarão em disputa um título Brasileiro de Marcas e outro de Pilotos, além de torneios intermediários.

Os campeonatos regionais de turismo em cada estado serão categorias suporte da Copa Petrobras de Marcas. No último evento da temporada, haverá uma disputa entre os 10 melhores pilotos de cada campeonato regional de turismo. Sendo que o piloto melhor classificado receberá subsídio para competir na Copa Petrobras do ano seguinte.

Para Claudio Thompson, Gerente de Patrocínios Esportivos da Petrobras, a parceria com um campeonato de marcas, com o apoio das montadoras, era um desejo antigo da Petrobras, já que os carros são semelhantes aos que os consumidores vêem nas ruas. "Além de reforçar ainda mais a contribuição da Companhia para o crescimento do automobilismo nacional, a Copa Petrobras de Marcas certamente se tornará um importante canal de comunicação para divulgar toda a experiência e tecnologia de produtos adquirida nas pistas do Brasil e do exterior."

Dados técnicos

O campeonato reunirá os modelos Honda Civic, Chevrolet Astra e Ford Focus, preparados para competição, que usarão pneus slick Pirelli e transmissão sequencial de seis marchas. Com isso, prevalecerá a competitividade com custos operacionais baixos para equipes e pilotos. Os carros serão preparados a partir dos modelos de fábrica, respeitando todas as normas FIA, notadamente nos aspectos de segurança. Os apêndices aerodinâmicos serão fabricados em materiais compósitos.

Freios especiais de competição e a caixa de transmissão serão ingleses, das marcas AP e Xtrac, respectivamente, os mais usados nas principais categorias de turismo do mundo atualmente, como BTCC, WTCC e TC2000. Ainda a exemplo destas, a organização colocará a disposição dos concorrentes motores de 4 cilindros, com cerca de 280cv, preparados e equalizados por empresas independentes e renomadas  como  Cosworth e Berta S/A, alimentados com gasolina Petrobras Pódium e lubrificante LUBRAX. As rodas serão italianas de cubo rápido da marca OZ e os carros contarão também com macacos pneumáticos.

Gasolina Petrobras Podium

A Podium, que será utilizada pelos carros da Copa Petrobras de Marcas, é a gasolina de maior octanagem comercializada mundialmente e pode ser utilizada por qualquer veículo a gasolina ou flexfuel que tenha taxa de compressão dos motores maior ou igual a 10:1. A explicação para isso está na octanagem da Podium. Ela possibilita um total aproveitamento da potência projetada do motor, permitindo retomada de velocidade em menor tempo, o que garante ultrapassagens mais seguras.

Por sua formulação e pelo pacote especial de aditivos, que foi desenvolvido especialmente para a gasolina brasileira, a Petrobras Podium também evita a formação de depósitos no motor, reduzindo os custos de manutenção do veículo. Outro benefício da Podium é o seu baixíssimo teor de enxofre, reduzindo as emissões de poluentes e preservando o meio ambiente.

A Petrobras vai fornecer 24.000 litros de gasolina Podium para a temporada da Copa Petrobras, além de 1.200 litros de lubrificante de motor Lubrax.

Pneus Pirelli

Os pneus oficiais da Copa Petrobras de Marcas serão da linha PZero, fabricados pela Pirelli, nas medidas 285/645-18 (Slick) e 285/645-18 (Rain). Ambas as versões são produzidas na unidade de Campinas, onde existe uma área dedicada a pneus de competição e conta com uma equipe altamente qualificada. A versão Slick da linha PZero foi projetada para ter o maior contato possível com o solo, o que gera máxima aderência.

A versão Rain possui um desenho diferenciado, com sulcos radiais e longitudinais que servem para expulsar a água de chuva e evitar o risco de aquaplanagem. Os pneus da linha PZero foram desenvolvidos com o objetivo de suportar situações de alta velocidade, como competições automobilísticas, e atualmente são utilizados no campeonato TC2000, um dos maiores do gênero da Argentina.

O calendário de 2011 é o seguinte:

29/05 - Curitiba (PR)
12/06 - Tarumã (RS)
17/07 - São Paulo/Alternativo
31/07 - Rio de Janeiro (RJ)
21/08 - Velopark (RS)
25/09- Rio de Janeiro (RJ)
30/10 - Brasília (DF)
20/11 - Curitiba (PR)

Fonte: Assessoria

WQS começa o ano com premiação recorde

O campeão Kelly Slater
Terminou no último dia 9 de março a primeira etapa do WQS, o circuito mundial de surfe, realizada em Goald Cost, Austrália, e vencida pelo decacampeão Kelly Slater. Nesta temporada a competição promete recorde de premiações e o evento de Long Island, Nova Iorque, promete ser o mais disputado do ano, com seu vencedor faturando um cheque de U$ 1 mi. 

A etapa de abertura pagou U$ 425 mil ao seu campeão, e ainda distribui prêmios especiais durante a disputa da Expression Session. Alejo Muniz faturou US$ 1,5 mil pelo melhor aéreo, enquanto o australiano Julian Wilson embolsou US$ 1 mil pelo melhor desempenho no dia.


Patrocinadores em Goald Cost

O WQS visita o Brasil durante os dias 11 a 22 de maio para a etapa no Rio de Janeiro no evento Billabong Rio Pro, que terá a segunda melhor premiação do circuito, U$ 500 mil. As baterias cariocas acontecerão na Barra da Tijuca, mas o Arpoador também terá uma estrutura montada.

A última vez que a Cidade Maravilhosa sediou uma etapa  do WQS foi  em 2001, tendo o australiano Trent Munro como vencedor. A competição começou na Prainha e terminou no Arpoador. Em 2002 o evento foi disputado em Saquarema, com vitória do também australiano Taj Burrow. De 2003 até 2010 as praias catarinenses receberam os maiores surfistas do mundo.

Confira as próximas etapas do WQS:






Datas Local Evento Prêmio

Apr 19 – 30, 2011 Bells Beach,Victoria, Australia Rip Curl Pro presented by Ford Ranger $425,000

May 11 – 22, 2011 Rio de Janeiro,RJ, Brazil Billabong Rio Pro $500,000

Jul 14 – 24, 2011 Jeffreys Bay, South Africa Billabong Pro $425,000

Aug 20 – 31, 2011 Teahupoo,Taiarapu, French Polynesia Billabong Pro Teahupoo $425,000

Sep 3 – 12, 2011 Long Island,New York, United States of America Quiksilver Pro NewYork $1,000,000

Sep 18 – 24, 2011 Trestles,California, United States of America Hurley Pro $425,000

Oct 4 – 13, 2011 South West Coast, France Quiksilver Pro France $425,000

Oct 15 – 24, 2011 Peniche, Portugal Rip Curl Pro $425,000

Nov 1 – 11, 2011 Somewhere, Rip Curl Search $425,000

Dec 8 – 20, 2011 Banzai Pipeline,Oahu, Hawaii Billabong Pipe Masters $425,000